Brazilian Furniture na ICFF nos EUA

Brazilian Furniture leva dezenas de empresas e designers nacionais para os EUA: ICFF 2024 começou neste domingo em Nova York

Publicado em 20 de maio de 2024 | 12:00 |Por: Thiago Rodrigo

O Brasil possui uma identidade muito única no design de móveis e outros itens para casa. Essa singularidade está profundamente enraizada na rica herança cultural do país, na abundância de matérias-primas e nas variadas técnicas, cores e formas características de suas diversas regiões. Lar de um mosaico de etnias, tradições, climas e ecossistemas, a pluralidade brasileira alimenta a inovação e a competitividade de seus produtos, que são levados ao mundo por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, que desembarcou neste fim de semana em Nova York, nos Estados Unidos, na ICFF 2024.

Esforço colaborativo da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o projeto leva 28 empresas brasileiras para a Missão Comercial ICFF (International Contemporary Furniture Fair), principal feira de mobiliário contemporâneo no calendário norte-americano, que começou neste domingo (19) e vai até a amanhã (21 de maio).

Reunindo mais de 450 marcas de design de cerca de 35 países e recebendo um público qualificado de dentro e fora dos Estados Unidos, que vai ao país para participar dos eventos na programação da Semana de Design de Nova York, da qual a feira faz parte, a ICFF foca no design original e sustentável, marcas da indústria de móveis brasileira, que se destaca no evento ganhando prêmios e notoriedade ano após ano.

Entre as indústrias associadas ao Brazilian Furniture que participam da ICFF 2024, 13 delas estarão em exposição em estandes exclusivos do projeto, com cenografia assinada pela Estojo — que também assinou o conceito dos estandes que se destacaram no Salone del Mobile.Milano (iSaloni) neste ano — e todas participam de rodadas de negócios com compradores internacionais provindos de países como Estados Unidos, Canadá, México, entre outros.

Além disso, nove marcas brasileiras também apresentam 18 novas peças de mobiliário desenvolvidas em colaboração com dez designers/estúdios de design nacionais por meio do programa “Design + Indústria”, que contará com uma mostra exclusiva na feira, de curadoria de Liana Tessler e cenografia também da Estojo, seguindo o sucesso da ação no iSaloni.

O programa visa incrementar a competitividade e, consequentemente, as exportações da indústria de móveis brasileira, promovendo a internacionalização e ampliando a presença dessas marcas no mercado global ao atuar em todas as etapas do desenvolvimento e comercialização do produto, desde a integração entre empresas e designers, passando pela concepção e produção de novas peças até ações de marketing e promoção comercial.

Já na área do café, especialmente pensada para recepcionar e integrar visitantes e expositores, o espaço é ocupado pela Florense. Enquanto a Akra Collection abrilhanta a mostra “Design + Indústria” com a rede Floresta Tropical, peça que é uma ode às técnicas tradicionais e fibras naturais encontradas no Brasil, cedida gentilmente para o projeto.

“Como o sexto maior produtor de móveis e o 28º maior exportador globalmente, a indústria de móveis do Brasil representa uma verdadeira força no comércio internacional, com presença em 180 países e uma participação significativa em grandes feiras comerciais, consolidando ainda mais a posição do Brasil no mercado global”, explica a diretora-executiva da Abimóvel e gerente do Projeto Brazilian Furniture, Cândida Cervieri.

Ela reforça que o setor de móveis no Brasil vem não só incorporando as principais tendências globais, como também somos referências quando falamos em design criativo, humanizado, intuitivo e sustentável, estando na vanguarda das atuais demandas globais. Movimento que se confirmou em Milão neste ano e deverá chamar a atenção também em Nova York, duas das maiores potências do design mundial.

“O mercado norte-americano é um grande parceiro da indústria brasileira de móveis, com os Estados Unidos representando cerca de 31,9% das nossas exportações no último ano. Estar presente nesse evento nos permite destacar a qualidade e o design dos móveis brasileiros, além de fortalecer nossas parcerias comerciais e atrair novos negócios”, ressalta a gestora do Projeto Brazilian Furniture na ApexBrasil, Clarissa Franco.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas