ForMóbile apresenta flexibilidade e multifunção como tendências
ForMóbile mostra que móveis inteligentes e adaptáveis a qualquer espaço estão no presente e no futuro do morar
Publicado em 4 de julho de 2024 | 09:30 |Por: Portal eMóbile
No pavilhão de exposições onde acontece a ForMóbile – maior feira da indústria de móveis e madeira da América Latina – as tendências para o mercado moveleiro apontam para um futuro da indústria onde se destacam a flexibilidade e a multifuncionalidade, especialmente na marcenaria.
Outra tendência observada é a busca pela praticidade no dia a dia e pela ocupação inteligente dos cantos da casa, elemento que já guia a produção industrial do setor e deve ganhar ainda mais força nos próximos anos.
É o que observa a arquiteta membro do Comitê de Arquitetos e Designers de Interiores da ForMóbile, Juliana Pinheiro. Para ela, os expositores da edição têm destacado soluções em sistemas de ferragens com maior desempenho durabilidade de muitos anos, pensando na exigência cada vez maior do público final e na busca dos profissionais de arquitetura e design por qualidade para todos os tipos de ambientes, sejam eles grandes ou pequenos.
– Conheça as marcas mais lembradas do setor moveleiro em 2024
“Encontrei na ForMóbile inúmeras boas opções de ferragens que auxiliam na otimização de pequenos espaços, na usabilidade do dia a dia e na praticidade. Que nos poupam o tempo que está cada vez mais escasso”. No setor de MDF, há uma grande variedade de cores e texturas, mas o que chama a atenção são as tecnologias aplicadas ao produto. “Me surpreendeu a tecnologia que tem resistência a riscos e não mancha ao encostar. Demais!”.
Outra tendência para 2024, segundo a arquiteta, é a otimização de ambientes. “Estante e cama que deslizam pelo espaço se adaptando aos usos do morador ao longo do dia, camas escondidas que podem ser estantes de dia e cama de noite e portas que correm por magnetismo são algumas das novidades que já encontramos. Tudo isso com ferragens que realmente funcionam, porque testei nos estandes e comprovei”, acrescenta.
Juliana apontou outras três tendências identificadas na ForMóbile 2024:
– Detalhes artesanais, entalhes feitos à mão e acabamentos personalizados que agregam valor estético e exclusividade aos projetos;
– Integração com tecnologia, com carregadores e entradas USB nos móveis, iluminação LED embutida e mobiliário com sistemas de som incorporados estão se tornando populares entre os consumidores que buscam praticidade;
– Cores não convencionais como azul, verde ou preto, estão se tornando uma forma de adicionar personalidade e destaque aos projetos além dos móveis modulares – práticos e versáteis, que podem ser ajustados e reorganizados conforme as necessidades do espaço e do usuário.
“Sem dúvida, para arquitetos e designers vale a visita para testar e ver tudo isso pessoalmente, já que serão as guias do mercado e do futuro de morar”, finaliza.