Ornare expõe luxo e sustentabilidade em cozinhas no Salone del Mobile (iSaloni)
Exibindo na EuroCucina, marca apresenta coleções que seguem as tendências de mercado em unir beleza, conforto, e a utilização de materiais altamente tecnológicos e sustentáveis
Publicado em 7 de junho de 2022 | 10:22 |Por: Thiago Rodrigo
“A feira é um dos espaços mais disputados do nosso mercado. A organização é bem criteriosa e uma vez que conseguimos participar, o objetivo agora é manter. Por isso, nós buscamos evoluir constantemente. Nosso trabalho se destacou muito na primeira edição que participamos. A organização do evento nos reconheceu e neste ano estamos participando do pavilhão de mobiliário de alto padrão. O espaço EuroCucina traz também o desafio de inspirar outros empresários brasileiros a participarem de grandes exposições internacionais”, diz Esther Schattan, sócia da Ornare.
Em sua terceira participação no evento, Ornare apresentará aos visitantes a coleção Square Round e as linhas Shaker – desenhadas por Ricardo Bello Dias, diretor de arte da marca, com o Studio Ornare, que é coordenado por seu CEO Murillo Schattan e a linha Moove de Vívian Coser. Todas as linhas de produtos seguem as novas tendências de mercado em unir beleza, conforto, e a utilização de materiais altamente tecnológicos e sustentáveis, além de estarem 100% alinhadas com a proposta do Salone para este ano, de destacar a transição ecológica do mundo do design.
De acordo com o diretor de arte, para criar novos produtos e coleções, a empresa realiza inúmeras pesquisas em relação as tendências de moda, cores e novos materiais pelo mundo. E a partir daí, com alinhamento das tendências da marca a coleção se desenvolve.
“Um dos requisitos mais importantes no mundo atual e para que a empresa seja sustentável, é que faça escolhas corretas em relação a tintas e acabamentos renováveis, limpos, sustentáveis. Ao mesmo tempo, é preciso pensar nos acabamentos para toda uma coleção. Nós trabalhamos com uma coleção completamente customizável. Fazemos escolhas inteligentes porque temos que usar os materiais em várias coleções, em vários produtos e ainda fazer com que eles combinem entre eles”, diz.
Ornare está conectada com empresas de alto nível tecnológico, sempre pensando na qualidade de vida de seus clientes, da própria empresa e do mundo. Atenta à responsabilidade social, a marca tem optado por trabalhar sempre com materiais naturais, com tinta quimicamente neutras e de alta qualidade nos acabamentos de todos os seus mobiliários.
– Confira outras presenças brasileiras na feira em Milão
“Ainda em relação aos nossos acabamentos, nossas escolhas não se baseiam simplesmente em cores ou forma. É uma escolha muito inteligente baseada nas nossas necessidades e na flexibilidade que oferecemos. Ornare trabalha com um sistema que se baseia em 4 pilares: Arte, Design, Ciência e Tecnologia”, explica Dias
Muito além de flexibilidade, conforto e sofisticação, a empresa pensa em outros aspectos. Como oferece infinitas possibilidades de personalização, a marca tem o desafio de fazer com que os materiais combinem entre si, seja em relação a cores, espessura, dimensão ou por questões hidrorrepelentes.
Para Esther Schattan, outro grande desafio da indústria moveleira é a questão ética. “É fundamental sermos corretos nos processos de produção, de vendas e sustentabilidade. Pois atualmente, sustentabilidade não é mais apenas uma questão ligada aos materiais que usamos, mas sim sustentabilidade social. É ter responsabilidade com os nossos colaboradores, com meio ambiente, clientes, com a sociedade civil em geral e com todo o ambiente em torno da empresa”, ressalta.
Segundo Dias, a grande vantagem competitiva da Ornare fica por conta do alto grau de personalização e flexibilidade que a marca oferece a todos os seus parceiros de trabalho e ao seu cliente final. “Essa é uma caraterística muito rara de se encontrar em empresas do setor. A marca trabalha de uma maneira que as suas coleções se misturam e se compõem como poesias.
Os arquitetos trabalham em uma parceria muito próxima com a Ornare e tem a vantagem da flexibilidade que oferecemos. Para uma empresa que trabalha com industrial design, oferecer esse tipo de flexibilidade é um luxo. Tem valor infinito. E são poucas as empresas que abrem o leque e deixam o arquiteto participar do projeto”, conclui.
O Salone Del Mobile 2022 tem o apoio do projeto Brazilian Furniture, da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), instituições das quais Ornare é associada.
Ornare no Salone Del Mobile 2022
Linha Shaker: inspirada na comunidade que habitava o noroeste da Inglaterra no século XVIII, a linha Shaker oferece uma reinterpretação das cozinhas tradicionais. A moldura das portas destaca-se como elemento principal de customização, e sua estrutura metálica a torna moderna e sofisticada. Os acabamentos disponíveis variam da elegância do vidro ao calor da madeira e da ráfia tecida, lembrando também o artesanato da comunidade de Shakers.
Linha Round: já a linha Round busca referência na proporção áurea e adiciona as curvas ao vocabulário Ornare, podendo ser usada em conjunto com todas as outras linhas da marca. Seus armários são caracterizados por cantos côncavos ou convexos. Além disso, a linha Round inclui um conjunto de peças autônomas que são uma elegante solução de organização e harmonia para qualquer espaço.
Linha Move: a proposta de customização da Linha Move, assinada pela arquiteta Vivian Coser, se adequa perfeitamente aos tempos atuais. O espaço é composto por peças versáteis e infinitas composições, como painel de múltiplos orifícios, nos quais se fixam ganchos, nichos, prateleiras, gavetas, carrinho gourmet Move Away.
Ao todo, são vinte itens – vários acessórios organizadores e retráteis – 100% customizáveis. O ponto de partida para a criação das peças da linha Move foi a união entre o DNA dinâmico e multíplice, característicos do trabalho da profissional, com a versatilidade e as referências que misturam harmonicamente formas geométricas com a produção racional e minimalista.
Sustentabilidade Ornare
Ornare é uma das primeiras indústrias moveleiras a ter a certificação do CARB (California Air Resources Board), conselho de qualidade do ar da Califórnia (Estados Unidos), que avalia a emissão de formaldeído por painéis de madeira.
A empresa também utiliza madeira certificada internacionalmente pelo FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal, em português), o que confere a empresa o selo verde de proteção ambiental. O processo de produção também segue o padrão FSC.
“A valorização da sustentabilidade dentro do mercado de design e decoração é uma ação que deve se consolidar e nós cuidamos com rigor desde a fundação há mais de 30 anos. Ornare cumpre com as normas exigidas pelo mercado, resultado do nosso compromisso com o meio ambiente e com a qualidade exigida nos showrooms em todo Brasil, Estados Unidos e no recém-lançado em Dubai”, diz Esther.