Enicol 2025 conectou estratégia, dados e ESG

Debates sobre competitividade, IA, conformidade e reciclagem marcam a 9ª edição do Enicol; premiação destaca boas práticas ambientais, sociais e de governança

Publicado em 11 de agosto de 2025 | 08:21 |Por: Júlia Magalhães

Realizado nos dias 7 e 8 de agosto, o Encontro das Indústrias de Colchões 2025 (Enicol) reuniu fabricantes, fornecedores, varejistas e especialistas para duas jornadas de conteúdo e relacionamento sob o tema “Conectando tendências, decisões e negócios: a nova era da indústria de colchões”. Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol), o evento combinou debates estratégicos, apresentações técnicas, agenda institucional e reconhecimento a iniciativas em ESG.

Estratégia, política e inovação no Enicol 2025

Na programação dedicada ao eixo estratégia, política e inovação, o presidente do conselho da Abicol, Luciano Raduan Dias, destacou a importância da união e da construção coletiva para o fortalecimento da indústria de colchões no Brasil. Ele reforçou que o Enicol é um espaço de escuta, troca e provocação construtiva, capaz de orientar o setor em direção a novos patamares de competitividade.

Na pauta governamental, o coordenador-geral da indústria de bens de consumo não duráveis e semiduráveis do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Sérgio Roberto Knorr Velho, apresentou diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB) e as ações do governo federal para impulsionar a indústria nacional. Já o presidente emérito e diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Valente Pimentel, traçou o quadro do têxtil no País e caminhos de sinergia com a cadeia do colchão.

O bloco tecnológico apresentou aplicações práticas de inteligência artificial nos negócios, com o professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Dr. Flávio Marques Azevedo, apresentando exemplos de como a tecnologia pode gerar eficiência e inovação. Representando o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Dr. Valnei S. da Cunha e Hércules Antônio da Silva Souza esclareceram ações do instituto e abordaram avanços e desafios na vigilância de mercado e na conformidade de produtos – temas sensíveis para quem projeta, fabrica e vende, pela relação direta com desempenho, rotulagem e credibilidade no ponto de venda.

Dados, sustentabilidade e reconhecimento

A agenda institucional aproximou entidades do setor. O presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Irineu Munhoz, apresentou o 12º Congresso Nacional Moveleiro, que será realizado em 1º e 2 de outubro, em Curitiba (PR). Os representantes da IBIA EXPO, Osman Guler e Ümit Vural, também compartilharam informações sobre a feira internacional prevista para 24 a 27 de setembro de 2025, em Istambul, Turquia.

A importância dos dados foi detalhada head de data and analytics na Blu, Dr. Gustavo V. Loch, que apresentou um panorama de dados e tendências do setor colchoeiro. Com experiência em inteligência de mercado e previsão de demanda, Loch mostrou uma análise aprofundada sobre como o uso inteligente de dados pode orientar decisões e impulsionar a competitividade das empresas.

Do lado ambiental, o COO (Chief Operating Officer ou Diretor de Operações) do Mattress Recycling Council (EUA), Mike O’Donnell, compartilhou a experiência norte-americana em reciclagem de colchões. Atuante há mais de 30 anos na área de resíduos sólidos e reciclagem, O’Donnell destacou os resultados alcançados pelo MRC desde 2015, com mais de 15 milhões de colchões reciclados, consolidando a instituição como uma das maiores do mundo nesse segmento.

Paralelamente às palestras, o saguão e o Espaço Vitrine Abicol – área de exposição de fornecedores de produtos e serviços – novamente mantiveram intensa movimentação, estimulando a troca de informações, a atualização profissional, o estabelecimento de parcerias e a geração de oportunidades de negócios. Na Vitrine, o contato direto com fabricantes e profissionais proporcionou aos fornecedores a oportunidade de apresentar inovações e soluções ao público presente.

Divulgação Abicol

Prêmio Destaque Boas Práticas ESG Abicol

O Enicol 2025 foi marcado pela cerimônia de entrega do Prêmio Destaque Boas Práticas ESG Abicol, que reconheceu organizações que inscreveram uma ou mais de suas práticas e se destacaram pela implementação de ações alinhadas à política ESG da entidade, contemplando as áreas ambiental, social e de governança. Entre as iniciativas destacadas, logística reversa de embalagens, energia 100% renovável em operações, reciclagem química de espumas flexíveis e programas sociais com metas e indicadores. Foram reconhecidas a Alutec, Castor, CBP Brasil, Covestro, Dow Brasil, FA Maringá, Gazin, Grupo Assurê, Grupo Herval, Instituto Impulso, Intercol, Killing Tintas e Adesivos, Luckspuma, Micropet, Momentive, Orbhes, Orthocrin, Ortobom Colchões, Passalacqua e Purcom.

Mais do que uma homenagem, a premiação tem como propósito inspirar o setor, fortalecendo a imagem corporativa das empresas que incorporam os princípios ESG em sua gestão e incentivando a cultura sustentável e colaborativa na indústria colchoeira. Além do prestígio entre pares e clientes, o reconhecimento reforça a relevância das ações concretas que promovem impactos positivos e duradouros.

Divulgação Abicol

🔗 Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas