Conemov 2024: conexão e inovação no setor moveleiro
Com o tema “Conexão”, o Conemov 2024 cumpriu seu papel de promover discussões inovadoras e fortalecer as relações entre os diferentes atores da indústria
Publicado em 3 de setembro de 2024 | 08:26 |Por: Júlia Magalhães
Considerado o principal palco de discussões e troca de informações do setor de móveis no Nordeste, o Conemov (Congresso Moveleiro do Nordeste) ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto, no auditório do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, no Bairro dos Estados, em João Pessoa, Paraíba.
Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PB) e pela Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba (Amap), o Conemov ofereceu palestras, mentorias e oportunidades de networking.
Em sua sexta edição, com o tema “Conexão”, o evento destacou a importância da integração da indústria moveleira com diferentes setores, projetos e instituições. Com isso, promoveu a união do segmento, fortaleceu a economia local e atualizou os participantes sobre as tendências e expectativas do mercado de móveis, tanto no âmbito nacional quanto internacional.
De acordo com o assessor especial de assuntos estratégicos e relações institucionais da AMAP e diretor da Ajax Expansão corporativa, Jamaci Messias Damasceno, em entrevista exclusiva à Revista Móbile, esta foi uma edição disruptiva. “O público deste ano foi menor em número, no entanto, mais qualificado e muito participativo. A Caravana do Piauí e do Rio Grande do Norte abrilhantaram o evento, acontecendo a maior visita técnica das duas últimas edições, com 30 participantes.”
Além disso, o evento paralelo com o Banco do Nordeste foi bastante proveitoso. “Cerca de cinco contadores representando aproximadamente 200 empresas participaram para esclarecer dúvidas sobre o preenchimento de cadastro e linhas específicas para seus clientes,” acrescentou Damasceno. O Banco do Nordeste também foi patrocinador do evento.
Destaques do Conemov 2024
Esta edição do Conemov foi marcante por suas apresentações e painéis inovadores. Um dos destaques foi a inspiradora apresentação da diretora executiva da Nicioli, Regiane Palhari Homem, que participou de um painel sobre “A Realidade da Presença Feminina no Setor Moveleiro”. Ela foi acompanhada pela criadora da Universidade Moveleira de Minas Gerais, Carla Botelho, e pela CEO do Grupo Officina, Sonidelany Cassiano. “A conversa fluiu de forma leve e envolvente, com as participantes compartilhando suas vivências, incluindo momentos engraçados de suas experiências no setor”, observou Damasceno.
Após o painel, Carla Botelho apresentou um case de sucesso sobre o programa de formação de líderes nas fábricas de Ubá, MG, que foi recebido com grande admiração pelo público, especialmente pela aplicabilidade da metodologia tanto em grandes quanto em pequenas fábricas.
Outro painel de destaque abordou as perspectivas da indústria moveleira no Nordeste. A discussão seguiu a apresentação de gerente executivo de desenvolvimento territorial do Banco do Nordeste, Izidro Barreira, sobre “Os Caminhos do Desenvolvimento”. O painel contou com o Diretor do Centro de Inovação do IFPB, Professor Erick Melo, e com a participação do Presidente da COMICRO, José Tarcíso. O foco foi em como as empresas podem aproveitar as oportunidades oferecidas pelas instituições para alcançar crescimento.
A gerente de política industrial e diretora de desenvolvimento industrial da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Suzana Squeff, também fez uma apresentação importante, discutindo como o Brasil está estruturando a indústria nacional como uma política de Estado e como o setor moveleiro pode se beneficiar dessa abordagem.
Posteriormente, um painel com três representantes de sindicatos, mediado pelo vice-presidente da Abimóvel para o Nordeste, Adeilton Pereira, trouxe à tona as realidades de diferentes estados. O painel contou com Ricardo Lira, do Sindmóveis RN, e Maurício Lassmann, da Moveba, que representaram Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia, respectivamente. Eles compartilharam suas experiências regionais e sugeriram melhorias para o setor. Este painel preparou o terreno para a palestra de Suzana Squeff, que tratou sobre como aumentar a produtividade nas indústrias, superando desafios e explorando alternativas.
“A conexão de todos esses temas culminou com a palestra final, ‘O Poder da Decisão – Como Tomar Decisões e Escalar Resultados’, apresentada por Rafael Barbosa, que fechou com chave de ouro todos os conteúdos anteriores. O evento encerrou com uma palestra-show do poeta Jessier Quirino, que trouxe lições do matuto nordestino, oferecendo um olhar inspirador sobre o espírito empreendedor do mobiliário nordestino”, destacou Damasceno.
Eventos paralelos e contribuições de conteúdo
As visitas técnicas, tradicionalmente um dos pontos altos do Conemov, novamente se destacaram por proporcionar uma imersão completa aos participantes. “As visitas técnicas são o ponto alto do Congresso Moveleiro do Nordeste. Elas permitem uma imersão total no processo de aprendizagem”, afirmou Damasceno. Ele agradeceu especialmente aos anfitriões, Real Marcenaria e Essanto Fábrica de Móveis, que contribuíram para o sucesso das visitas.
Embora o Salão Móvel Paraibano não tenha ocorrido este ano por razões técnicas, Damasceno destacou a importância de um evento paralelo com presidentes de sindicatos, que gerou grande repercussão na região. Quanto às próximas edições do Conemov, ele revelou que a edição de 2025 será realizada em Pernambuco, com o Sindmóveis PE liderando a organização. “A comissão organizadora do Conemov irá assessorar o Sindmóveis PE para a realização do evento em Pernambuco. O modelo será definido após o Congresso Moveleiro do Paraná, em outubro,” concluiu.
Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade do setor moveleiro!