Imm Cologne começa na Alemanha
Design brasileiro está presente e pode ganhar destaque em meio às tendências aguardadas para a edição 2024; feira começou ontem
Publicado em 15 de janeiro de 2024 | 10:00 |Por: Thiago Rodrigo
A Imm Cologne 2024, uma das principais feiras do calendário moveleiro internacional, abriu suas portas ontem, domingo, 14 de janeiro, na cidade alemã de Colônia, e segue até a próxima quinta-feira (18). O evento conta com a presença de 27 empresas brasileiras participantes do Projeto Setorial Brazilian Furniture, com 13 delas expondo seus produtos em estandes exclusivos e todas participando de rodadas de negócios com compradores internacionais.
A presença acontece por meio de Missão Comercial organizada pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), entidades idealizadoras do projeto.
Com foco em negócios e networking, a Imm Cologne oferece um ponto de acesso direto ao mercado europeu, além de atrair compradores qualificados de outras diversas regiões. Para isso, a feira representa todo o espectro de produtos e serviços da indústria moveleira global, reunindo desde startups de soluções inovadoras para o mobiliário até designers high-end e marcas líderes no mercado internacional.
Neste ano, o tema central do evento é “Conectando Comunidades”, convidando, dessa forma, os visitantes a descobrirem novas coleções e inovações em produtos, discutirem tendências, realizarem novos contatos e expandirem relações já existentes. Tópicos como sustentabilidade, reciclagem e durabilidade devem ser alguns dos pontos-chave.
“A gestão sustentável e o design integrado à indústria estão influenciando não apenas a escolha por móveis, mas também por marcas parceiras. Fatores muito bem atendidos pela indústria brasileira do mobiliário, que é referência em design e sustentabilidade, com cerca de 98% de nossas empresas exportadoras contando com certificações que atestam a responsabilidade ambiental no setor”, fala a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri.
Expectativas para a Imm Cologne 2024
A última edição da Imm, realizada em junho de 2023, foi em um formato mais conciso e também contou com a participação de 27 indústrias brasileiras associadas ao Brazilian Furniture, resultando em 266 contatos comerciais, não só da Alemanha, como de outros oito países (Arábia Saudita, Espanha, França, Israel, Marrocos, Oman, Reino Unido e Suíça), totalizando mais de US$ 13,9 milhões em negócios prospectados. De volta ao seu formato e datas padrões, as expectativas para a edição de 2024 são ainda melhores.
“O aumento nas exportações brasileiras de móveis e colchões para a Alemanha, especialmente o salto de 56,2% entre 2021 e 2022, reflete a importância crescente deste mercado”, ressalta a gestora do Projeto Setorial Brazilian Furniture na ApexBrasil, Clarissa Franco. O Iemi, empresa de pesquisa parceira do projeto, estima que o potencial de incremento das exportações brasileiras no setor para a Alemanha em até cinco anos possa chegar a +28%.
– Brazilian Furniture no mundo
Perspectiva de crescimento que pode ser ainda maior considerando o novo acordo bilateral fechado entre Brasil e Alemanha. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que esteve ao final do ano passado na capital alemã, Berlim, ao lado do chanceler alemão Olaf Scholz, ressaltou a “industrialização verde” como um dos principais pontos do acordo.
“Feiras como a Imm são fundamentais para as marcas brasileiras expandirem sua presença global, conquistarem novos parceiros comerciais e se manterem tanto atualizadas como demonstrarem ao mundo as últimas tendências em design, materiais, gestão sustentável e tecnologia. Complementarmente, a Missão Comercial Imm oferece uma oportunidade única para essas empresas terem reuniões face a face com compradores qualificados de mercados da Europa, Norte da África e Oriente Médio, potencializando a promoção e expansão de suas operações no exterior”, fala mais uma vez Cândida, diretora-executiva.
Apostas e tendências Imm 2024
Se a sustentabilidade estará em foco, é natural, portanto, que cores e formas orgânicas também. Tons naturais, como algas ou tons terrosos, devem aparecer nas superfícies dos móveis, integrando-se à decoração de aspecto natural e com muitas plantas.
Destaque para o tom Peach Fuzz, escolhido pela Pantone como a cor do ano de 2024. Segundo o instituto especialista em cores, trata-se de “um tom de pêssego empático que traz sensação de gentileza e acolhimento, comunicando uma mensagem de cuidados e compartilhamento, vida comunitária e colaboração”.
Segundo experts em tendências no setor, o movimento atual para o design de interiores favorece tecidos, padrões e texturas que agradam aos sentidos, bem como materiais como madeira, couro e pedra natural, marcas registradas do design brasileiro.
“As empresas que participam tanto da exposição na feira quanto da Missão Comercial, estão preparadas para mostrar ao mundo a força e a singularidade do mobiliário nacional. Estamos otimistas em ver tantas empresas brasileiras prontas para brilhar na Imm Cologne”, finaliza Clarissa, gestora do Projeto Setorial Brazilian Furniture.