Você está aberto e preparado para toda essa adaptação?

Publicado em 13 de maio de 2020 | 16:44

“Só sei que nada sei”.

Essa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates se encaixa bem com o momento em que vivemos atualmente, afinal, hoje não é possível ter certeza de absolutamente nada, já que tudo muda o tempo todo. Vemos tantas previsões sobre os mais diversos cenários, mas de fato, nada é dado como certo nesse momento em que vivemos a pandemia causada pelo Covid-19.

E toda essa incerteza sobre o futuro nos mostra o quanto é importante sermos resilientes. Resiliência é um termo oriundo da física referente à propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Na psicologia, esse termo é utilizado para explicar a capacidade de uma pessoa conseguir agir sob pressão. Resiliência é uma atitude extremamente necessária para manter a saúde física e mental nesse momento de dúvidas e incertezas.

A resiliência passa, acima de tudo, pela aceitação de uma situação, por mais adversa que ela seja. Esse entendimento aciona a nossa mente criativa e facilita a implantação das mudanças interiores. Ou seja, mudar sem resistir, sem sofrimentos de ansiedade ou contrariedade.

O mundo parou de um dia para o outro. A liberdade de ir e vir nos foi tirada sem uma preparação para tal. O medo e a insegurança passaram a permear os pensamentos e emoções de todas as pessoas. Todos, sem exceção, foram amplamente afetados com essa pandemia.

Isso nos remete a uma reflexão pura e simples, o quanto estávamos de fato preparados para uma mudança tão radical de vida de um dia para o outro?

Não estávamos, pois não sabíamos e não nos preparamos para este momento. Como nos preparar para um momento em que não conseguíamos imaginar? Talvez o que temos de concreto ou de percepção é que a união vai nos manter firmes. Nesse momento podemos perceber o quanto é importante compartilhar conhecimento, dividir algo que antes muitos detinham somente para si. Em tempos em que o “isolamento” nos causa estranheza, compartilhar é o que temos de mais importante e realizador.

Continuamos sem as respostas, e acrescento mais uma interrogação: O que nós podemos fazer diante dessa situação que nos foi imposta de um dia para o outro?

Fecho essa minha coluna com uma frase atribuída ao naturalista britânico Charles Darwin que representa bem este momento que estamos vivendo e que nos leva a reflexões: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

 

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais


Kika Fazollo

Formada em Logística pela UNOPAR, pós-graduanda em Marketing Digital pela Faculdade Governador Ozanam Coelho. Atuou por 15 anos em Marketing, Estratégias de Comunicação empresarial e ampliação de mercados, Gerenciamento de produção publicitária comercial em Agência de Publicidade, período em que coordenou e promoveu a divulgação tanto do Polo Moveleiro de Ubá, como da Femur (Feira de Moveis de ubá e região). Um case de sucesso deste período foi a criação da marca “Ubá - Móveis de Minas”, que ficou conhecida nacionalmente e até mesmo no mercado exterior. Atuou ainda no gerenciamento de uma loja de planejados na cidade de Ubá, por um período de quatro anos, o que lhe permitiu através do contato direto com o consumidor final interpretar e realizar sonhos de centenas de pessoas através de soluções em design e tendências. Desde 2016, a partir de sua experiência e visão macro, integra a equipe da Alternativa Editorial/Revista Móbile, levando ao mercado soluções em prestação de serviços e comunicação multiplataforma.

Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646