Tendências de decoração para 2024
A convite da Fast Shop, o designer de interiores, Newton Lima, traz direcionamentos para o que deve estar entre as tendências de decoração para 2024
Publicado em 31 de janeiro de 2024 | 08:24 |Por: Júlia Magalhães
As tendências de decoração para 2024 destacam a evolução constante no campo do design e decoração, enfatizando a era atual onde a essência do ‘ser’ predomina sobre a posse do ‘ter’. O conforto e a praticidade se tornaram prioridades nos lares, que assumiram diversos papéis recentemente.
Newton Lima, um renomado designer de interiores convidado pela Fast Shop, identificou as principais tendências para as residências em 2024. Segundo Newton, o comportamento humano emergente é o fator principal que influenciará as demandas, estimulará a produção criativa da indústria e promoverá inovações.
Cinco tendências de decoração para 2024
1. Busca por felicidade dentro de casa
O impacto da pandemia levou a uma profunda reflexão sobre o significado do bem-estar dentro de casa. As pessoas passaram a valorizar mais a saúde e a felicidade em detrimento de bens materiais. Observar as melhorias necessárias, reavaliar o conceito de bem-estar e refletir sobre as necessidades individuais ganharam protagonismo.
Houve um movimento de resgate de rotinas em conjunto e a busca por novas referências de alegria e felicidade. É justamente nesse ponto que a necessidade em ‘ser’ ganhou força em relação ao ‘ter’. “As pessoas passaram a se preocupar mais em ser saudáveis e felizes do que ter um carro novo ou ostentar em suas redes sociais”, comenta Newton.
2. Transformação e conexão com a essência
A próxima fase trouxe uma carga de autoconhecimento, tornando o consumidor mais exigente com os cuidados pessoais e com o lar. Tudo o que foi experenciado transformou a forma com que as pessoas consomem.
Se antes a busca era pelos restaurantes do momento, agora, ter uma cozinha equipada com eletrodomésticos de última geração e utensílios práticos e funcionais tornou-se mais importante.
“Almejamos ferramentas que facilitem a rotina, mas sem abrir mão da beleza. Pelo contrário, nunca foi tão importante termos uma casa harmônica e conectada com a nossa essência”, enfatiza.
3. Resgate, memória e conforto
Agora, os lares abrigam não só a família, mas também se tornaram locais de trabalho e socialização. Newton observa que “os consumidores estão reconstruindo memórias, buscando conforto familiar e equilibrando funcionalidade com emoção”.
Ainda segundo o especialista, um dos novos comportamentos esperados para médio e longo prazo é criar experiências mais equilibradas, compensando a era da revolução sensorial, em que há uma busca para desfrutar dos momentos de prazer de formas mais simples.
É o momento ideal para criar empatia através de ambientes acolhedores, com móveis bem dimensionados e que não comprometam a circulação, eletrodomésticos tecnológicos de acordo com a necessidade de quem os utiliza e casas inteligentes e que possam ser controladas e monitoradas à distância.
4. Autocuidado
Em 2024, o foco no autocuidado será intensificado, com a tecnologia sendo utilizada para melhorar a saúde, exercícios físicos, estudos e, certamente, a ambientação dos lares.
“Costumo chamar essa vertente de economia do autocuidado, onde produtos que trazem design, praticidade de manuseio, limpeza e durabilidade serão focos dos consumidores.”
5. Consumo inspirado na jornada do dia a dia
Atenta às novas tendências e a real necessidade de um consumo consciente, a Fast Shop segue implementando o seu novo formato de loja, com assinatura do arquiteto japonês Kengo Kuma. Intitulada de Fast Shop Lifestyle, o modelo traz a experiência do consumidor e o atendimento personalizado como foco central. São lojas totalmente focadas em soluções de tecnologia para cada momento da jornada diária dos consumidores.
A Fast Shop, sob a orientação do arquiteto Kengo Kuma, implementa lojas que refletem o cotidiano dos consumidores, focando em soluções tecnológicas personalizadas. Conforme o diretor de marketing e canais digitais do grupo, Eduardo Salem, explica: “a abordagem da Fast Shop une tradição e inovação, sempre atentos às tendências e necessidades dos nossos clientes”.
Continue informado sobre as principais notícias do setor moveleiro. Siga o Instagram da Revista Móbile 360°!