ForMóbile: fabricantes avaliam evolução do setor em 20 anos
Fornecedores de tintas para a indústria moveleira avaliam transformação do setor ao longo dos 20 anos da feira ForMóbile
Publicado em 19 de junho de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
A ForMóbile, Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira, teve sua primeira edição em 2004, realizada no Anhembi, em São Paulo. Desde o início, a feira se destacou pela sua relevância no setor, atraindo profissionais e empresas de todas as partes do país e do mundo.
Com o passar dos anos, a ForMóbile cresceu rapidamente, consolidando-se como o principal evento do setor moveleiro no Brasil. A cada edição, a feira apresentou inovações, tendências e novas tecnologias, sempre com um foco especial em proporcionar uma experiência rica e produtiva tanto para expositores quanto para visitantes.
Nesse período, a feira foi espaço para os fornecedores da indústria moveleira mostrar grandes inovações para a produção de móveis e o setor moveleiro passou por inúmeras transformações. “O setor evoluiu bastante, investiu em tecnologia, design e produtos. Logicamente que ainda temos um longo caminho a percorrer se nos comparamos a mercados mais evoluídos e maduros como, por exemplo, o Italiano, mas hoje no Brasil se produz muito móvel de boa qualidade”, diz Marcelo Cenacchi, diretor da Sayerlack, fabricante de tintas e vernizes.
Para ele, a ForMóbile colaborou para a produção de móveis no período. “Funcionando como um palco de fornecedores que aportam constantemente novidades e novas tecnologias foi um importante colaborador para o desenvolvimento do setor moveleiro nacional”, afirma. “O mobiliário hoje é uma combinação de muitos materiais. Madeira, alumínio, vidro, tecidos, couro, alguns revestimentos sintéticos que trazem funcionalidade, beleza e inovação ao mobiliário. Acreditamos que isto deve se intensificar e combinar com novos materiais que tem um apelo de sustentabilidade”, acredita.
Eduardo Aureliano, supervisor comercial da Farben, notou nos últimos 20 anos do setor produtivo moveleiro um grande avanço tecnológico, além de mudanças no comportamento do consumidor. “A linha de pintura com secagem ultravioleta o processo passou por avanços tecnológicos, para agilizar o processo de produção de moveis em série e além dos padrões, cores e texturas que cada vez mais naturais, gerando benefícios ao meio ambiente”, assinala.
Para ele, a ForMóbile é uma grande amostra de tecnologias em relação a funcionalidade dos móveis, processo de produção, acabamentos, lançamentos e novidades para o ramo de móveis, colaborando para que os profissionais e indústrias a se atualizem e se destaquem cada vez mais no Brasil e no mercado externo.
A respeito da evolução da produção e do design do móvel nos últimos 20 anos, Aureliano avalia que a produção e o design de móveis evoluíram significativamente, refletindo em mudanças tecnológicas, econômicas e culturais. “A automação e a digitalização aumentaram a eficiência e a personalização na produção, enquanto a sustentabilidade se tornou uma prioridade”, declara.
No design, segundo ele, a personalização é uma tendência para inovar e adaptar-se às demandas dos consumidores exigentes. “Por isso a tintas Farben, oferece a esse mercado a linha High Decor tintas para alta decoração em móveis sob medida e High Design com padrões de secagem ultravioleta para produção de moveis em série”.
Como cada vez mais se prioriza a sustentabilidade, os padrões de secagem ultravioleta que não contêm compostos orgânicos voláteis (VOCs), com padrões que imitam texturas naturais como madeiras e pedras nobres, ajudam a conservar a natureza.
Nesse sentido, o supervisor comercial da Farben destaca a aplicação de nanomateriais para melhorar as propriedades dos materiais tradicionais, como exemplos as tintas e acabamentos com nanopartículas que aumentam a resistência a riscos ou conferem propriedades antimicrobianas as superfícies de moveis.
Além disso, a integração da Internet das Coisas em móveis trouxe uma nova dimensão de funcionalidade, permitindo a criação de móveis inteligentes com recursos como carregadores sem fio, iluminação controlada e conectividade com outros dispositivos inteligentes.