Um novo amanhã começou hoje!

Publicado em 15 de abril de 2020 | 09:05

“A única constante é a mudança”

Heráclito de Éfeso – Filósofo Grego – 540 a.C – 470 a.C

 

O mundo acordou diferente.

Meio que de repente, tudo que nos era familiar mudou. Nossas rotinas alteradas, nossos hábitos transformados e nossas certezas profundamente abaladas. O que fazemos agora? Como será o dia de hoje? Como será o amanhã?

Como pessoas enfrentamos algo novo, a sombra de um mal invisível, que em poucos meses se espalhou pelo planeta, levando com ele o medo e a desinformação. Medo pelas vidas de quem amamos, desinformação natural em tempos de pós-verdade.

Como empresários, vimos as empresas sendo fechadas por semanas, nossos clientes assustados e reclusos, os custos de operação ampliados e quase nenhum faturamento. Sem apoio verdadeiro, isolados e sozinhos, lutamos contra a burocracia e a politicagem para manter nossos negócios, manter os empregos e continuar gerando riqueza para nossa sociedade.

O mundo nunca foi tão incerto, e mesmo os melhores estrategistas jamais projetaram um cenário como esse. Mas, sempre é possível observar algumas certezas claras, e a partir delas, conduzir mudanças em nossas vidas e em nossos negócios para nos adaptar a esta nova realidade.

Quais certezas são essas?

A crise irá passar, como todas as grandes crises vividas pelo mundo desde o século XIX. As crises sanitárias, econômicas, sociais e bélicas.

Sabemos que a chamada “Transformação Digital”, tão divulgada e tão celebrada, é uma realidade ainda incipiente, pois não permitiu prover a todos uma solução para o real desafio de operacionalizar os negócios digitalmente.

Sabemos que a forma de executar o trabalho, gerenciar equipes, fazer reuniões, viajar a negócios e vender, serão bem diferentes. Percebemos que algumas tarefas podem ser feitas à distância, e hoje, temos certeza de que muitas outras dependem de um “aperto de mão”, ou melhor, de estarmos juntos presencialmente.

Sabemos que deveremos integrar os canais de vendas tradicionais com os novos canais digitais, de forma integrada e sistêmica.

A lojas físicas e as equipes comerciais de campo, trabalharão em sintonia com o e-commerce, com marketplaces, com as equipes de Inside Sales (vendas internas), robôs de atendimento (Bots), vendas por Whatsapp e outras formas de comunicação rápida e direta.

Sabemos que o relacionamento pessoal é um ativo valioso, porque o toque humano nas relações de negócios, gera confiança e empatia. E isso dificilmente é replicado plenamente sem estarmos presentes. Não se toma um café online.

Sabemos que a jornada do cliente já havia mudado e agora, mudou novamente. A forma com ele busca saber e conhecer sobre seu negócio, seu produto e sua empresa. A forma como ele negocia e se relaciona com sua equipe e sua marca. Temos um novo consumidor, um novo comprador e precisamos de uma nova empresa.

Sabemos que teremos que ofertar novos produtos e serviços, mais adaptados às diferentes formas de comprar, à nova realidade de renda do brasileiro e aos diferentes hábitos desenvolvidos neste período.

A única constante é a mudança e temos certeza de que teremos que mudar agora.

Medo e insegurança são naturais quando não dominamos um tema ou quando não conseguimos visualizar claramente o futuro.

Reestruture sua empresa, reduza custos, busque financiar seu fluxo de caixa, renegocie com fornecedores e busque ativamente novos clientes, mas não se esqueça de sair da zona de conforto e inovar na forma de fazer negócios.

“Não decidir” hoje é decidir ficar para trás na corrida pela retomada dos negócios.

Tempos extremos, medidas extremas, que requerem coragem e fé no futuro.

O mundo mudou, o consumidor mudou.

A sua empresa já mudou?

Te espero no futuro, que começou hoje!

 

 

 

 

 

 

 

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Receba nossa Newsletter

    Mais Lidas