Congresso Movergs lembra que é hora de olhar para o futuro

32ª edição do evento falou sobre economia, e-commerce, posicionamento de marca e as diferentes gerações no mercado de trabalho

Publicado em 23 de outubro de 2024 | 09:30 |Por: Thiago Rodrigo

“Passado o momento tão difícil que os gaúchos viveram em maio deste ano, entendemos que é hora de nos adaptarmos e olhar para o futuro. Nosso Estado tem força e as mais de 2,4 mil indústrias moveleiras também”, disse o presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) na abertura do 32º congresso da entidade. Realizado em Bento Gonçalves (RS) na terça-feira, 22 de outubro, o evento reuniu empresários, diretores, gestores, lideranças e profissionais da imprensa para um circuito de palestras com especialistas em diferentes áreas do mundo dos negócios.

O economista chefe da Fiergs, Giovani Baggio, e a economista da Fecomério-RS, Giovana Menegotto, deram o start na programação com um resumo da economia global, brasileira e gaúcha. “Na última pesquisa de sondagem industrial que divulgamos, vimos que os empresários estão otimistas e com intenção de investimentos elevada. Acreditam que a economia vai conseguir reagir nos próximos meses, e o setor moveleiro se insere nesse contexto”, comentou Baggio. Um dos destaques na fala de Giovana foi a importância de se olhar para a gestão.

Congresso Movergs 2024

“A situação financeira se aproxima de neutro. Houve ajuste nas expectativas, mas continuam positivas inclusive para investimento e exportação. Esse é o momento de olhar para a gestão. A competitividade vai depender muito do que os empresários vão fazer dentro dos seus negócios”, frisou.

Projeto Comprador movimenta mais de US$ 28 milhões

Diretor de Marketplace do Mercado Livre, Diego Araújo Santos trouxe insights de uma das plataformas mais utilizadas do país para compras on-line. “O segmento de móveis é bastante conectado com as tendências e as compras nessa categoria costumam ter um processo mais demorado. De modo geral, oito em cada 10 buscas são feitas de forma genérica, com palavras como ‘sofá’, ‘sapateira’ e ‘mesa’, ou seja, o cliente não busca por marca. Não adianta simplesmente vender na plataforma, mas sim gerar conexões para agregar valor”, explicou.

 

Cesar Silvestro

Giovani Baggio

Outro momento inspirador foi o case da marca de moda masculina Aramis, que nos últimos anos passou por reestruturação societária e reposicionamento. A ousadia para inovar foi liderada por Richard Stad, hoje CEO da companhia. “A cultura de qualquer organização é testada nos momentos desafiadores. Se você tem clareza da sua essência, todo o resto tem que conseguir se adaptar”, destacou em sua fala. “Cultura é menos do que eu falo e do que está escrito na parede e mais pela relação das pessoas no dia a dia”, disse Stad.

O encerramento da programação ficou com o carismático Dado Schneider – professor, especialista em marketing e especialista em cooperação intergeracional. Em um bate-papo interativo, ele abordou tópicos relacionados às diferenças entre gerações. “Choque de gerações, futuro do trabalho. Não estamos preparados para isso. Os mais velhos vêm de uma relação vertical e os mais novos estão em um momento horizontal. Uns devem aprender com os outros. Faz sentido os mais velhos, que têm mais experiência, darem o primeiro passo para o diálogo, mas com uma comunicação acolhedora”, resumiu. O 32º Congresso Movergs contou com patrocínio de Sicredi e Totvs – além do apoio de Sindmóveis, CIC-BG, Sebrae, Senai, Fiergs, Fecomércio, Sesc, Senac, Affemaq, CDL-BG, Sindilojas, Bento e Região Convention e Visitors Bureau.

Cesar Silvestro

Giovana Menegotto

Cesar Silvestro

Diego Araújo Santos

Cesar Silvestro

Congresso Movergs 2024

Richard Stad

Cesar Silvestro

Dado Schneider

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas