Noca Móveis utiliza 60% de cloreto de sódio nos produtos
Produtos ecologicamente corretos da Noca Móveis (Grupo Sierra) são produzidos com tecnologia polyvinyl e matéria-prima abundante na natureza
Publicado em 19 de agosto de 2021 | 12:26 |Por: Portal eMóbile
Devido à crescente preocupação dos consumidores com os impactos das ações humanas no meio ambiente, o setor moveleiro ganhou um crescimento considerável no que se refere aos inovadores móveis sustentáveis. Exemplo disso, a Noca Móveis, marca de produtos 100% recicláveis do Grupo Sierra, que fabrica móveis com sal de cozinha e já registrou um aumento de 25% de volume nas vendas no comparativo com o primeiro semestre do ano passado.
Com a proposta de buscar uma solução verdadeiramente nova para o setor, o Grupo criou e patenteou em 37 países a tecnologia polyvinyl, cuja base contém 60% de cloreto de sódio, o famoso sal de cozinha. O material é impermeável e não permite que os móveis mofem, propaguem fogo e podem ser molhados, além disso, possui propriedades antibacterianas que evitam a proliferação de fungos, bactérias e também evitam infestação de insetos.
“Todo o mobiliário é fabricado com baixo consumo de energia e com matéria-prima que não agride o meio ambiente. O cloreto de sódio é abundante na natureza, além de ser um elemento que traz a sustentabilidade em sua essência. Se quiser trocar de móvel daqui cinco anos, por exemplo, o produto pode voltar para a fábrica, ser triturado e transformado em componentes para a produção de um novo”, explica Carlos Eduardo Dal Vesco, gerente nacional de Noca Móveis.
A primeira loja foi aberta em 2018 e hoje a marca soma 18 unidades. Para este ano, os números projetados para as lojas de forma individual superam em cerca de 30% o realizado no ano passado. A estimativa é de um crescimento considerável, devido a quantidade de lojas que abriram e estão em processo de abertura. Segundo Dal Vesco, o modelo de lojas para móveis planejados se faz necessário no formato físico, especialmente para o entendimento e melhor compreensão de um produto exclusivo no mercado.
“Até o fim deste ano, prevemos a abertura de mais 30 lojas pelo país, totalizando 50 novas operações no ano de 2021. Por mais que o sistema virtual esteja se consolidando, entendemos que a experiência sensorial dentro de uma loja física, onde podemos apresentar os benefícios e atributos do produto, mostra uma alternativa real frente ao modelo convencional que o mercado oferece. As pessoas estão mais conscientes sobre as questões ambientais, questionam e preferem escolher de perto os produtos”, comenta.
Com o aumento do número de lojas, a demanda de emprego também gerou resultados positivos. Nos últimos meses, a Noca Móveis registrou a abertura de dez unidades e cada loja necessitou, em média, cinco funcionários diretos. Já as contratações indiretas foram no setor de transporte, montagem terceirizada e parque fabril, adaptado para receber e atender a produção das novas unidades.
Alternativo e inovador
O processo inicial para o desenvolvimento do mobiliário ecológico ocorreu por meio de imersões em feiras de diversos países, principalmente asiáticos, para entender o conceito e processo. Foram feitas prototipagens, laboratórios, testes e o objetivo principal da marca é oferecer um mobiliário alternativo e mais inovador, com benefícios aplicados a usabilidade dos clientes e ao design, e com uma proposta de conscientização, pois sua matéria-prima não agride o meio ambiente e gera um produto leve que impacta tanto para transporte como para acomodações em grandes empreendimentos.
“Não existia a tecnologia para fabricação de um mobiliário 100% em polyvinyl para atender todas necessidades de uma casa completa. O que existia eram peças soltas, mobiliário mais simples ou no conceito de divisórias, além de pesarem muito para a degradação de todo meio ambiente”, acrescenta o empresário.
Os produtos que não são utilizados para fabricação de mobiliário, entre eles aparas, refugos e sobras são enviados para reciclagem onde são produzidos componentes que fazem parte da confecção dos móveis. A marca conta com opções para cozinha, dormitório, lavanderia, banheiro, closet, quarto e sala, além de linhas para ambientes corporativos.