Marta Manente apresenta poltrona sustentável
Com design inspirado na natureza e revestimento ecológico, a Poltrona Pietra VIVA, traz tecnologia e consciência ambiental para a DW – Semana de Design de São Paulo
Publicado em 3 de março de 2025 | 08:30 |Por: Júlia Magalhães

A designer gaúcha Marta Manente retorna à DW – Semana de Design de São Paulo, de 10 a 16 de março, para apresentar sua mais recente criação: a poltrona Pietra VIVA. Integrando a mostra da Boobam, a peça traduz inovação e sustentabilidade ao ser revestida com tecido exclusivo Knit 3D, produzida a partir de garrafas PET coletadas manualmente em áreas próximas às costas oceânicas, onde não há sistema formal de reciclagem.
A exposição “Da cabeça às mãos” explora a relação entre o corpo humano e o mobiliário, destacando como gestos e criações dão vida aos móveis. Dentro desse conceito, a Pietra VIVA ganha destaque ao unir design circular, tecnologia e compromisso ambiental.
“O que eu quero deixar como mensagem ao mundo, através do meu design, é poder criar produtos que são duráveis, tecnológicos, confortáveis e feitos com matérias-primas ecologicamente corretas”, afirma Marta Manente.
Uma peça com história e propósito
O nome Pietra, que significa pedra em italiano, carrega a herança da designer, cujos bisavós migraram da Itália para Bento Gonçalves (RS). A fluidez das formas da poltrona é inspirada nas pedras do Rio das Antas, local que marcou a trajetória da família e foi severamente atingido pelas enchentes de 2024.
Cada detalhe da peça reforça seu compromisso com o design sustentável. O revestimento em malha Knit não apenas confere um toque sofisticado e resistência à abrasão, mas também contribui para a preservação da espuma do estofado, garantindo maior circulação de ar e prevenindo proliferação de ácaros e bactérias. Cada metro quadrado do tecido reciclado reutiliza cerca de 41 garrafas plásticas retiradas da natureza.
A finalização do design é feita com um braço slim em metal, adornado com fios de couro entrelaçados à mão, um detalhe sofisticado que valoriza a fluidez das formas da peça.
A série limitada da poltrona Pietra VIVA acompanha uma tag numerada, atestando a rastreabilidade do processo de reciclagem e certificação da fibra sustentável.

peça traduz inovação e sustentabilidade ao ser revestida com tecido exclusivo Knit 3D, produzida a partir de garrafas PET | Crédito: Carlos Ben
Sustentabilidade e inovação no design brasileiro
Ao unir tecnologia, responsabilidade ambiental e um olhar atento para o design atemporal, Marta Manente reforça a importância de criações que vão além da estética.
“A preservação do meio ambiente sempre esteve presente no meu trabalho, e especialmente depois da tragédia no Rio Grande do Sul, acredito que precisamos pensar em soluções que causem um impacto positivo e duradouro”, destaca a designer.
A poltrona Pietra VIVA estará em exibição na DW 2025, demonstrando como o design pode ser uma ferramenta poderosa para inovação e conscientização ambiental.
Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade!