ForMóbile promove design brasileiro e palestras sobre gestão
Design brasileiro, rodadas de negócios e palestras sobre gestão marcam terceiro dia da ForMóbile 2026
Publicado em 2 de julho de 2026 | 23:20 |Por: Thiago Rodrigo

O terceiro dia da 11ª edição da ForMóbile manteve o ritmo intenso de negócios, networking e capacitação que vem caracterizando a maior feira da cadeia moveleira da América Latina. Nesta quinta-feira (2), o destaque da programação ficou por conta dos conteúdos voltados ao design brasileiro, à gestão empreendedora e à valorização da identidade nacional, reunindo arquitetos, designers, fabricantes e especificadores em debates que reforçaram o papel estratégico do design para o desenvolvimento da indústria.
No Palco ForMóbile, a designer Mariana Prestes, do Stúdio Prestes, conduziu uma reflexão sobre o crescente reconhecimento internacional do design brasileiro e a importância de valorizar as referências culturais e os materiais nacionais no desenvolvimento de novos produtos.
“Quando estamos em mostras no exterior, como o Salone del Mobile, em Milão, vemos peças de diversos países utilizando materiais brasileiros. Temos um histórico de inspiração e tradição bastante eurocentristas, especialmente quando falamos da herança italiana. O que temos feito, pouco a pouco, é trazer para os projetos nacionais também a história, os conceitos e as conexões das diferentes regiões do Brasil, colocando nossa cultura no centro. O reconhecimento desse diferencial vem crescendo, como vimos no Pavilhão Brasil em Milão e na expressiva presença de brasileiros entre os premiados do iF Design Awards desse ano. Nossa essência, nosso aconchego e nossa maneira de projetar são únicos”, destacou.
– Noite especial para as marcas mais lembradas na 21ª edição do Top Móbile
No âmbito dos negócios, o terceiro dia consolidou os resultados das rodadas internacionais promovidas pela Abimóvel e ApexBrasil. O Projeto Brazilian Furniture, que ao longo da feira conectou cerca de 60 empresas brasileiras a compradores de 20 países, reforçou seu papel na exportação do móvel nacional. “Mais do que promover negócios, apresentamos ao mercado internacional a capacidade produtiva, o design, a inovação e a competitividade da indústria brasileira, transformando relacionamentos em oportunidades concretas de exportação e parcerias de longo prazo”, destacou Irineu Munhoz, presidente da Abimóvel.
A entidade também levou à feira a Exposição Design + Indústria, reunindo cerca de 40 peças já apresentadas em importantes eventos internacionais. Para Cândida Cervieri, diretora-executiva da Abimóvel, a mostra reforça que o design vai além da estética e atua como ferramenta de inovação, competitividade e geração de valor, evidenciando a integração entre criatividade, indústria, tecnologia, sustentabilidade e estratégia para o desenvolvimento de produtos alinhados às demandas do mercado global.
“Chegamos ao terceiro dia com a confirmação de que a ForMóbile continua cumprindo seu papel de conectar toda a cadeia moveleira. Tivemos uma programação extremamente diversa, que passou por tecnologia, gestão, internacionalização, sustentabilidade e design, sempre com foco em gerar oportunidades reais para os profissionais e empresas do setor. É esse encontro entre conhecimento, inovação e negócios que faz da ForMóbile uma referência para o mercado latino-americano”, afirma Tatiano Segalin, Business Manager da feira.








