Móvel curitibano em Milão
Designers curitibanos da Intervém Design expuseram móvel de edição limitada feito de material inusitado
Publicado em 3 de maio de 2023 | 11:26 |Por: Portal eMóbile
Como finalista da premiação Ro Plastic de Rossana Orlandi, um importante nome para o design, o estúdio curitibano Intervém Design exibiu seu móvel feito de cordas de garrafas descartadas, durante a Semana de Design de Milão, que será limitado a apenas cinco peças.
Em sua quinta edição, o Ro Plastic Prize é, segundo o próprio meio de comunicação do prêmio, uma forma de incentivar as pessoas criativas a apresentarem possibilidades para o problema ambiental que geramos, com o excesso de plástico descartado.
Os brasileiros Felipe Ishiy e Gislaine Lau, que formam a Intervém Design, exibiram seu projeto “S700L”, que significa stool, ou banco em inglês, mas escrito com letras e números, um móvel com um conceito futurista e artesanal. Artesanal por ter como inspiração os tradicionais móveis de varanda, feitos de cordas e trançados a mão. Futurista por utilizar garrafas PET descartadas como matéria prima em sua fabricação.
Cada peça faz o reaproveitamento de, em média, 50 garrafas plásticas que foram descartadas, e contará com uma edição limitada de cinco banquinhos, produzidos de acordo com a disponibilidade desses resíduos. Primeiramente, foram coletados garrafas PET que já haviam sido descartadas, higienizadas e cortadas todas elas em tiras, com uma ferramenta feita de lâmina de estilete.
“Juntamos então duas tiras e enrolamos uma sobre a outra, com o auxílio de uma furadeira, resultando em uma corda, em que passamos soprador térmico para amolecer o plástico e unir tudo. Depois que temos o fio começamos a trançar ele em uma estrutura de metal, e aqui o processo é bem similar ao dos móveis trançados com cordas. Criamos um padrão por onde esse fio passa, e é isso o que constrói a forma do produto”, explica Gislaine Lau.
Segundo ela, ultimamente é bem comum o assunto sobre inteligências artificiais que geram imagens. Como inspiração para esse projeto, criaram um moodboard com imagens geradas a partir de frases como “o que a humanidade pode fazer com tanto resíduo plástico” e “qual será o futuro do planeta”.
“Os resultados foram imagens inesperadas, formas abstratas e futuristas. Com elas nos inspiramos para criar o desenho do produto, a estrutura em metal que receberia o fio de plástico trançado. E por isso o seu nome é S700L, uma brincadeira com o nome, que parece futurista ao ser escrito com números, mas que significa stool em inglês, ou banco, que é a sua função”, diz.
De acordo com a designer, é um processo simples e artesanal, fácil de ser replicado, mas apenas essas 50 garrafas não são capazes de gerar tanto impacto. “Por isso o objetivo da S700L é também influenciar outras pessoas, que já possuem interesse neste tipo de projeto “faça você mesmo”, a aplicarem em outras situações. E de certa forma este objetivo já está sendo alcançado, uma vez que o produto está exposto no maior evento de design do mundo”, comemora.
– Mula Preta é premiada no IF Design Award
“O S700L terá sua produção limitada a 5 peças, para que assim possa ser uma referência e inspiração para outros designers, arquitetos, artesãos, a criarem outros tipos de produtos com este material. Pensando dessa forma o impacto pode se tornar muito maior, é o que estamos vendo agora com a exposição do Ro Plastic, as pessoas estão explorando novas estéticas e novos materiais”, acrescenta.
A Intervém, desde 2021, desenha produtos para o mercado de interiores e tem alcançado grande destaque com sua autenticidade e uso de materiais em outras premiações de design, nacionais e internacionais, e agora pela Ro Plastic. Junto a outros projetos selecionados pela curadoria de Rossana Orlandi e sua filha, Nicoletta Brugnoni, a exposição aconteceu do dia 17 ao dia 23 de abril, no Palazzo Bandello, durante a Semana de Design de Milão.