11ª edição da Mercomóveis gerou R$ 155 milhões em negócios
Mais de 8 mil pessoas visitaram o evento que revela a força do mercado de móveis e madeira de Santa Catarina
Publicado em 23 de agosto de 2019 | 19:30 |Por: Everton Lima
Encerrou no último dia 22 de agosto a 11ª edição da Mercomóveis. Considerada a maior feira de móveis do estado de Santa Catarina, o evento reuniu uma centena de lojistas e mais de oito mil visitantes.
Organizada pelo Sindicato dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Simovale), a Mercomóveis foca no mercado moveleiro e de madeira catarinense. Sendo assim, empresários do Sul do Brasil costumam prestigiar o evento. Além deles, neste ano, a feira recebeu empresários chineses que divulgaram seus produtos.
11ª edição da Mercomóveis: um termômetro sobre a economia
Satisfeito com o resultado, o presidente da feira, José Derli Cerveira, anunciou que o volume de negócios prospectados foi da ordem de R$ 155 milhões. Além disso, conforme Cerveira, data da próxima edição, deverá ser de 16 a 19 de agosto 2021.
Para o presidente do Simovale, Ilseo Rafaeli, as expectativas com a economia fizeram com que os empresários fossem mais cautelosos. “Na sua grande maioria, as pessoas estão mais prudentes, vivendo a realidade. Eu sinto que os empresários notam que a coisa não vai ser tão rápida (melhora econômica). Todo mundo está com o pé no chão”, afirma.
Contudo, ele mostra que essa postura não é negativa, uma vez que ele obriga as empresas a buscarem parcerias mais seguras e duradouras. “Os clientes estavam buscando parcerias mais sólidas. Isso vale tanto para quem está comprando quanto para quem está vendendo.”
– Gatilhos mentais: técnica aumenta as vendas recorrendo ao “cérebro primitivo”
Pareceria entre varejo e indústria
Rafaeli afirma que notou um consenso entre fabricantes e vendedores de que a união entre eles é fundamental para o crescimento do setor. “O varejo não está tentando sufocar a indústria e nem a indústria tentando, digamos assim, levar vantagem sobre os vendedores. Todos estão indo para o sacrifício para passar esse período juntos. Buscando soluções juntos.”
Além disso, o presidente da Simovale ressalta que atualmente, só oferecer preço baixo não foi suficiente para fechar parcerias. Visão compartilhada pelo empresário Thiago Sirtuli, um dos 100 expositores do evento. Sirtuli, complementa que a qualidade um diferencial mais atrativo. “Acreditamos que não é o preço que faz o diferencial dos produtos, mas sim a qualidade e o design.” O empresário pontua também que o contato direto, oportunizado através da participação na feira, gera ainda mais credibilidade. “Amplia nossas oportunidades de negócios”, opina.
O empresário Elsio Schmeir concorda e lembra que as participações nas últimas edições da Mercomóveis foram importantes para a divulgação da sua marca. “A empresa passou a ser conhecida a partir da feira. Expandimos mercados e avançamos na equipe de representantes e clientes. Por consequência, houve fortalecimento da marca. Aliás, tivemos de reestruturar nossa planta fabril para atender as demandas”, rememora.
Produtos bem-acabados, ainda nas linhas mais populares
Rafaeli revela que ficou satisfeito com a qualidade dos produtos mostrados na feira. “Os produtos estão melhor acabados, mesmo em uma linha popular. Muita gente investindo em acabamento, subindo linha de produto. Fugindo um pouco da linha muito popular, criando um ‘popular chique’.”
Esse investimento, de acordo com o presidente, certamente vem para atender as demandas do cliente final. “O público está mais exigente. Houve uma retração de compra do consumidor. Como ele está comprando menos, quando compra, quer algo melhor. Isto é, que dure mais, com um tecido mais bacana”, explica.
Por fim, Rafaeli declara estar satisfeito com a 11ª edição da Mercomóveis, relatando que “ouviu muitos elogios por parte do público e dos expositores”. A equipe do Simovale já está planejando a próxima edição do evento. A 12ª Mercomóveis está prevista para agosto de 2021.