Brazilian Furniture marca presença no Supersalone 2021
Projeto da Abimóvel, Brazilian Furniture conta com diversas empresas brasileiras presentes no Supersalone 2021, edição especial do Salone del Mobile Milano
Publicado em 3 de setembro de 2021 | 10:03 |Por: Portal eMóbile
Primeiro grande evento do setor moveleiro a reabrir suas portas ao público na Europa, o Supersalone 2021 terá a presença do Projeto Brazilian Furniture. A edição especial do Salone del Mobile Milano terá dez empresas brasileiras nos pavilhões do tradicional Rho Fiera entre os dias 05 e 10 de setembro.
A programação do projeto para a Semana de Design de Milão na Itália, que ocorre concomitantemente à feira, ainda conta com um evento exclusivo no Fuorisalone, com a exposição de outras 20 marcas e designers de móveis brasileiros na cidade que é considerada a meca do design mundial.
Para a Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, entidade organizadora do Projeto Setorial Brazilian Furniture junto à Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, participar deste momento de retomada das feiras de negócios ao redor do mundo, confirma o posicionamento da indústria brasileira de móveis em um papel precursor e de grande relevância, em sinergia com os maiores mercados moveleiros do planeta, tal qual o italiano.
Supersalone 2021
Após 18 meses, o maior evento moveleiro e de design do mundo ressurge, então, com dinâmica e proposta diferentes para 2021. Pensado para ser um evento único realizado apenas neste ano, o Supersalone visa ser uma resposta para a indústria e a economia italiana em um período que, embora ainda restritivo, países do mundo todo se preparam para a reabertura de mercado.
O novo conceito conta com cinco colaboradores internacionais trabalhando ao lado do curador Stefano Boeri — notável arquiteto italiano. O objetivo da curadoria é o de conceber o Supersalone com foco não só na exposição de produtos e na realização de negócios, mas também no entretenimento e no envolvimento dos visitantes com um projeto único e alinhado com os tempos em que vivemos, incluindo a reconexão social.
Dessa forma, o Supersalone também estará aberto todos os dias para o público em geral. Lembrando que no formato tradicional do iSaloni, o público não profissional só tinha acesso aos dois últimos dias do evento. Além de desfrutarem de música ao vivo, experiências gastronômicas e palestras com importantes nomes da indústria do mobiliário, da arquitetura e da decoração, esses visitantes poderão conhecer em primeira mão o que há de mais inovador em matéria de design e soluções para o viver, antes mesmo de chegar às lojas. Aliás, será possível inclusive adquirir as peças lá apresentadas diretamente dos fabricantes. Uma mudança significativa no escopo da feira.
– Produção de móveis cai em julho
Quando se trata do layout do evento, que contará com um formato reduzido, não ocupando todos os pavilhões do Rho Fiera, a dinâmica proposta por Boeri e seus cinco colaboradores segue a ideia de uma grande biblioteca de design. Que celebrará a atenção e o cuidado com os espaços contemporâneos, pensados para valorizar e harmonizar os novos produtos e criações desenvolvidos pelas empresas expositoras nos últimos 18 meses.
O layout consistirá em longos conjuntos paralelos, projetados para categorias específicas de produtos. Permitindo, assim, que os expositores criem suas próprias identidades e apresentem seus produtos em paredes verticais e, em alguns casos, em superfícies horizontais, ambas modulares. Como em um museu.
Esta configuração de exposição “fluida e dinâmica”, de acordo com seus idealizadores, visa permitir que os visitantes naveguem livremente dentro de um enorme arquivo nacional e internacional de criatividade, excelência e know how em design. Confirmando, assim, o objetivo de entregar aos profissionais e consumidores finais uma experiência de compra envolvente e única.
Brazilian Furniture
O Projeto Brazilian Furniture criado pela Abimóvel e Apex-Brasil levará as seguintes marcas brasileiras para o Supersalone, além de programado uma ação especial com a marca Etel Design.
Sier Móveis – siermoveis.com.br
Lovato Móveis – lovatomoveis.com.br
Tidelli – tidelli.com
Ornare – ornare.com.br
Modalle – modalle.com.br
Florense – florense.com.br
Grupo Herval/Uultis – uultis.com
Móveis Rizzon/Estudio Bola – estudiobola.com
By Kamy – bykamy.com.br
Cristais São Marcos – cristaissaomarcos.com.br
“Estamos muito orgulhosos e animados com a presença brasileira no Supersalone, na Itália, no próximo mês de setembro. Será o retorno da participação das indústrias e do setor na maior feira de móveis e design do mundo”, registra a presidente da Abimóvel, Maristela Cusin Longhi. “O setor, a indústria e o Brasil merecem, pois, apesar da pandemia, temos trabalhado muito para a construção de uma agenda positiva que reflita a relevância da nossa indústria”, acrescenta e sinaliza: “A participação das empresas brasileiras no mercado internacional inicia na Itália uma série de eventos internacionais de grande relevância”.
De fato, há ainda muitas novidades por vir no calendário internacional. “Por meio do Projeto Brazilian Furniture e suas ações com foco na internacionalização de nossas empresas, tais como a participação em Feiras Internacionais, Missões Comerciais e Projetos Imagem, colocamos nossa indústria frente a frente com compradores qualificados dos mais diversos países. Dessa forma, ampliando nossa produção, gerando mais empregos e movimentando a economia nacional; ao mesmo tempo em que levando o móvel, as marcas e o design brasileiro a cada vez mais mercados, que terão acesso a produtos de qualidade, valor agregado e estética inconfundível”, ressalta a diretora executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri.
Gerente da Apex-Brasil, Clarissa Franco também dá seu depoimento: “Em 2019 e 2020, o Projeto Brazilian Furniture conquistou consideráveis indicadores de crescimento, tanto do número de empresas participantes quanto do volume de exportações, reflexo da qualidade da gestão e da maturidade nos negócios, tornando-se um projeto setorial de grande relevância para a Apex-Brasil. A participação em Milão refletirá a performance obtida em 2018 e 2019, bem como o bom momento vivido pela indústria, mostrando o melhor do design brasileiro aliado à sustentabilidade e aos nossos materiais”.