Designer Pedro Franco assina collab com Arauco

A peça, símbolo da collab, intitulada Aparador Renascença celebra a utopia possível entre o fazer industrial e fazer manual, valores presentes tanto no trabalho da multinacional quanto do designer

Publicado em 28 de setembro de 2021 | 08:00 |Por: Sandra Solda

Pedro Franco, renomado designer brasileiro que há 21 anos traduz em suas obras expressões da cultura brasileira e já expôs trabalhos nos mais importantes Salões do Mundo, assina collab de matéria prima com Arauco, empresa multinacional líder no setor de painéis em MDF/MDP e comprometida com a sustentabilidade e collab produtiva com Augusto Moreno Closets.

A ideia da collab surgiu quando a Arauco apresentou a Pedro uma série de novos materiais, entre eles o Innovus Coloured MDF, matéria prima produzida de forma totalmente sustentável e que possui a cor terracota. Coloração esta que acontece de forma inata e leva o nome Gaia.

Com o propósito de trazer à tona a tangência entre o mundo industrial e o fazer manual, valores presentes tanto no trabalho do designer quanto no da Arauco, Pedro criou o Aparador Renascença, que se tornou o símbolo dessa collab. O Aparador, composto pela impressão das rendas autorais do designer, criadas a partir de uma fusão entre rendas brasileiras, ganha entalhes ora industriais ora artesanais.

Se em uma versão o desenho da renda de Pedro é traduzido fielmente pelo uso da alta tecnologia de recorte a laser CNC feita por Augusto Moreno Closets, em outra versão ganha o improviso e a co-criação da artesã Fafá, oriunda de Registro – SP.

“A sincronicidade esteve presente desde o início deste trabalho. Logo que a Arauco me apresentou o Innovus Coloured na cor terracota eu já sabia que seria uma collab de sucesso. Eu estava trabalhando com tons cobres havia um bom tempo. Co-criar com a Fafá foi um elemento à parte no trabalho, porque ela trouxe emoção e unicidade para as peças. Cada entalhe é único. Esse trabalho deu voz a um valor muito forte que tenho: a união entre a beleza do mundo industrial à beleza do trabalho manual, fazendo do design uma plataforma de fomento de valores locais, manuais e industriais “, conta Pedro Franco.

O Aparador Renascença, uma collab com a Arauco, será exposto no Supersalone, que acontece do dia 5 a 10 de setembro. Através de um QR os visitantes terão acesso ao release e ao vídeo da peça.

Sobre Pedro Franco

Pedro Franco é formado em Filosofia pela PUC RS, em Arquitetura pela Belas Artes de São Paulo e em Executive Management pela Fia/USP. Participante há 20 anos do maior evento de design mundial, o Salão de Milão, é considerado um dos maiores expoentes do design brasileiro tanto por suas criações autorais quanto pela fundação e direção de arte da Indústria A Lot of Brasil.

Franco é constantemente convidado a ministrar palestras nos maiores eventos mundiais de design. Com destaque para Seoul Design Festival (2019) Salão de Milão, Torino Design Festival, dentre outros.

É autor de peças icônicas do Design brasileiro como a Cadeira Esqueleto (2012) e a Poltrona Underconstruction (2010).

Há anos vem se destacando no cenário nacional e internacional, tendo sido considerado como “La New Wave del Design Brasiliano” pelo jornal italiano Corriere della Sera e como a “Nova Estrela do Design Brasileiro” pela Revista Istoé. O jornal Americano The New York Times denominou sua obra, a Poltrona Underconstruction, como “Uma das 4 tendências do Salão de Milão”.

As obras de Pedro são fortemente marcadas por um ETHOS emocional que procura transcender a função de uso além de valorizar a brasilidade e unir o fazer tecnológico com o manual de forma harmônica.

Sobre a A Lot of Brasil

É uma indústria brasileira fundada em 2012 pelo designer Pedro Franco, primordialmente pautada pelo valor da glocalidade. Foi a primeira indústria da América Latina a ser convidada para expor no Salão de Milão, o mais importante evento de design do mundo, onde marca presença até os dias de hoje. Inclusive dentro do importante pavilhão 20.

Criadora de novas tecnologias sustentáveis que deram origem à matérias-primas inéditas e exclusivas. Com destaque para a injeção, feita a partir de frutos brasileiros, técnica utilizada em peças como a Cadeira Esqueleto, que faz parte do acervo do Vitra Schadeupot Design Museum.

A marca brasileira conta com criações exclusivas dos nomes mais importantes do design mundial, feitas a partir de um de briefing desenvolvido por Franco que explora valores da Brasilidade. E com o mote norteador do orgulho pelo “Made in BraSil”, cujo ponto determinante é a valorização da cultura nacional.

Link vídeo Henrique e Fernanda: https://www.youtube.com/watch?v=XG4-KCpc6S4


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646