CASACOR: design em arte e sentimento
Um exemplo da capacidade da CASACOR de emocionar é o Quarto de Hóspedes projetado pelo arquiteto Marcelo Lopes, para mostra de Curitiba
Publicado em 16 de julho de 2024 | 12:23 |Por: Júlia Magalhães
A CASACOR é muito mais do que uma vitrine para expositores; é um evento que encanta e inspira os visitantes, provocando uma verdadeira explosão de sensações e desejos. Ao percorrer os diversos ambientes da mostra, seja qual for a capital em que ela esteja, cada pessoa encontra um estímulo para os sentidos, revelando um universo de possibilidades estéticas e funcionais.
Independentemente do estilo de cada indivíduo, a CASACOR tem o poder de despertar emoções profundas. Existem ambientes que, por seu excesso de decorações, podem não agradar a todos. Outros se destacam pelas cores fortes ou pelo design arrojado. No entanto, é inegável que cada espaço é capaz de provocar uma reação, seja ela positiva ou negativa.
CASACOR Paraná – Quarto de Hóspedes
Um exemplo notável dessa capacidade de emocionar é o Quarto de Hóspedes projetado pelo arquiteto Marcelo Lopes, para mostra de Curitiba. O espaço mistura iluminação, cores sóbrias e conforto, criando um ambiente acolhedor que convida o visitante a refletir e repensar a vida.
Inspirado na obra literária “O Mito da Caverna”, de Platão, o ambiente desafia as convenções da decoração de interiores ao estimular a introspecção e o pensamento crítico.
Assim como em ambientes na Mostra São Paulo, o arquiteto optou por uma cama mais baixa, que desperta um desejo quase incontrolável de se jogar e esquecer da vida, trazendo uma sensação de ninho. Lopes explica que a ausência de cores vibrantes no ambiente e o uso inteligente dos contrastes de iluminação convidam à reflexão.
O projeto monocromático, marcado por tons de cinza e preto, é acentuado pelo jogo de luzes e sombras, culminando no painel muxarabi iluminado ao fundo da cama. Esse elemento não só adiciona profundidade ao espaço, mas também sublinha a filosofia de que “menos é mais”.
Apesar da ausência de armários, típica de um quarto de hóspedes, o ambiente oferece todo o conforto necessário para acolher os visitantes. A sensação de querer ficar, deitar-se, pensar e descansar é palpável, reforçando o propósito de Marcelo Lopes em criar um espaço que vai além da funcionalidade, tocando o emocional de quem a vivência.
(Com informações de assessoria de imprensa).
Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade do setor moveleiro!