Novo normal no décor: Esther Schattan, da Ornare

Série de entrevistas aborda os desafios enfrentados pelos profissionais do universo décor e trata das expectativas para o futuro dos negócios 

Publicado em 14 de julho de 2020 | 07:59 |Por: Cleide de Paula

Esther Schattan, sócia-diretora da Ornare

Esther Schattan, sócia-diretora da Ornare

Para entender como a pandemia impactou a atividade dos profissionais que atuam no mundo décor, o Portal eMóbile convidou diversos profissionais para comentarem sobre como estão enfrentando o novo normal.

Nesta entrevista, conversamos com Esther Schattan, sócia-diretora da Ornare

Portal eMóbile | Como a Ornare encarou a pandemia? 

Esther Schattan | Todo momento sensível para os negócios também é uma oportunidade de reagir com efetividade. Tivemos que rever processos e adaptar as rotinas de trabalho e atendimento, assim como ocorreu com todas as empresas, em escala global. Ornare é conhecida pelo contato muito próximo com profissionais e clientes e isso foi intensificado, desde o início, para diminuir o gap gerado pela necessidade de fechamento das unidades, no Brasil e Estados Unidos.

Diminuímos as distâncias e nos aproximamos de equipe, profissionais e clientes pelos meios digitais. Houve uma mistura de todos os sentimentos. Preocupação com o mundo todo e, em particular, também muita esperança e fé. À medida que as rotinas vão se solidificando, novas aberturas e oportunidades surgem também.

Na fábrica, a produção também passou por processos novos já incorporado ao dia a dia, com afastamento necessário entre os colaboradores, controle de temperatura, uso das máscaras e todos os cuidados necessários para garantir a saúde. Apenas a retomada da agenda de visitas de grupos de profissionais do mercado a unidade fabril,  eventos que integram o cronograma mensal de Ornare,  ainda deve demorar, por segurança.

 Confira todas as entrevistas da série Novo normal no décor

Já no mercado, vimos a crescente valorização da casa e da priorização da decoração com elementos sustentáveis, duráveis e que realmente dão prazer de usufruir e observar. Com isso, o design e qualidade da nossa marca ganharam destaque e ainda maior referência na especificação. Onde antes se imaginava passar apenas as horas de sono, tornou-se o local onde se trabalha, se faz as refeições e passa a vivenciar 24 horas por dia. Assim, ambientes como home office, espaço refúgio, cozinha e cozinha gourmet, escritórios, lavanderias e hall social para higiene ganham destaque nos projetos.

Portal eMóbile | O que mudou na forma de fazer negócios?

Esther Schattan |  A Ornare já trabalha com escritório virtual há anos, inclusive pela necessidade de contato com as franquias nacionais e internacionais. A matriz e franqueados mantiveram e ampliaram o contato com arquitetos, clientes, construtoras, equipes de vendas, pelo whatsapp, Zoom, telefone, e-mail, redes sociais.  Todos os envolvidos no processo de escolha e desenvolvimento de projetos passaram a enxergar mais vantagens com o atendimento online. Esse acesso remoto acontece com muita facilidade, pois hoje todos estão conectados e o trabalho tem fluído de maneira satisfatória.

Portal eMóbile | Quais foram as adequações necessárias para continuar vendendo?

Esther Schattan | No início, com a necessidade de manter os showrooms fechados, foi necessário ampliar nossa atuação em sistema remoto. Assim, nossa equipe comercial deu andamento aos projetos em fase de aprovação, com apresentações online. Já para novos projetos, dúvidas sobre escolhas de acabamentos foram sanadas com amostras enviadas para os endereços dos clientes, quando solicitado. Ampliamos também nossa presença nas redes sociais com exibição de lives no Instagram da Ornare, onde recebemos profissionais parceiros de áreas como arquitetura, decoração, arte, moda e mercados de luxo e imobiliário. Assim, clientes e pessoas interessadas nos temas podem ter acesso a projetos e informações para inspirar novas ideias de conceitos e tendências sobre os temas. Além disso, no mês de junho, Ornare Lab deu início a um padrão de atendimento dedicado a personalização de projetos em realidade virtual, no Le Monde Office, localizado na Barra da Tijuca (RJ). O atendimento é agendado e se adapta às novas rotinas de segurança que o momento que vivemos pede.

Quais dessas mudanças devem prevalecer no negócio daqui para frente?

Esther Schattan | Mesmo com a retomada do atendimento nos espaços físicos, acreditamos que algumas etapas se tornarão mais simples e resolvidas com maior agilidade pelos canais on-line. Isso diminui distâncias e torna o processo de decisão mais rápido para profissionais e clientes. 

Portal eMóbile | Qual é seu sentimento em relação ao futuro do negócio neste momento?

Esther Schattan | Trabalhamos com profissionais de todo o Brasil, que mantêm escritórios em um determinado Estado, mas atendem Brasil e Estados Unidos com projetos executados pela Ornare, por intermédio das 18 unidades da marca instaladas nas principais capitais. Como já temos expertise nesse padrão de atendimento, enxergamos uma oportunidade de ampliar a presença da marca, com a execução de projetos em âmbito nacional e internacional. Novos padrões de moradias, espaços corporativos e de lazer vão impulsionar novos projetos, desde grandes obras, até pequenas reformas. Esse será um bom momento para as empresas ligadas ao mobiliário e vemos o futuro próximo com muito otimismo. Uma novidade Ornare apresentada recentemente, mas desenvolvida nos últimos dois anos é o Ornare Lab. Unidades com padrão de atelier, espaços reduzidos dedicados a um atendimento por vez, horário marcado, tecnologia aliada a customização de projetos vão ao encontro das necessidades atuais e ao perfil de clientes que buscam produtos premium. Consideramos que esta proposta vai ditar os novos padrões de atendimento presencial para marcas high-end.

Inscreva-se e curta os vídeos do nosso canal no YouTube


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646