Ciff Shanghai 2024 abre suas portas para o mundo
Feira chinesa de móveis iniciou nesta quarta-feira (11/09) e segue até sábado (14/09); Revista Móbile marca presença e traz impressões da WMF
Publicado em 11 de setembro de 2024 | 19:30 |Por: Thiago Rodrigo
A 54ª edição da China International Furniture Fair começou hoje, 11 de setembro, em Shanghai, no National Exhibition and Convention Center (NECC). Com o objetivo de ser uma nova era em móveis, a maior feira de móveis da China conta com a presença da Alternativa Editorial com o Portal eMóbile e a Revista Móbile a convite da organização.
Os 340 mil metros quadrados do local do evento surpreendem pelo tamanho do espaço que conta com 16 pavilhões. Destes, oito são ocupados com móveis para diferentes espaços da casa e fora dela, e dois são destinados a Ciff Shanghai WMF (Woodworking Machinery Fair) promovido pela China International Furniture Machinery.
O espaço esteve com algumas divisões claras na disposição dos expositores, com máquinas para a produção de painéis de madeira, com muitos fornecedores chineses e alguns europeus, como as conhecidas Siempelkamp e Dieffenbacher. Pequenos estandes exibem a oferta do primeiro processo da madeira e de tecnologia para produção de plywood, como soluções como da empresa Mstar.
Nos espaçosos corredores e grandes estandes, a Homag China marca presença com suas tecnologias para a produção de móveis demonstrando aplicações da Centateq E-310, Drillteq H-330, Sawteq S-180 Profiline, Edgeteq S-358, S-356, S-500, S-370 lasertec, centro de usinagem, furadeira, seccionadora e quatro coladeiras de borda, respectivamente.
Por falar nesta última máquina, são muitos os fabricantes chineses de coladeiras de borda, número bem maior que os diversos com a gama de centro de usinagem e muito maior que as parcas seccionadoras exibidas. Entre as coladeiras, chamou a atenção em algumas máquinas a usinagem de um puxador de gaveta com a aplicação de um filme plástico para revestir a usinagem feita, fornecendo em uma única passada na coladeira a frente gaveta usinada e revestida na mesma máquina, como as da marca Ruike com a coladeira JCX-88o PUR.
Ao seu lado, um dos maiores estandes do evento foi da KDT, com diversas soluções em máquinas para o processamento de móveis, em destaque para as coladeiras de borda. Entre outros fornecedores no evento, estão a alemã Weinig com sua parceira Holz-Her, a italiana Bacci com tecnologias para a execução de móveis em madeira maciça, exibindo as possibilidades de usinagens de pés de cadeira, a Altendorf, Cefla e a Biesse, este último com demonstrações do centro de usinagem Rover A.
A chinesa Nanxing, com presença no Brasil por meio da STI Máquinas, também contou com um amplo estande, demonstrando centros de usinagem, furadeiras com um e dois centros de trabalho, além de coladeiras de borda. A Sandar foi outra empresa com diversas soluções em máquinas. Outras marcas que chamaram a atenção foram Hongfa, Hongmaster, QCM, Donve, Excitech e Hold.
Muitas empresas que trabalham com madeira maciça mostram boas soluções como a Cosen, que possui no catálogo diversas máquinas CNC para o processamento e transformação da madeira com destaque para corte, usinagem e torneamento de peças, como o CNC Band Mill Saw. Já a Tonsing tem centros de cinco eixos para a fabricação, principalmente, de cadeiras, além de centros de usinagem Nesting de três eixos e prensas.
Dentro das soluções de estofamento, a Tiema Automation mostrou em miniatura animada a solução completa de uma fábrica de colchões automatizada pronta para atender dessa forma de acordo com o orçamento dos fabricantes. A empresa esteve este ano, em julho, na feira ForMóbile em São Paulo (SP), ctendo prospecções com algumas empresas brasileiras. A companhia tem a intenção de expandir sua atuação no Brasil oferecendo tecnologia que, segundo o representante Cameron Luo. A Dekui Tech e a Lianrou mostraram soluções para fabricar molejos.