Ornare expõe luxo e sustentabilidade em cozinhas no Salone del Mobile (iSaloni)

Exibindo na EuroCucina, marca apresenta coleções que seguem as tendências de mercado em unir beleza, conforto, e a utilização de materiais altamente tecnológicos e sustentáveis

Publicado em 7 de junho de 2022 | 10:22 |Por: Thiago Rodrigo

“A feira é um dos espaços mais disputados do nosso mercado. A organização é bem criteriosa e uma vez que conseguimos participar, o objetivo agora é manter. Por isso, nós buscamos evoluir constantemente. Nosso trabalho se destacou muito na primeira edição que participamos. A organização do evento nos reconheceu e neste ano estamos participando do pavilhão de mobiliário de alto padrão. O espaço EuroCucina traz também o desafio de inspirar outros empresários brasileiros a participarem de grandes exposições internacionais”, diz Esther Schattan, sócia da Ornare.

Em sua terceira participação no evento, Ornare apresentará aos visitantes a coleção Square Round e as linhas Shaker – desenhadas por Ricardo Bello Dias, diretor de arte da marca, com o Studio Ornare, que é coordenado por seu CEO Murillo Schattan e a linha Moove de Vívian Coser. Todas as linhas de produtos seguem as novas tendências de mercado em unir beleza, conforto, e a utilização de materiais altamente tecnológicos e sustentáveis, além de estarem 100% alinhadas com a proposta do Salone para este ano, de destacar a transição ecológica do mundo do design.

De acordo com o diretor de arte, para criar novos produtos e coleções, a empresa realiza inúmeras pesquisas em relação as tendências de moda, cores e novos materiais pelo mundo. E a partir daí, com alinhamento das tendências da marca a coleção se desenvolve.

“Um dos requisitos mais importantes no mundo atual e para que a empresa seja sustentável, é que faça escolhas corretas em relação a tintas e acabamentos renováveis, limpos, sustentáveis. Ao mesmo tempo, é preciso pensar nos acabamentos para toda uma coleção. Nós trabalhamos com uma coleção completamente customizável. Fazemos escolhas inteligentes porque temos que usar os materiais em várias coleções, em vários produtos e ainda fazer com que eles combinem entre eles”, diz.

Ornare está conectada com empresas de alto nível tecnológico, sempre pensando na qualidade de vida de seus clientes, da própria empresa e do mundo. Atenta à responsabilidade social, a marca tem optado por trabalhar sempre com materiais naturais, com tinta quimicamente neutras e de alta qualidade nos acabamentos de todos os seus mobiliários.

Confira outras presenças brasileiras na feira em Milão

“Ainda em relação aos nossos acabamentos, nossas escolhas não se baseiam simplesmente em cores ou forma. É uma escolha muito inteligente baseada nas nossas necessidades e na flexibilidade que oferecemos. Ornare trabalha com um sistema que se baseia em 4 pilares: Arte, Design, Ciência e Tecnologia”, explica Dias

Muito além de flexibilidade, conforto e sofisticação, a empresa pensa em outros aspectos. Como oferece infinitas possibilidades de personalização, a marca tem o desafio de fazer com que os materiais combinem entre si, seja em relação a cores, espessura, dimensão ou por questões hidrorrepelentes.Ornare no Salone del Mobile 2022

Para Esther Schattan, outro grande desafio da indústria moveleira é a questão ética. “É fundamental sermos corretos nos processos de produção, de vendas e sustentabilidade. Pois atualmente, sustentabilidade não é mais apenas uma questão ligada aos materiais que usamos, mas sim sustentabilidade social. É ter responsabilidade com os nossos colaboradores, com meio ambiente, clientes, com a sociedade civil em geral e com todo o ambiente em torno da empresa”, ressalta.

Segundo Dias, a grande vantagem competitiva da Ornare fica por conta do alto grau de personalização e flexibilidade que a marca oferece a todos os seus parceiros de trabalho e ao seu cliente final. “Essa é uma caraterística muito rara de se encontrar em empresas do setor. A marca trabalha de uma maneira que as suas coleções se misturam e se compõem como poesias.Ornare no Salone del Mobile 2022

Os arquitetos trabalham em uma parceria muito próxima com a Ornare e tem a vantagem da flexibilidade que oferecemos. Para uma empresa que trabalha com industrial design, oferecer esse tipo de flexibilidade é um luxo. Tem valor infinito. E são poucas as empresas que abrem o leque e deixam o arquiteto participar do projeto”, conclui.

O Salone Del Mobile 2022 tem o apoio do projeto Brazilian Furniture, da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), instituições das quais Ornare é associada.

Ornare no Salone Del Mobile 2022

Linha Shaker: inspirada na comunidade que habitava o noroeste da Inglaterra no século XVIII, a linha Shaker oferece uma reinterpretação das cozinhas tradicionais. A moldura das portas destaca-se como elemento principal de customização, e sua estrutura metálica a torna moderna e sofisticada. Os acabamentos disponíveis variam da elegância do vidro ao calor da madeira e da ráfia tecida, lembrando também o artesanato da comunidade de Shakers.

Linha Round: já a linha Round busca referência na proporção áurea e adiciona as curvas ao vocabulário Ornare, podendo ser usada em conjunto com todas as outras linhas da marca. Seus armários são caracterizados por cantos côncavos ou convexos. Além disso, a linha Round inclui um conjunto de peças autônomas que são uma elegante solução de organização e harmonia para qualquer espaço.Ornare no Salone del Mobile 2022

Linha Move: a proposta de customização da Linha Move, assinada pela arquiteta Vivian Coser, se adequa perfeitamente aos tempos atuais. O espaço é composto por peças versáteis e infinitas composições, como painel de múltiplos orifícios, nos quais se fixam ganchos, nichos, prateleiras, gavetas, carrinho gourmet Move Away.

Ao todo, são vinte itens – vários acessórios organizadores e retráteis – 100% customizáveis. O ponto de partida para a criação das peças da linha Move foi a união entre o DNA dinâmico e multíplice, característicos do trabalho da profissional, com a versatilidade e as referências que misturam harmonicamente formas geométricas com a produção racional e minimalista.

Sustentabilidade Ornare

Ornare é uma das primeiras indústrias moveleiras a ter a certificação do CARB (California Air Resources Board), conselho de qualidade do ar da Califórnia (Estados Unidos), que avalia a emissão de formaldeído por painéis de madeira.

A empresa também utiliza madeira certificada internacionalmente pelo FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal, em português), o que confere a empresa o selo verde de proteção ambiental. O processo de produção também segue o padrão FSC.

“A valorização da sustentabilidade dentro do mercado de design e decoração é uma ação que deve se consolidar e nós cuidamos com rigor desde a fundação há mais de 30 anos. Ornare cumpre com as normas exigidas pelo mercado, resultado do nosso compromisso com o meio ambiente e com a qualidade exigida nos showrooms em todo Brasil, Estados Unidos e no recém-lançado em Dubai”, diz Esther.Ornare no Salone del Mobile 2022

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas