Tendências para o lar em 2022

A colunista Andrea Krause traz alguns insights sobre a casa e o bem-estar para estimular novas ideias para projetar seus móveis

Publicado em 24 de março de 2022 | 15:03

Vamos falar das tendências que vão influenciar o futuro. O Pinterest, umas das mais importantes redes sociais visuais de compartilhamento de imagens e ideias para inúmeros assuntos, publicou o relatório anual de Tendências “Pinterest Predicts 2022”, com uma previsão do que vai ser tendência em várias categorias, analisando 400 milhões de usuários mensais em todo o mundo, o que pesquisam e quais as ideias mais inspiradoras. Vamos aqui tentar trazer alguns insights sobre a casa e o bem-estar para estimular novas ideias para projetar seus móveis.

Para 2022, as pessoas pensam em criar ambientes para expressar suas emoções, ou para seus hobbies. Quando falamos de emoções, ou seja, as memórias emocionais construídas, uma das emoções primárias é a alegria, associada à felicidade ou ao prazer, ou algo que o motiva, sabemos que não é possível ser feliz o tempo todo, mas esse ambiente pode ajudar a se sentir bem para lidar com dificuldades e frustrações. Essa tendência vai valorizar os quartos temáticos, ou locais para cuidar do corpo e da mente, como locais para autocuidado, massagem, quarto dos cristais e espaços para leitura.

Na prática dá para pensar em criar móveis mais aconchegantes, que comuniquem frases de alegria, incorporem fotografias, que possam funcionar como uma lousa para escrever o que tem vontade de expressar. Também se transformem em peças multifuncionais ou mobiliário temático, e que possam também atender as funções por autocuidados e bem-estar, como o canto para as boas energias. Incorpore aos móveis dispositivos que permitam regular a iluminação ou sons para que as pessoas relaxem mais. Pense em móveis temáticos para diferentes hobbies como por exemplo música, dança, ginástica, artes ou cantinhos de leituras.

O relatório indica que continuará forte a tendência da biofilia, e o contato com a natureza, seja em casa ou no trabalho. Fazer uso de vasos de plantas, papel de parede e decoração biofílica equilibra o ambiente, acalma, reduz o stress e aumenta a criatividade. Por que não pensar em decorar seus móveis com estampas da natureza, ou cores em tonalidades de verde e tons terrosos. Valorizar os revestimentos de parede e teto, com madeiras aconchegantes, construindo os ripados, traz a sensação da natureza presente, incorpore os canaletados também nos móveis.

Escolher madeiras aconchegantes e com veios acentuados e rústicos criar um espaço acolhedor, integrando o in e out, com muitas plantas e folhagens, com jardins verticais, valorizando as cores da natureza. Também utilizar as plantas para trazer privacidade ao ambiente, até pensar em móveis que possam fazer essa função. A sustentabilidade pode estar presente na sua marca, seja pelo uso correto dos materiais, menor consumo de energia ou produtos, e práticas de economia circular.

Na decoração e na arquitetura as curvas e as formas orgânicas voltam com destaque, segundo o relatório. Os sofás curvos e modulares trazem flexibilidade e intimismo aos ambientes. Sugerem pensar em móveis curvos, uma volta aos anos 80. Para aqueles cantos esquecidos da casa, ou estantes e mesas de centro redondas, incorpore espelhos redondos aos armários e guarda- -roupas ou crie peças para a entrada da casa como porta casacos e sapatos com formas curvas. Para os móveis, valorize puxadores arredondados.

O luxo se espalha pela casa, em ambientes até então em segundo plano, como áreas de serviços e garagens. Faça uso de cores metalizadas ou perolizadas, superfícies texturizadas que valorizam os ambientes luxuosos. Combine lacas com puxadores em couro ou portas com telas, fibras naturais ou portas com molduras em estilo provençal. Puxadores em cobre, ouro, ou preto escovado dão um ar sofisticado e luxuoso. Iluminação com lead no interior dos armários de cozinha, vidro e transparência vão trazer um ar mais sofisticado ao mobiliário. Superfícies brilhantes e luminárias curvas em metal também dão a sensação de luxo. Para conhecer o relatório completo acesse o link: business.pinterest.com/pt-br/pinterest-predicts/

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Andrea Krause

Designer e especialista em comportamento de consumo, formada em Desenho Industrial pela FAAP, com Mestrado pela FAUUSP. Com mais de duas décadas de experiência no desenvolvimento de materiais para o setor moveleiro e de construção civil. Atua como consultora de marketing, ministra cursos e palestras sobre Tendências. Estuda macrotendências do morar e formação de gosto, especialista do tema “Cor”.

Receba nossa Newsletter