Centro Cultural promove ciclo de palestras sobre design sustentável
Primeira ação no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo acontece no próximo dia 18 de outubro
Publicado em 26 de outubro de 2018 | 11:17 |Por:
Para dar continuidade ao projeto que inaugurou o Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, a instituição inicia um ciclo de debates sobre os novos desafios e soluções para o design sustentável contemporâneo. A programação é aberta não só aos profissionais e estudantes das áreas correlatas, mas também o público em geral, interessado pelo tema design sustentável.
Reciclável, biodegradável e versátil, o bambu é o tema da primeira palestra. Com o nome “Bambu: características e potencialidades”, o bate-papo será apresentação da equipe do Laboratório de Experimentação com Bambu da Unesp/Bauru, que pesquisa as diferentes técnicas de uso deste material.
Sob o comando do professor Marco Antônio Pereira, alunos que fizeram parte dessa iniciativa, como a professora Thais Regina Uena Yamada, irão falar sobre o potencial do bambu para o desenvolvimento de produtos, a tecnologia para cultivo, coleta e tratamento desta matéria prima. O design sustentável está aliado à resistência do produto final, com a vantagem da maleabilidade durante o processo de criação. É uma excelente alternativa para a substituição da madeira.
A segunda palestra, que acontece no dia 08 de novembro, aborda a “Energia solar: potencialidades e sua utilização no transporte público”. O designer Fernando Cunha Lima irá apresentar o seu projeto, em exposição no Centro Cultural, sobre barcos que utilizam painéis fotovoltaicos para o funcionamento do motor elétrico.
O Aquabus 1050, criado pelo designer, é silencioso, não poluente e já é utilizado para o transporte público em algumas cidades da Suíça. Para completar o módulo, o engenheiro Aurélio Souza, especialista em energia solar e consultor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, apresentará um panorama sobre as possibilidades de interação do uso a energia solar com o desenvolvimento de produtos no Brasil.
– Artefama lança cadeiras Deli
No dia 26 de novembro, os designers Érico Gondim e Flávia Vanelli falam sobre a “Reciclagem e Economia Circular no Design Brasileiro”. Flávia é responsável pelo desenvolvimento de um novo material feito com sacos plásticos descartados, que resulta em peças de plástico rígido, com o qual é feita a luminária Currupio, criada por Érico. Este processo colaborativo entre os profissionais e a cooperativa Yougreen, envolvida na coleta e triagem dos materiais, ilustra os principais conceitos de economia circular e de uma nova forma de criar projetos.
(com informações de assessoria)