Congresso Nacional Moveleiro debate o papel do setor após grandes catástrofes

Evento, que acontece nos dias 1 e 2 de outubro, na sede da Fiep, em Curitiba (PR), tem inscrições gratuitas e premiará projetos de reconstrução

Publicado em 2 de setembro de 2024 | 11:45 |Por: Thiago Rodrigo

Qual o olhar e a contribuição da movelaria brasileira na reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes? Com essa provocação, empresários do setor de todo o país reúnem-se em Curitiba nos dias 1 e 2 de outubro, para a 11ª edição do XI Congresso Nacional Moveleiro – edição 2024.

Organizado pela Federação das Indústria do Paraná (Fiep) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Móveis (Abimóvel), o evento vai discutir as consequências de tragédias ambientais como a vivida pelo Rio Grande do Sul. Também vai promover a reflexão sobre a responsabilidade social e sustentável da indústria moveleira, além de mostrar como empresas do setor contribuíram para mitigar o sofrimento da população, com ações voluntárias de impacto.

Brazilian Furniture lança novo ciclo do SIMB

O principal objetivo do Congresso é fortalecer o setor moveleiro nacional, contribuindo para o seu desenvolvimento. O summit da movelaria brasileira tem uma programação dinâmica de palestras, painéis, rodadas de negócios e um concurso voltado a estudantes para fomentar ideias que contribuam para a reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes.

“O evento tem dois dias de muita interação entre os profissionais da área, além de ser uma vitrine para a indústria moveleira, proporcionando uma plataforma para inovação e desenvolvimento de novas tecnologias”, diz Irineu Munhoz, coordenador do Conselho Setorial da Indústria Moveleira da Fiep e presidente da Abimóvel. “Nossa temática não apenas reconhece os desafios atuais, mas também busca soluções inovadoras e sustentáveis para reconstruir vidas e economias afetadas por desastres”, acrescenta.

Força moveleira

A indústria moveleira movimenta mais de R$ 30 bilhões por ano no Brasil. Os estados do Sul e Sudeste se destacam no cenário nacional e concentram 74% das empresas moveleiras e quase 80% dos empregos do setor no país. O Paraná tem o segundo maior número de postos de trabalho e de indústrias, gerando 38.490 empregos em mais de 3 mil estabelecimentos.

O Congresso vai mostrar a força do setor moveleiro, seus desafios e investimentos em inovação. Cerca de 700 participantes são esperados no evento, entre arquitetos, designers, influenciadores, representantes da indústria e varejo, fornecedores de insumos, bens e serviços. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.congressomoveleiro.com.br/evento/congressomoveleiro.

Grandes nomes do setor e renomados palestrantes estão confirmados para essa edição. A atriz e escritora Danni Suzuki vai falar sobre o potencial humano e o poder da solidariedade, provocando uma reflexão sobre o papel de cada um em uma constante evolução. Já o palestrante Thiago Concer, especializado em vendas, traz o desafio da gestão comercial na reconstrução da vida das pessoas e da Economia.

Também estão confirmados Carlos Ferreirinha, consultor especializado no segmento de luxo, Marcos Batista, Diretor de Inovação do Centro Paula Souza (CPS) e Cofundador da startup Sala do Empreendedor Digital (GOVTECH), o designer Sérgio Matos e a arquiteta e presidente da Confraria AD, Elisa Mielke, entre outros palestrantes.

Concurso de móveis

Nesta edição, acontece também o Concurso da Movelaria Brasileira, promovido em parceria com o Sesi. Estudantes do Colégio Sesi foram convidados a desenvolver estratégias que contribuam para a reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes. Reunidos em grupos, eles devem trazer ideias que priorizem a responsabilidade social das indústrias moveleiras, considerando o respeito às relações da empresa/indústria em todos os âmbitos: colaboradores, clientes e comunidades locais.

Está no ar a edição 411 da Móbile Lojista

As estratégias também devem estar alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, 10 e 11, da Organização das Nações Unidas (ONU). Ou seja, devem promover o consumo consciente, a produção sustentável e a participação ativa da comunidade. Os projetos serão avaliados por um júri composto por especialistas do setor levando em consideração critérios como originalidade, viabilidade técnica, impacto ambiental e social, além da capacidade de implementação. Serão selecionados 10 projetos finalistas, que serão avaliados por uma nova banca, durante o primeiro dia de Congresso. Os cinco melhores projetos terão a oportunidade de apresentar suas ideias no palco do evento, além de receber prêmios que incluem suporte para o desenvolvimento dos projetos e mentorias.

Prêmio Design

Para promover o desenvolvimento e o diálogo da cadeia moveleira desde aideação até a produção, o Congresso traz também o Prêmio Design da Movelaria Nacional. Ele tem como conceito a “Ergonomia Sensorial”, abordagem que sintetiza uma ideia de bem-estar aliada à beleza, simplicidade e conforto. A intenção é ter um olhar da movelaria brasileira na reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes.

11ª Congresso Nacional Moveleiro 2024

Data: 01 e 02 de outubro de 2024
Local: Centro de Eventos da FIEP, Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico, Curitiba-PR
Inscrições e detalhes sobre a programação: https://www.congressomoveleiro.com.br/evento/congressomoveleiro
Para atualizações sobre o 11º Congresso Nacional Moveleiro siga as páginas do Instagram da Abimóvel (instagram.com/abimovel) e do evento (instagram.com/congressomoveleiro).

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas