11º Congresso Nacional Moveleiro ocorre em outubro em Curitiba

Após cinco anos, Congresso Nacional Moveleiro retorna para mais uma edição promovendo o desenvolvimento do mercado moveleiro

Publicado em 17 de junho de 2024 | 09:15 |Por: Thiago Rodrigo

O 11º Congresso Nacional Moveleiro está programado para os dias 01 e 02 de outubro de 2024, na sede da Fiep, em Curitiba (PR). Reunindo representantes do setor moveleiro de todo o País, o evento propicia o desenvolvimento da cadeia nacional por meio da inovação, do design, de novas tecnologias e da inteligência de mercado. Esta edição tem como tema principal “O olhar da movelaria brasileira na reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes”.

A Associação Brasileira das Indústrias de Móveis (Abimóvel) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio de seu Conselho Setorial da Indústria Moveleira, realizam o evento que tem por objetivo oportunizar ao público do setor e da cadeia produtiva um espaço para encontros e discussões de assuntos relevantes a partir de uma programação dinâmica de palestras, painéis, rodadas de negócios, ideathon e reconhecimento do design nacional por meio de premiações.

O tema do evento foi especialmente escolhido pelos organizadores em resposta às recentes tragédias climáticas no Rio Grande do Sul, reforçando a necessidade da discussão e execução dos princípios ESG (Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança) na indústria nacional, bem como ressaltando o papel do setor de móveis na reconstrução das vidas e dos espaços afetados.

Menos de um mês para a ForMóbile

“A catástrofe que ocorreu no Rio Grande do Sul trouxe à tona uma reflexão maior quanto a incerteza e a ansiedade na reparação das vidas que ficaram com suas condições físicas e de segurança totalmente comprometidas. Nesse sentido, o impacto nas famílias e na economia de toda nação precisa ser tratada de forma a produzir lições para o futuro. Iniciativa que precisa ser pautada na atuação solidária e conjunta dos poderes constituídos e da sociedade em geral, da qual a Abimóvel, como entidade nacional do setor, não fugirá da discussão e ação”, reforça o presidente da Abimóvel e vice-presidente da Fiep, Irineu Munhoz.

Nesse sentido, os participantes poderão acompanhar painéis sobre a importância da responsabilidade social e sustentabilidade na habitação ministrados por especialistas no setor. Além de temáticas como a restauração de famílias e vidas; normativas e tecnologias da construção civil; normalização de móveis; exportações; design e diferenciais competitivos; inclusão e diversidade; além de contar com a presença de personalidades que focarão no poder da solidariedade, entre outros assuntos que podem beneficiar a indústria moveleira e a sociedade brasileira.

Rodadas de Negócios

Um dos pontos altos da programação do Congresso Nacional Moveleiro 2024, as rodadas de negócios ocorrerão em ambos os dias (01 e 02 de outubro), oferecendo oportunidades ímpares para os participantes estabelecerem conexões estratégicas, promoverem parcerias e fecharem negócios. Empresários e compradores terão a chance de se encontrar em um ambiente propício para negociações, impulsionando o crescimento e a inovação no setor moveleiro.

Mulheres & Conexões
Já no segundo dia de evento, um dos destaques é a segunda edição do encontro “Mulheres & Conexões”. Criada pela Abimóvel em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e o Conselheiras, a ação tem como objetivo promover a equidade de gênero, enfatizando a inclusão e o fortalecimento do papel da mulher na indústria e no mercado. Dessa forma, abrindo espaço para discussões de temas como empreendedorismo feminino, liderança empresarial, negócios internacionais, economia colaborativa, entre outras pautas relevantes para o desenvolvimento econômico e social no país.

Ideathon e premiação de design

Por falar em inovação, outro momento aguardado do evento é a ideathon: uma “maratona de ideias” que reúne profissionais, estudantes e entusiastas do design e da indústria moveleira em uma competição criativa e colaborativa, com o desafio de desenvolver soluções inovadoras que atendam às necessidades atuais do setor, tendo como foco a sustentabilidade e a reconstrução de ambientes afetados por catástrofes.

Os projetos serão avaliados por um júri composto por especialistas do setor. Os critérios de avaliação incluirão originalidade, viabilidade técnica, impacto ambiental e social, além da capacidade de implementação das propostas. Os vencedores terão a oportunidade de apresentar suas ideias no palco principal do congresso, além de receberem prêmios que incluem suporte para o desenvolvimento dos projetos, mentorias e visibilidade no mercado.

Salão Móvel Paraíba encerrado com sucesso

O design integrado à indústria, aliás, é um dos carros-chefe dessa edição do congresso, ressaltando a importância da área na criação de soluções inteligentes, eficazes e viáveis, especialmente diante da temática do evento. Para inspirar o debate, a organização receberá figuras proeminentes do design nacional na programação de palestras, além de realizar uma mostra exclusiva com algumas das peças que foram expostas pelas indústrias e designers brasileiros na Semana de Design de Milão 2024, na Itália, tanto no iSaloni quanto no FuoriSalone.

Dessa forma, demonstrando a força da indústria brasileira de móveis, que neste ano chamou a atenção por se colocar na vanguarda de algumas das principais tendências globais em ascensão, inspirando um design mais intuitivo, uma produção mais sustentável e processos que de fato coloquem o aspecto humano no centro dos desenvolvimentos.

Congresso Nacional Moveleiro

Fazendo parte do calendário de eventos no setor de móveis desde 2006, o evento evoluiu de um seminário local para um congresso de alcance nacional em 2015, consolidando-se como o principal summit da indústria brasileira do mobiliário. A iniciativa já reuniu mais de quatro mil participantes em uma única edição, com um público qualificado, oriundo de todas as regiões do país. Este ano, o Congresso Nacional Moveleiro espera manter essa tradição de sucesso, promovendo temas e inovações que abrangem toda a cadeia produtiva da madeira e móvel.

O evento oferece dois dias de muita interação entre representantes da indústria, arquitetos, influenciadores, varejistas, fornecedores de insumos, bens e serviços, entre outros players do setor de móveis de todo o país, propiciando o desenvolvimento da cadeia, por meio da inovação, do design, de novas tecnologias e da inteligência de mercado.

“O Congresso Moveleiro Nacional é mais do que um evento – é uma plataforma essencial para o desenvolvimento e fortalecimento da indústria de móveis no Brasil. A edição 2024 promete ser um encontro de mentes brilhantes e inovadoras, unidas pelo propósito de transformar e impulsionar o setor moveleiro e a sociedade brasileira de forma estratégica e sustentável”, reforça Munhoz.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 01 de outubro, às 08h45, no Centro de Eventos da Fiep, localizado na Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico. A organização do evento convida a todos os interessados a participar deste encontro imperdível, que certamente moldará o futuro da movelaria brasileira.

11ª Congresso Nacional Moveleiro 2024

Data: 01 e 02 de outubro de 2024
Local: Centro de Eventos da FIEP, Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico, Curitiba-PR
Abertura: 01 de outubro, às 08h45
Para atualizações sobre o 11º Congresso Nacional Moveleiro siga as páginas do Instagram da Abimóvel (instagram.com/abimovel) e do evento (instagram.com/congressomoveleiro).

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas