Apex-Brasil e Abimóvel levam a indústria e o design brasileiro a Milão

Evento reunirá o resultado de um rico trabalho realizado entre 12 renomados designers brasileiros e 21 indústrias de móveis

Publicado em 2 de junho de 2022 | 18:01 |Por: Sandra Solda

Não é só dentro dos pavilhões do Rho Fiera, onde é realizado o famoso Salone del Mobile.Milano, maior evento voltado ao setor moveleiro no planeta, que o design brasileiro contará sua história em 2022, com a exposição de nove empresas brasileiras associadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture. A Abimóvel organiza pela primeira vez o “Design Transforma Milão”, como parte do circuito oficial de eventos do Fuorisalone, entre 06 e 12 de junho de 2022.

Realizado em formato de exposição, sob curadoria do escritório Moreira do Valle, o evento reunirá o resultado de um rico trabalho realizado entre 12 renomados designers brasileiros e 21 indústrias de móveis, que atuaram de forma conjunta no período da pandemia para o desenvolvimento de produtos e coleções assinadas, unindo o industrial e o feito à mão, acompanhando, para tal, as principais tendências mundiais e conectando-as à chamada “brasilidade”.

A ação é realizada por meio do Brasil Design + Indústria, programa de design integrado à indústria que faz parte do escopo do Projeto Setorial Brazilian Furniture, com o objetivo de ampliar e promover a competitividade da indústria brasileira de móveis no mercado internacional, tendo como base o design como uma ferramenta transdisciplinar e estruturante para o surgimento de novos conceitos e formas de entendimento da produção, do consumo, dos processos, da inovação, da criatividade, interação e sustentabilidade.

Esforços que têm levado o móvel brasileiro cada vez mais longe, destacando-se pela absorção e releitura de recursos e características únicas e particulares do País. Tais como as mais de 20 mil espécies de madeiras nativas; texturas e elementos como as rendas e tramas; os couros e a lã meridional; as cores e padrões festivos; a marcenaria clássica; o artesanato regional e muito mais.

Além das peças criadas por intermédio do programa, o espaço celebrará também a cultura e o saber brasileiro, além de matérias-primas genuinamente nacionais.

A instalação será organizada na Piazza Santo Stefano 12 N 04, entre a Università Degli Studi di Milano e o Duomo di Milano, uma das regiões mais atrativas para o turismo e representativas para o design e a arquitetura milanesa.

O conceito da “Design Transforma” é estimular uma imersão no design brasileiro em pleno centro de Milão, permitindo que os visitantes do Fuorisalone naveguem livremente em um espaço formado por contêineres envidraçados sobre um gramado verde com jardins, dando a sensação de uma praça brasileira. A exposição é composta por produtos criados e desenvolvidos por 20 designers e 22 empresas, que apresentam ao público internacional as técnicas inovadoras e sustentáveis da produção industrial de móveis do Brasil.

Conheça as indústrias participantes:

mILÃO

O objetivo é demonstrar o potencial criativo e produtivo da indústria brasileira, bem como contar a história da cultura e do design do País, influenciado pela multiplicidade da nossa indústria, da influência cultural e de recursos materiais, que motivaram movimentos únicos e atemporais no Brasil, a exemplo da Semana da Arte Moderna e do Modernismo.

Movimentos, estes, que celebraram a matéria-prima brasileira, em especial a madeira, e levou ao mundo obras como as de Joaquim Tenreiro, José Zanini Caldas, Geraldo de Barros, Sergio Rodrigues e até mesmo o mobiliário de Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi, entre outros, que inspiraram e inspiram o trabalho de diversas empresas e profissionais nacionais e internacionais até hoje.

Estando, assim, presentes no mobiliário contemporâneo de Etel Carmona, de Fernando e Humberto Campana, Jader Almeida, Arthur Casas, entre tantos outros nomes brasileiros mundialmente reconhecidos atualmente e que motivam mais uma extensa e premiada geração, como a dos designers participantes do Design Brasil + Indústria.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas