Novo normal no décor: arquiteto Bruno Moraes
Série de entrevistas aborda os desafios enfrentados pelos profissionais do universo décor e trata das expectativas para o futuro dos negócios
Publicado em 12 de julho de 2020 | 08:27 |Por: Cleide de Paula
Para entender como a pandemia impactou a atividade das empresas e dos profissionais que atuam no mundo décor, o Portal eMóbile convidou diversos especialistas para comentarem sobre como estão enfrentando o novo normal. Nesta entrevista, conversamos com o arquiteto Bruno Moraes, do Escritório Bruno Moraes Arquitetura.
Portal eMóbile | Como encarei a pandemia? Quais foram os impactos no meu negócio?
Bruno Moraes | Não fomos tão afetados com a pandemia, pois nossa operação já era toda on-line. Temos todo o servidor na “nuvem”, sistemas e software de gestão de projetos, obras, financeiro, todos com acesso on-line. Disponibilizamos os notebooks para os colaboradores levarem para casa e não tivemos nenhum dia de paralisação com a pandemia. Muito pelo contrário, trabalhamos mais nesse período.
Tivemos alguns contratos de projetos cancelados, principalmente os projetos de restaurantes e, também, passamos por uma paralisação das obras dentro de condomínios. Por outro lado, conseguimos fechar novos contratos, principalmente em clientes corporativos e comerciais, que precisavam adaptar sua loja ou empresa para quando a quarentena finalizasse. Fizemos vários trabalhos neste sentido, executamos um retrofit grande dentro de uma empresa de tecnologia para se adaptar ao retorno das atividades e, aproveitar, que os andares de escritório estavam vazios para a reforma.
Portal eMóbile | O que mudou na forma de fazer negócios?
Bruno Moraes | As reuniões passaram a ser à distância, por plataformas de videoconferência. Temos parceria com um canal no Youtube e em um quadro em um programa de TV. Essas gravações com equipe técnica foram todas canceladas e demos um jeito de continuar fazendo esses conteúdos via celular e enviando o material para uma edição, tudo à distância. Apresentação de projetos e contratos deixaram de ser no escritório ou em um café, todas foram por videoconferência e redobramos o uso do Whatsapp. Também criamos grupos com todos os clientes para melhorar a comunicação.
– Confira todas as entrevistas da série Novo normal no décor
Portal eMóbile | Quais foram as adequações necessárias para continuar com as atividades do Escritório?
Bruno Moraes | Reuniões por vídeo conferência, grupos com todos clientes no whatsapp. Criamos um espaço no nosso sistema para os clientes acompanharem o fluxo financeiro das obras em tempo real pela internet, compartilhamos todas as atividades e cronograma de obras em tempo real com os clientes pelo whatsapp, criamos um novo serviço de consultoria on-line, à distância. As apresentações ficaram mais didáticas e quando precisamos apresentar revestimentos e acabamentos, enviamos na residência do cliente antes da reunião, para ele tocar e visualizar o que estamos propondo.
Todos funcionários que precisaram se deslocar neste período, disponibilizamos um serviço de transporte pago pela empresa, para que eles não tivessem que usar transporte público.
Montamos kits de higiene para todas as obras com álcool gel, máscaras e instruímos os devidos cuidados para todos colaboradores.
Portal eMóbile | Quais dessas mudanças devem prevalecer no negócio daqui para frente?
Bruno Moraes | O home office deve ficar como um programa fixo da empresa, com um rodízio entre os colaboradores. Usar mais as plataformas de reuniões à distância e evitar deslocamentos para reuniões rápidas. Adaptação do ambiente de trabalho, respeitando distanciamento e maior higienização. Plataformas on-line vão continuar. Os clientes vão solicitar mais mudanças nos projetos (residenciais e corporativos), pois a conscientização mudou para todos. As pessoas estão procurando imóveis maiores, estão dando mais atenção ao custo benefício do que estão comprando. As empresas estão exigindo mais áreas com ventilação natural, plataformas on-lines e adaptação no mobiliário de trabalho.
Portal eMóbile | Qual é seu sentimento em relação ao futuro do negócio neste momento?
Bruno Moraes | Ainda vamos passar por um momento difícil pós-crise, que vai refletir muito na economia e no mercado. O mercado já está ciente dessas mudanças e está se adaptando para atender estas futuras demandas. Muita coisa mudou, não só na economia, mas o comportamento das pessoas está diferente. Vamos valorizar mais os encontros, ficamos mais humanos nesse período. Isso vai refletir em todos setores do mercado. A preocupação com higiene será redobrada.
Inscreva-se e curta os vídeos do nosso canal no YouTube