Duratex anuncia os vencedores do Prêmio Arqué

Dividido em quatro categorias, a premiação recebeu mais de 2 mil inscrições

Publicado em 18 de novembro de 2020 | 08:30 |Por: Cleide de Paula

A Duratex anuncia os vencedores a primeira edição do Prêmio Arqué. Inspirada pelo tema “Novos Caminhos, Novo Morar”, a iniciativa tinha como objetivo estimular a criação de projetos inéditos que repensassem o modo de morar do brasileiro, incentivando os profissionais de arquitetura e design de interiores a criarem ambientes reconfortantes, seguros, revigorantes, inspiradores, bem como transformar áreas que antes eram pouco exploradas em espaços flexíveis, renovados e que facilitem o dia a dia, utilizando os painéis Duratex e pisos Durafloor.

Dividido em quatro categorias – living com varanda e espaço gourmet, home office, cozinha com área de serviço integrada e dormitório com closet e banheiro – o Prêmio Arqué recebeu mais de 2 mil inscrições, das quais 12 projetos saíram vencedores.

Micropartículas de prata para combate do novo coronavírus

A escolha dos três primeiros colocados ficou a cargo de uma comissão formada profissionais renomados de diversas áreas. Entre eles Lívia Pedreira, diretora superintendente da CASACOR; Sig Bergamin, um dos arquitetos brasileiros mais aclamados no exterior; Nildo José, arquiteto e fundador da NJ+; Marcelo Lima, arquiteto, colunista e editor do caderno CASA, do jornal O Estado de S. Paulo; Thaís Lauton, diretora de redação da revista Casa e Jardim; Lufe Gomes, fotógrafo, criador do portal LifebyLufe e autor do livro “Life By Lufe: Onde Vive Você”; Newton Lima, colunista da revista Casa Vogue e apresentador do programa Cultura&Design, na TV Cultura; Melina Romano, designer de interiores e Renata Braga, que além de atuar como gerente de marketing e produtos da Duratex é graduada em arquitetura, com pós-graduações em Marketing e Economia e Gestão Empresarial.

Conheça os projetos e os profissionais vencedores em cada categoria:

Categoria Living:

1º Living Morada dos Sonhos – Flávia Santos

2º Living Contemporâneo Regional – Rafael Quaresma

3º Living Imersão na natureza – Luíza Carvalho

Categoria Cozinha:

1º Expedição Mineira – Felipe Félix

2º Contemporâneo – Daniela Nascimento

3º Mare Secreto – Letícia Ciraulo

Categoria Dormitório:

1º Religar – Ítalo de Macedo Pereira

2º Suíte Agapornis – Letícia Oliveira Santos

3º Dormitório 3S – João Almerio Luz Quadros

Categoria Home office:

1º Ateliè de Costura – Antonio Alfredo Nicodemos e Souza Marcelino

2º Home office Isla Arquitetura – Isabela Cartaxo Machado Lopes

3º Trabalho e bem-estar – Andreza Lopes Lima Bacelar

Premio Arque Home Office

1º Ateliè de Costura – Antonio Alfredo Nicodemos e Souza Marcelino

Premio Arque Dormitorio Italo de Macedo

1º Religar – Ítalo de Macedo Pereira

Premio Arque Cozinha

1º Expedição Mineira – Felipe Félix

Para Felipe Félix, vencedor na categoria Cozinha e proprietário do studio que leva seu nome, “a importância do Prêmio Arqué se dá pelo momento que estamos vivendo, a pandemia do COVID-19. O concurso busca novos olhares frente à mudança que está acontecendo em nossas vidas e traz oportunidade aos jovens arquitetos”, diz.

Flávia Santos, que encantou os jurados com o projeto Morada dos Sonhos, na categoria Living, afirma que “é uma grande honra ser premiada com o primeiro lugar no Prêmio Arqué 2020 por um júri composto por grandes nomes da arquitetura e decoração do país, em meio a tantos outros projetos. Agradeço imensamente a Duratex por proporcionar um concurso com tema tão atual e pertinente, possibilitando que jovens arquitetos possam ter seus trabalhos expostos para todo o Brasil”.

Sócio do escritório Coluna, com foco em reformas residenciais e arquitetura de interiores, Antônio Marcelino, que ficou em 1º lugar na categoria Home Office, afirma que o concurso é muito importante, pois encara de frente o debate mais contemporâneo da arquitetura: a pandemia que estamos vivendo. “A casa é o espaço mais importante da arquitetura e fico feliz que ela esteja no centro dessa discussão e que nós, jovens arquitetos e designers, estamos sendo consultados sobre como a arquitetura residencial pode e deve se transformar após 2020”, completa.

Já para Ítalo de Macedo, que ficou com o prêmio máximo na categoria Dormitório, “essa conquista foi muito importante pelo fato de ser um projeto que foi validado e aprovado por um júri de alto nível e pela própria equipe da Duratex, que viu no meu trabalho uma vitrine para os produtos da empresa. É sempre muito gratificante ter um trabalho reconhecido”, comemora.

Os três primeiros colocados de cada categoria terão seus projetos publicados na Galeria Duratex – mostra virtual que ficará em exibição nos 12 meses seguintes após o anúncio final da premiação. Na galeria estão disponibilizados as imagens, os briefings e os dados dos profissionais, conforme critérios apresentados no descritivo do concurso. Ela tem como objetivo, apresentar as melhores soluções na aplicação dos painéis Duratex e pisos Durafloor, executadas com excelência pelos profissionais brasileiros.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646