Brasília Design Week 2024 é oficialmente apresentada

Brasília Design Week 2024 ocorre em junho, com apoio da ABIMÓVEL, e promete posicionar de vez a capital brasileira como um farol de inovação, design e sustentabilidade

Publicado em 6 de dezembro de 2023 | 08:05 |Por: Júlia Magalhães

Ocorreu na última terça-feira, 28 de novembro, o pré-lançamento da Brasília Design Week 2024, que promete posicionar de vez a capital brasileira como um farol de inovação, design e sustentabilidade. Conhecida mundialmente por sua arquitetura modernista e planejamento urbano inovador, o objetivo é colocar a cidade no circuito mundial das semanas de design, consolidando-a como um símbolo de criatividade e economia circular no cenário global.

Idealizada pela empreendedora Caetana Franarin, a Brasília Design Week está programada para junho de 2024, contando com uma série de exposições e eventos paralelos. “Brasília inspira e respira criatividade. Não se pode caminhar pela cidade sem encontrar grandes obras ou expressões artísticas. É crucial que nossa cidade adote o design como via para seu desenvolvimento sustentável”, afirma Caetana.

Dessa forma, assumindo a postura de ser mais do que um evento, mas um movimento, a BDW 2024 conquistou o suporte de diversos segmentos econômicos significativos para o Distrito Federal, incluindo o setor moveleiro, por meio do apoio da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e instituições parceiras, como a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a partir do Projeto Setorial Brazilian Furniture.

“O Brazilian Furniture tem tudo a ver com a missão apresentada pelo time da Brasília Design Week, levando o mobiliário, a indústria, o design, a diversidade material, a sustentabilidade e a criatividade brasileira para o mundo. Nesse sentido, a cidade de Brasília, capital de nosso país, é um exemplo de como a criatividade pode ser alavancada para alcançar reconhecimento e excelência global”, fala a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri.

Brasília Design Week 2024

A vocação da cidade para a economia criativa foi confirmada em uma recente pesquisa conduzida pela UCB (Universidade Católica de Brasília), com apoio da Fecomércio-DF (Federação do Comércio do Distrito Federal) e da Setur/DF (Secretaria de Turismo do Distrito Federal). A pesquisa identificou mais de 130 mil “agentes criativos” espalhados por todas as Regiões Administrativas do DF, atuando em áreas como móveis, moda, tecnologia, música, arte, publicidade e games.

A curadora do evento, Nina Coimbra, também ressalta a importância da ação: “A exposição será diversificada, sustentável e representativa, com inovações no uso de matérias-primas e processos que refletem a conscientização dos desafios ambientais e sociais do Brasil e de Brasília. A Brasília Design Week vai destacar a identidade brasiliense no design, evidenciando seu sincretismo e a mistura das culturas populares brasileiras”. Dessa forma, o evento de pré-lançamento, que ocorreu na Galeria Index, no Setor Comercial Sul (SCS), foi apenas um prelúdio para o grande movimento que deverá ocorrer em junho do próximo ano.

Diversas exposições e oficinas voltadas para o desenvolvimento criativo já estão programadas, contando com a exibição de peças brasileiras que serão expostas no Salone del Mobile.Milano, durante a Semana de Design de Milão, na Itália, por meio do Projeto Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, conectando designers e marcas nacionais com o mercado global.

“O setor moveleiro nacional é amplamente premiado por sua qualidade e design inovador. O Brasil é rico em matéria-prima, como madeiras, tramas e couro, que representam diferenciais competitivos significativos e agregam valor aos nossos produtos. Brasília e os designers brasilienses são grandes exemplos do que temos de oferecer de melhor”, pondera Cervieri.

Idealizadora da ação, Caetana Franarin ainda reforça a relevância do evento para os negócios, para a cultura do design e para a valorização dos profissionais brasilienses, ressaltando o potencial de se estar na capital do país, onde se encontram as embaixadas de diversos países do mundo.

A intenção é envolver Brasília em uma atmosfera criativa e artística, com a participação ativa de bares, restaurantes, praças, parques, hotéis e shoppings locais. Quanto a isso, Luís Otávio Rocha Neves, presidente do Sindeventos, destaca: “A semana não só aquecerá a economia do Distrito Federal, mas também projetará nossos talentos para o Brasil e para o mundo”.

* Com informações de assessoria de imprensa

🔗 Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas