UMA DOSE DE EMPATIA, POR FAVOR!

Publicado em 20 de dezembro de 2019 | 11:28

O imediatismo nos rodeia a todo momento. Com tantas informações e tanta acessibilidade, estamos cada vez menos pacientes e o reflexo desse comportamento atinge a todos os setores, gerando uma necessidade de resposta cada vez mais rápida. Como fazer para alcançar a produtividade “esperada” na mesma velocidade?

Criamos um círculo: de um lado, a necessidade de entrega mais rápida. Temos que produzir certo e em menos tempo. De outro, estamos inseridos em um universo tão individualista e automático, que no dia a dia nos faz agir de forma impulsiva.

Para alcançar a produtividade e obter esse retorno, o planejamento baseado na transparência faz toda diferença. A interação entre as partes envolvidas é fundamental.

Desenvolver a empatia entre colaboradores e líderes vai gerar coesão e impactar positivamente nos resultados. A habilidade de ser empático pode ser aprendida, mas deve ser cultivada e fazer parte da cultura da empresa. O individualismo está “fora de moda”, a vibe agora é compartilhar. Isso serve para informação, ideias, sugestões de melhoria, e tantas coisas mais.

Essa troca empática pode fazer toda diferença na empresa ou até mesmo na vida. A redução de dúvidas, de retrabalhos e de opções mais assertivas em todo o processo vão colaborar para a entrega do resultado esperado pelo cliente e almejado pela empresa.

Fica clara a importância do trabalho em equipe, a compreensão das demandas individuais e a orientação para o desenvolvimento de meta em conjunto. Precisamos de pessoas empáticas, pois estamos vivendo tempos dinâmicos, em que somente técnica e autocracia não cabem mais.

Não temos época mais oportuna para pensar no tema do que essa, na qual estamos finalizando um ciclo, fazendo o balanço do que aconteceu  e pensando em como fazer melhor do que fizemos. Talvez, o resultado não dependa somente dos números!

Pela experiência vivida nos últimos dias, afirmo que o ato de se colocar no lugar do outro e enxergar o seu lado, pode fazer toda diferença. Uma meta que parecia impossível se transformou em resultado!

E quem ganhou com isso? O cliente, a empresa e os colaboradores.

Prescrição para 2020: uma dose de empatia, por favor!

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais


Claudia Lens

Formada em Design de Interiores, pós-graduada em Engenharia da Produção, residente em Arapongas, onde está situado o maior polo moveleiro do Paraná. Atua há 10 anos em consultoria, assessoria e coaching para indústria moveleira. Participou como técnica e coordenadora de projetos de inovação para a indústria com troca de conhecimentos junto a instituições nacionais e internacionais. Atuou em vários programas para fomento da indústria através de workshops, palestras e treinamentos, desenvolveu projetos para feiras e eventos do setor moveleiro, tendo entre os trabalhos realizados, espaços para o Congresso Nacional Moveleiro, MOVELPAR e FIQ entre os anos de 2009 e 2018. Participou como coautora na publicação de pesquisa etnográfica “Desejos e Rupturas” e de pesquisas em feiras e eventos do setor, nacionais e internacionais, o que permitiu agregar conhecimento e expertise para realizar trabalhos focados no desenvolvimento de uma indústria mais inovadora. Em 2019, iniciou um trabalho profissional e independente, e, com ele, a oportunidade de trabalhar junto à indústria toda expertise adquirida ao longo desse tempo, realizando trabalhos em design estratégico, pesquisa e inovação, desenvolvimento de produtos, gestão de projetos e lean manufacturing, sempre com foco em metodologias que trabalham o desenvolvimento de produtos ou serviços competitivos e totalmente focados no consumidor.

Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646