Cores: 4 dicas para usar a cor de 2023 na decoração

Publicado em 19 de janeiro de 2023 | 17:00 |Por: Geane Godois

As tendências são termômetros extremamente úteis para entender o que o consumidor vai buscar com mais ênfase nos próximos meses. E dentro disso, uma coisa é certa: o uso da cor de 2023 na decoração vai estar entre as preferências de quem não quer ficar de fora das novidades, tanto quem fabrica, quanto quem consome.

A Pantone Color Institute é a principal empresa de cores do mundo e a sua escolha anual tem muito impacto entre diversos setores do mercado. Para a Cor do Ano, a marca escolheu a Viva Magenta como a cor de maior destaque. A tonalidade 18-1750 transmite energia, poder e alegria.

A diretora-executiva da Pantone, Leatrice Eiseman, justifica a escolha pelo momento que a sociedade vive: “na era da tecnologia, procuramos inspiração na natureza e no que é real. A Pantone 18-1750 Viva Magenta descende das famílias dos vermelhos, especialmente o vermelho da cochonilha, um dos corantes naturais mais fortes e brilhantes que existem”, explica.

Possibilidades para usar a cor de 2023 na decoração

1. Em móveis e planejados:

O tom é uma opção ímpar para compor ambientes de diversas maneiras, sobretudo, em móveis planejados ou em poltronas, cadeiras e sofás. 

“A dica para não carregar o ambiente é combinar a cor com outras mais sóbrias. Já para quem quiser realmente ousar, aposte no uso dela em um espaço ou item monocromático”, sugere a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Lorena Santos. 

Lembrando que as cores são capazes de aumentar ou diminuir um ambiente. Em imóveis amplos, combinar móveis de tons mais escuros com os tons mais claros deixa a harmonia mais aconchegante.

2. Almofadas, quadros e tapetes 

Seja em detalhes ou em destaque, existem várias formas de usar a Viva Magenta na decoração. O tom ousado garante ambientes empolgantes e sensuais. “Sugiro utilizar a cor como ponto central em um cômodo monocromático. Essa estratégia ‘levanta’ o local e o deixa mais descontraído”, explica Lorena. 

Por isso, objetos coringas, como as almofadas, são ótimas peças para dar um novo ar ao ambiente. Mantas, quadros e tapetes também são opções interessantes para brincar com a tonalidade, fazendo uma mescla com estampas e sobreposições de texturas diferentes.

3. A cor de 2023 também combina com paisagismo e arranjos florais

Ao analisar o círculo cromático, a cor complementar que contrasta com a Viva Magenta é o verde. Dessa forma, a cor de 2023 é ideal para projetos de paisagismo variados.

Também é possível desfrutá-la em arranjos florais ou desenhos que fazem parte de mobiliários, por exemplo. “Uma opção interessante é combinar a Viva Magenta com cores primárias – como azul, amarelo e vermelho. São composições que saem do lugar comum e trazem vida”, sugere a arquiteta.

4. Paredes, pisos e tetos

Estruturalmente, a cor da Pantone pode ser aplicada de diversas maneiras. O papel de parede é uma boa aposta para quem quer mudar o visual, sem aplicar a tonalidade vibrante na parede inteira. 

Para os mais discretos, a sugestão é combiná-la com preto, branco e cinza. Outra dica é investir na composição com tons amadeirados e off-white.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas