UMA DOSE DE EMPATIA, POR FAVOR!

Publicado em 20 de dezembro de 2019 | 11:28

O imediatismo nos rodeia a todo momento. Com tantas informações e tanta acessibilidade, estamos cada vez menos pacientes e o reflexo desse comportamento atinge a todos os setores, gerando uma necessidade de resposta cada vez mais rápida. Como fazer para alcançar a produtividade “esperada” na mesma velocidade?

Criamos um círculo: de um lado, a necessidade de entrega mais rápida. Temos que produzir certo e em menos tempo. De outro, estamos inseridos em um universo tão individualista e automático, que no dia a dia nos faz agir de forma impulsiva.

Para alcançar a produtividade e obter esse retorno, o planejamento baseado na transparência faz toda diferença. A interação entre as partes envolvidas é fundamental.

Desenvolver a empatia entre colaboradores e líderes vai gerar coesão e impactar positivamente nos resultados. A habilidade de ser empático pode ser aprendida, mas deve ser cultivada e fazer parte da cultura da empresa. O individualismo está “fora de moda”, a vibe agora é compartilhar. Isso serve para informação, ideias, sugestões de melhoria, e tantas coisas mais.

Essa troca empática pode fazer toda diferença na empresa ou até mesmo na vida. A redução de dúvidas, de retrabalhos e de opções mais assertivas em todo o processo vão colaborar para a entrega do resultado esperado pelo cliente e almejado pela empresa.

Fica clara a importância do trabalho em equipe, a compreensão das demandas individuais e a orientação para o desenvolvimento de meta em conjunto. Precisamos de pessoas empáticas, pois estamos vivendo tempos dinâmicos, em que somente técnica e autocracia não cabem mais.

Não temos época mais oportuna para pensar no tema do que essa, na qual estamos finalizando um ciclo, fazendo o balanço do que aconteceu  e pensando em como fazer melhor do que fizemos. Talvez, o resultado não dependa somente dos números!

Pela experiência vivida nos últimos dias, afirmo que o ato de se colocar no lugar do outro e enxergar o seu lado, pode fazer toda diferença. Uma meta que parecia impossível se transformou em resultado!

E quem ganhou com isso? O cliente, a empresa e os colaboradores.

Prescrição para 2020: uma dose de empatia, por favor!

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Receba nossa Newsletter

    Mais Lidas