Fabricantes de papéis decorativos apresentam décors de olho na vida pós-pandemia

Schattdecor, Impress e Lamigraf destacam seus novos décors para superfícies de móveis no evento digital da ForMóbile; confira alguns destaques

Publicado em 3 de agosto de 2021 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Todos os anos, as equipes de designers das empresas desenvolvedoras de décors para as superfícies de móveis estudam as tendências do modo de vida das pessoas e suas relações com as casas. Isso as auxiliam na criação dos padrões de revestimentos para o mobiliário, afinal, um primeiro passo para desenvolver um produto é a pesquisa e as empresas analisaram as mudanças nos espaços e ambientes diante da transformação gerada pela pandemia de coronavírus no último ano.

Desse modo, confiram brevemente o que Schattdecor, Impress e Lamigraf apresentaram durante o ForMóbile Xperience, a feira digital da ForMóbile realizado nesta semana. Novidades da outra fabricante de papéis decorativos presente no Brasil, a Interprint, será possível conferir em reportagem na edição 310 da Móbile Fornecedores.

Schattdecor

Na visão da Schattdecor, o mundo ao nosso redor mudou e mais do que nunca foi preciso nos adaptarmos. Os espaços passaram por adequações e grandes transformações e a empresa percebeu que, progressivamente, usuários têm adaptado os ambientes de acordo com suas necessidades. Assim, a Schattdecor entende que são necessárias novas soluções para os espaços de moradia, trabalho e convivência, que garantam a máxima versatilidade possível e capacidade de resposta ágil, sem limitar ambientes apenas a compromissos temporários.

A coleção de trends 21/22 é chamada Resilient Habitats e foram criadas com base na flexibilidade máxima exigida pelos ambientes atuais, do qual os espaços de convivência devem se adaptar às pessoas, com versatilidade transmitindo segurança e equilíbrio.Schattdecor

O trend book da empresa está dividido em Living Zones, com a casa redescoberta, a vida natural e vida coesa; o Working Zones com os escritórios flexíveis, espaços de trabalho compartilhados; e em Public Zones, as cidades inteligentes, cidades aventureiras, bairros urbanos e shopping híbridos.

Em Living Zones, por exemplo, a empresa aponta que a casa deve ser tão conectada quanto nós, pois as barreiras entre as áreas das vidas das pessoas estão desaparecendo. Para o shopping híbrido, o décor Amberwood se destaca em Public Zones, sendo um desenho originário de vigas de madeira que estiveram submersas durante séculos e serviam como fundação de antigos armazéns.

Impress

A empresa identificou quatro tendências diante das maneiras das pessoas se relacionar com a casa. Muitas vezes vista como um espaço para descansar após um dia cansativo no trabalho ou na rua, agora a casa passou por uma revolução no novo morar, com muitas atividades incorporadas no lar. Você pode conferir eles durante esta semana no evento “Projeções e tendências para o futuro do design de interiores” que a empresa apresentou nas palestras da feira digital.

A coleção Arredores é o lançamento da Impress para o mercado latino-americano. É uma coleção de diferentes sotaques, com representações e práticas singulares, de acordo com a empresa, que identificam características sutis das culturas regionais que pudessem contribuir na formulação dos novos produtos.Impress

Como novidades estão os décors madeirados Jequitibá Rosa, Jequitibá Natural, Kreek, Aimoré, Jacarandá, Angelin, Sucupira Terena, e os experimentados e muito singulares Garden, Maceió, Interlace, Suede, Cube, Corcho, Samsara, Belidor.

Destaque para o Sucupira Terena, madeira da Sucupira que pode apresentar cor marrom-escura, avermelhada a castanha, com veios em tonalidades douradas. Tem textura granulosa, com aspecto fibroso e aspectos ondulados e irregulares; é apresentado em uma versão mais linheira. Você pode ler sobre todos clicando neste link.

Lamigraf

A empresa espanhola apresenta o “The Era of Re [2021]”, avaliando o momento de grandes mudanças em meio à pandemia e com as pessoas focadas naquilo que importa a elas. Com isso e outros fatores, a Lamigraf enxerga que a Covid-19 causou um importante recomeço. Assim, os estudos de tendência da empresa tiveram uma abordagem diferenciada.

Como resultado, “a era de re” resultou em três macro movimentos: Re-connect, que apresenta as necessidades mais essenciais, tratando-se de saúde e bem-estar; Re-frame que se refere à macrotendência da urbanização; e Re-discovered que fala sobre uma relação mais autêntica com a natureza, apresentada junto com a sustentabilidade. Todos os décors podem ser conferidos neste trendbook.

https://youtu.be/910tv6c15n0

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas