Prêmio Design Sustentável incentiva boas práticas na indústria

Premiação tem se destacado como incentivo para às inovações do polo de Ubá (MG)

Publicado em 4 de dezembro de 2019 | 08:20 |Por: Everton Lima

A sustentabilidade é um tema cada vez mais importante para a indústria moveleira. Reutilizar materiais, reduzir a produção de resíduos e poupar recursos, como água e eletricidade são temas que estão desafiando os designers. Por isso, uma forma de reconhecer esse esforço é oferecer a eles prêmios, como o Prêmio Design Sustentável.

Em sua terceira edição, a premiação que ocorre durante a Femur, importante feira do polo moveleiro de Ubá (MG), pretende reconhecer os esforços em inovação que serão apresentados no ano que vem. Grandes marcas, como a Cozinha Bartira, já foram premiadas.

Prêmio Design Sustentável

– Sustentabilidade industrial abre mercados e reduz custos

Organizadores falam da iniciativa

Thainara Furforo, analista administrativa, atua na organização do evento e explica o porquê de ele ser tão importante para o setor.  “O Prêmio tem o comprometimento de ampliar a visão sobre a temática ambiental na indústria. Vem, ao longo dos anos, demonstrando que meio ambiente vai muito além do compliance e dos atendimentos a obrigações e regularizações. Esse prêmio valoriza as empresas que já compreenderam seu papel dentro do cenário de responsabilidade socioambiental. Fomenta e expõe as boas práticas de sustentabilidade que vem sendo desenvolvidas no Polo Moveleiro de Ubá”.

Para ela, o debate em torno dos desafios ambientais tem incentivado o interesse da indústria moveleira pela premiação. “Com a grande divulgação dada ao Prêmio, especialmente pela imprensa direcionada ao setor do mobiliário, e com os resultados positivos da implementação do design sustentável nos produtos, a ação conquista, a cada edição, mais participantes e mais produtos inscritos. Além disso, o interesse em desenvolver a sustentabilidade nos processos e no design dos produtos vêm sendo cada vez mais presente nas indústrias do setor”, reconhece.

Ela ainda afirma que já são perceptíveis os avanços da indústria moveleira nesse sentido. “Há uma visível evolução no desenvolvimento sustentável na indústria moveleira no polo de Ubá. Em geral, os fabricantes estão se preparando para o crescimento das exigências legais e do próprio mercado em relação ao meio ambiente, estando um passo à frente das obrigações, cuidando da prevenção dos impactos ambientais. Com essa evolução, o debate sobre o assunto, mesmo sendo um desafio, ganha cada vez mais adeptos que já entenderam que sustentabilidade é uma responsabilidade de todos nós”, conclui.

Nesta semana, os moradores de Ubá poderão conhecer os oito projetos finalistas e votar em seus preferidos. Essa votação definirá os vencedores que serão anunciados na sexta-feira. Você conferirá as fotos e os nomes dos vencedores aqui no eMóbile!

 


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646