Prêmio Salão Design divulga jurados técnico-funcionais

Com inscrições abertas até o dia 31 de agosto, prêmio terá julgamento em duas etapas a partir de setembro

Publicado em 25 de junho de 2021 | 15:26 |Por: Sandra Solda

O Prêmio Salão Design – promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) – divulga seu primeiro grupo de jurados. São cinco especialistas convidados a analisar os projetos inscritos com base em critérios técnico-funcionais.

São eles: Ana Brum, do Centro Brasil Design (CBD); Diego Farto, da empresa Artetílica; Giulio Palmitessa, professor da Unisinos; Ricardo Dal Piva, do Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário; Silvana Carminati Heckman, da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD).

Podem participar do Prêmio Salão Design projetos de mobiliário de estudantes e profissionais. São cinco categorias para participação: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2022; Desafio do Uso de Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivas.

Também permanecem sendo oferecidos os já tradicionais troféus ‘Professor Orientador’ (para o orientador do melhor produto entre os estudantes) e ‘Madeiras Alternativas’. Esse último é uma parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), reconhecendo o uso de espécies consideradas não muito utilizadas. Além do troféu especial, a categoria inclui como premiação uma viagem ao laboratório do SFB em Brasília e expedição a áreas amazônicas de manejo sustentável.

A avaliação dos projetos inscritos será realizada às cegas no mês de setembro, sem o conhecimento dos jurados sobre a autoria dos projetos. Serão considerados critérios como forma e função; ergonomia e segurança; comparativo com similares do mercado; materiais utilizados; Tecnologia de produção, viabilidade produtiva e sustentabilidade.

Desde sua criação, em 1988, o Prêmio Salão Design já teve mais de 15 mil projetos inscritos e um total de 406 premiados. A última edição, em 2020, teve 827  projetos concorrentes. Com patrocínio de Brasmacol, Berneck e Interprint do Brasil, os prêmios são de R$ 6 mil para estudantes e R$ 10 mil para profissionais em cada uma das cinco categorias, além de menções honrosas que podem ser designadas pelos jurados.

O regulamento está disponível no site www.salaodesign.com.br. Siga o prêmio também nas mídias sociais: http://bit.ly/instaPSD e http://bit.ly/facePSD.

Mais sobre os jurados técnico-funcionais

Ana Brum, Centro Brasil Design (CBD)
Designer, doutoranda em Design, mestre em Desenvolvimento e Organizações, Especialista em Engenharia de Produto e Design e em Ensino Superior.  Diretora Técnica no Centro Brasil Design e professora universitária e de pós-graduação.

Diego Farto, Artetílica
Uruguaio residente no Brasil, é diretor Comercial e de Produto na Artetílica, empresa especializada em luminárias para móveis e arquitetura. Apaixonado pelo design, tem vasta experiência em feiras internacionais de design e trabalha com desenvolvimento de novos produtos.

Giulio Palmitessa, Unisinos
Designer, professor e sócio-fundador da Ector, estúdio internacional com sede no Brasil. Trabalhou em centros de design de empresas moveleiras na China, Espanha e Brasil. Há 12 anos, é professor dos programas de bacharelado e pós-graduação da Escola da Indústria Criativa da Unisinos.

Ricardo Dal Piva, Senai
Analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, tem experiência de 17 anos atuando na área moveleira com melhorias de processos, ferramentas de manufatura enxuta e sistemas de gestão da qualidade para certificação de produtos.

Silvana Carminati Heckman, Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD)
B
acharel em Design de Interiores pela Belas Artes de SP, especialista em Gestão Empresarial e Liderança de Pessoas, presidente da ABD e do CIDI para a América Latina. Tem 20 anos de experiência como executiva na Gestão Comercial em importantes empresas do seguimento de design brasileiro.

Cronograma do Prêmio Salão Design 2022

  • Inscrições: de 14 de junho a 31 de agosto de 2021
  • Julgamento da Primeira Etapa: De 09 a 30 de setembro de 2021
  • Divulgação dos resultados da Primeira Etapa: 11 de outubro de 2021
  • Prazo único para entrega dos produtos selecionados: Dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2022
  • Julgamento da Segunda Etapa: 24 e 25 de janeiro de 2022
  • Divulgação dos vencedores: 01 de fevereiro de 2022
  • Mostra dos produtos premiados na Movelsul Brasil 2022: 14 a 17 de março de 2022
  • Cerimônia de premiação: 16 de março de 2022
  • Mostra dos vencedores na DW! Semana de Design de São Paulo: agosto de 2022 (data a definir)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646