Ivens Fontoura, artista, professor e designer, morre aos 80 anos
Velório ocorreu em Curitiba, em cerimônia reservada para amigos e familiares
Publicado em 1 de maio de 2020 | 00:38 |Por: Everton Lima
Morreu nessa quinta-feira (30), aos 80 anos, o designer, artista plástico e professor universitário Ivens Fontoura. Ele foi o criador do Prêmio Salão Design e um dos responsáveis pela implementação da Bienal Brasileira de Design. Além disso, Ivens também foi o criador da primeira edição do troféu do Prêmio Top Móbile.
Ivens contribui para o desenvolvimento do design brasileiro como pesquisador e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Tuiuti e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele também atuou à frente da Associação Nacional de Design (AND), Associação Latino-americana de Design (Aladi) e Associação Brasileira de Críticos de Design (ABCD).
A causa da morte não foi divulgada. De acordo com o jornal Gazeta do Povo, o professor Ivens vinha tratando um câncer há alguns meses. O velório foi realizado na capela do Cemitério Vaticano, em Curitiba, mas a cerimônia foi restrita à família. O corpo do artista será cremado.
Nas redes sociais, o falecimento do professor Ivens gerou comentários de ex-alunos, designers e autoridades.
Ivens Fontoura (1940 – 2020)
Brazilian industrial designer, writer, curator and educatorSensible pérdida para el diseño latinoamericano con el fallecimiento del diseñador industrial, curador, educador y buen amigo el brasileño Ivens Fontoura.
QEPD / RIP#DIconexionesHistory pic.twitter.com/A4SSEs5Ea7
— di-conexiones (@DIconexiones) April 30, 2020
Se nos fue Ivens Fontoura un imprescindible del diseño Latinoamericano. Quijote de mil batallas, las puertas que abrió dieron sentido a generaciones de diseñadores. #design #Ivens #DesignBrasil Aquí mi recuerdo a este querido amigo: https://t.co/2hcncjlAxt pic.twitter.com/CxvrZz86uA
— Alvaro Heinzen 🇺🇾 🔻 (@alheg) May 1, 2020
A revista Móbile Lojista traz uma reportagem completa contando a trajetória do professor Ivens.