Heimtextil 2023 e as tendências em tecidos para móveis

De olho na sustentabilidade e com tendências focadas na economia circular, Heimtextil 2023 apresentou soluções em tecidos para decoração

Publicado em 22 de março de 2023 | 09:31 |Por: Thiago Rodrigo

Uma das primeiras feiras de todos os anos que interessa ao setor moveleiro ocorre na Alemanha. A Heimtextil é um dos principais eventos da indústria têxtil para a decoração. Depois de dois anos sem ser realizada, a edição 2023 ocorreu entre 10 e 13 de janeiro, em Frankfurt, apresentando as tendências mundiais do segmento e de olho na transformação sustentável.

Foram 44 mil visitantes que conferiram novidades de 2,3 mil expositores de 129 países. Os dez principais expositores foram China, Índia, Turquia, Paquistão, Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, França e Grã-Bretanha. Enquanto os principais países visitantes incluíram Alemanha, Itália, Turquia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Holanda, Espanha, Paquistão, Índia e Grécia.

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A indústria têxtil global pode acompanhar vários workshops, palestras e diferentes formatos de networking. Ademais, exploraram abordagens circulares, o papel das certificações e novas aplicações para materiais têxteis, experimentando a sustentabilidade de maneira totalmente integrada.

“A colaboração de longo prazo com fornecedores confiáveis são importantes parceiros no caminho da transformação. A sustentabilidade só pode ser alcançada por meio de uma cooperação estreita”, afirma Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da organizadora Messe Frankfurt.Heimtextil 2023

Tendências têxteis

A Heimtextil Trends 2023 teve como lema “Textiles Matter”, com quatro formas de economia circular que dão ao mercado impulsos para o desenvolvimento sustentável Igualmente, visam a reutilização dos materiais e a redução do impacto ambiental. São eles: Make and Remake, Continuous, From Earth e Nature Engineered.

Heimtextil 2023

Heimtextil 2023

Heimtextil 2023

Presença brasileira

A Heimtextil também contou com a presença de empresas brasileiras. A Fiama foi uma delas. Na visão do diretor comercial, Thiago Omati, a produção sustentável de têxteis buscou explorar a sensação e aparência de texturas irregulares e desgastadas relativas ao design específico de produtos com apelo sustentável.

“Notamos uma maior aceitação dos compradores em repensar a cadeia de suprimentos e aderir as tendências sustentáveis. Com o episódio de desabastecimento vivido por muitos durante a pandemia, percebemos este ano a busca de diferenciais e novas origens de produção têxteis, no qual o Brasil pode ter alguma vantagem em competitividade e design criativo”, avalia Omati.

Continue lendo a reportagem na revista Móbile Fornecedores 324

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