Novo normal no décor: arquitetas Analis e Analine Passos

Série de entrevistas aborda os desafios enfrentados pelos profissionais do universo décor e trata das expectativas para o futuro dos negócios

Publicado em 20 de julho de 2020 | 08:07 |Por: Cleide de Paula

Para entender como a pandemia impactou a atividade das empresas e profissionais que atuam no mundo décor, o Portal eMóbile convidou diversos especialistas para comentarem sobre como estão enfrentando o novo normal.

Nesta entrevista, conversamos com as Analis Passos e Analine Passos, do escritório Ana Arquitetura:

Analis e Analine PassosPortal eMóbile | Como encararam a pandemia?
Analis e Analine Passos | No início foi bem assustador, pois o escritório estava indo bem, contratos sendo fechados, ano novo começando, estávamos em uma nova fase com metas e expectativas para um ano que seria incrível profissionalmente. E, de repente, tudo parou. Alguns contratos foram pausados, outros cancelados e, então, percebemos a necessidade de criar algo novo e nos posicionar com estratégias de marketing nas redes sociais.

Nós já estávamos bem presentes nas redes principalmente, no instagram, então como o mundo virou um lugar totalmente digital intensificamos ainda mais nossa presença na internet. Fizemos lives com parceiros e colegas, trouxemos para o nosso público mais que arquitetura, um novo estilo de vida no mundo em plena pandemia.

Estudamos, fizemos diversos minicursos (on-line), buscamos entender tudo o que estava acontecendo e principalmente buscamos parceiros e colegas que estavam enxergando as novas oportunidades com esta crise. A pandemia foi na verdade uma grande oportunidade para nosso escritório. Podemos dizer que 2020 está sendo um ano surpreendente e de oportunidades únicas.

Portal eMóbile | Quais foram os impactos no negócio?
Analis e Analine Passos | No início, tivemos um impacto negativo com uma queda de 40% no nosso faturamento. Tivemos que entender as dificuldades do novo mercado para então investirmos na solução e poder nos destacar. Enquanto todos estavam iniciando uma consultoria on-line. Entendemos que o cliente precisava de mais assistência, além de uma consultoria. Mudamos nossos processos de desenvolvimento dos projetos e nas apresentações para o cliente. Apresentamos tudo via chamada de vídeo e desde o estudo preliminar já mostramos o 3D, que antes eram apresentados em 2D.

 Confira todas as entrevistas da série Novo normal no décor

Portal eMóbile | O que mudou na forma de fazer negócios?
Analis e Analine Passos | Nosso trabalho não pode ser visto apenas como uma simples venda, mas como a possibilidade de proporcionar uma experiência única ao nosso cliente. Era preciso provar que mesmo diante da pandemia era importante investir no sonho de sua casa ou seu negócio. Começamos a vender a experiência de ter um ambiente bem pensado e não apenas o projeto. Vendemos um estilo de vida exclusiva para cada cliente.

Portal eMóbile | Quais foram as adequações necessárias para continuar prestando serviços?
Analis e Analine Passos | A internet e as redes sociais tem o poder de criar relacionamento mais profundo com nossos clientes, parceiros e colegas. Todo mundo, hoje, tem uma rede social. Então, percebemos que poderíamos estar com nossos clientes em tempo integral.
fechamos contratos via whatsapp, foi a maior mudança que tivemos. Redes sociais agora são nossa maior fonte captação de clientes. Nosso network também cresceu em torno de 70% nos últimos 5 meses. Temos contato em todo Brasil e nos nos Estados Unidos. Nos rendemos à tecnologia e às redes sociais. Sem dúvida, foi nosso maior diferencial para reverter a situação da crise. Criamos um relacionamento mais profundo com nossos seguidores. A utilização da realidade virtual nos nossos projetos, principalmente nas primeiras apresentações.

Portal eMóbile | Quais dessas mudanças devem prevalecer no negócio daqui para frente?
Analis e Analine Passos | Todas as mudanças! A principal é a apresentação por chamada de vídeo. Em um mesmo dia atendemos um cliente em Salvador (BA) e em Maceió (AL) com a mesma qualidade. Precisamos de uma crise para entender que mesmo presas em casa, a internet nos proporciona estar em todo o mundo.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas