Confira destaques do Brasil no Salão do Móvel de Milão
Indústria brasileira está presente por meio de projeto da Abimóvel com ApexBrasil, levando o design de móveis brasileiro para o mundo
Publicado em 11 de abril de 2025 | 14:00 |Por: Thiago Rodrigo

A 63ª edição do Salone del Mobile.Milano (Salão do Móvel de Milão) começou no dia 8 de abril e segue até o próximo domingo (13). Nesta grande vitrine mundial do design e do mobiliário, visitantes de diversos países têm a oportunidade de conhecer o Espaço Brasil: uma área de 970 m² no Pavilhão 3 do Rho Fiera, reunindo o melhor do mobiliário e do design contemporâneo brasileiro.
Promovido pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, o espaço apresenta criações de dezenas de empresas e designers brasileiros em diferentes ações.
– Indústria moveleira e colchoeira cresceu em 2024
A cenografia, assinada pelo escritório Estojo, aposta na interação entre linhas minimalistas e elementos orgânicos, reforçando a diversidade de materiais e o compromisso brasileiro com processos de produção de baixo impacto ambiental. Para ilustrar esse conceito, o Espaço Brasil conta com uma árvore no centro do ambiente, simbolizando a importância da biodiversidade na inspiração criativa e na força industrial nacional.
Nos produtos expostos, essa mesma visão se traduz na forma de matérias-primas singulares, como as madeiras brasileiras reconhecidas pela resistência, veios e calor, além de fibras extraídas de folhas de árvores, rochas e minerais esculpidos para realçar texturas únicas, tramas tradicionais repensadas ou reinventadas, e tecidos orgânicos ou couros produzidos de maneira sustentável. Esses atributos refletem a capacidade do design nacional de unir natureza e tecnologia, em linha com o tema “Thought for Humans” do iSaloni 2025, que destaca a experiência humana, a inclusão, a multifuncionalidade dos espaços e a adoção de recursos renováveis.
Visita do Embaixador Brasileiro em Milão
Na abertura oficial, os estandes brasileiros receberam a visita do Embaixador Hadil da Rocha-Vianna, Cônsul-Geral do Brasil em Milão, e de Floriano Pesaro, Diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, acompanhados pela Gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso.
As autoridades foram recepcionadas por Adeilton Pereira, Vice-Presidente da Abimóvel, e por Cândida Cervieri, diretora-executiva da entidade. No encontro, puderam conferir de perto a força do design e da indústria nacional, que equilibra brasilidade, inovação, qualidade, sustentabilidade e identidade cultural, reforçando o potencial do país no mercado internacional.
“Mais do que nunca, a indústria moveleira brasileira se firma como referência global em design e inovação, aliando materiais sustentáveis, criatividade e alta capacidade produtiva. Queremos mostrar ao mundo todo o potencial das nossas empresas e designers, que levam a autêntica brasilidade para diferentes mercados, sempre com responsabilidade ambiental e o olhar voltado às tendências internacionais”, enfatiza a Diretora-Executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri.
Marcas brasileiras em Milão
Sete empresas brasileiras – ArboREAL, by Kamy, Century, CGS, IBTW, Modalle e St. James – ocupam áreas exclusivas de exposição no Espaço Brasil. Além disso, as empresas Century, CGS e by Kamy também apresentam suas peças no Lounge Brasil, ambiente de recepção, interação e descanso durante o evento, que conta ainda com itens da Móveis James.
Mostra “Design + Indústria”
Outra atração brasileira no Salone del Mobile.Milano é a mostra “Design + Indústria”, promovida pela Abimóvel e pela ApexBrasil, com curadoria de Liana Tessler e cenografia também da Estojo. Fruto das articulações do Projeto Brazilian Furniture, a iniciativa reúne o trabalho de cerca de fabricantes e designers de diferentes regiões do Brasil, apresentando peças autorais, atuais e conectadas às demandas de um mercado em transformação.
Brasil no Fuorisalone 2025
Paralelamente ao iSaloni, a segunda-feira, 07 de abril, marcou o início das atividades do Fuorisalone 2025, o maior circuito de eventos da Semana de Design de Milão, que também segue até o próximo domingo (13).
O Brasil participa com a exposição “Chuva do Caju”, na Università degli Studi di Milano, organizada pela ApexBrasil, com apoio da Abimóvel e curadoria de Bruno Simões. O evento integra a tradicional mostra da Interni, que este ano apresenta o tema-master “Cre-Action”. As instituições responsáveis estiveram reunidas na cerimônia de abertura do evento para celebrar o trabalho de uma delegação de mais de 90 empresas e dezenas de designers brasileiros, que integram a intensa programação do Fuorisalone e do iSaloni durante a semana.