Latam Retail Show 2022: experiência on e off-line é o diferencial

Em palestra no Latam Retail Show, Amanda Lai, da McMillanDoolittle, citou pilares para se destacar: valor, conveniência e experiência extrema

Publicado em 14 de setembro de 2022 | 18:01 |Por: Júlia Magalhães

A sétima edição do Latam Retail Show, que começou nesta terça-feira (13) e vai até quinta (15), está levantando uma série de questões sobre o atual e futuro do varejo.

No segundo dia (14), a gerente de consultoria sênior e líder de varejo de alimentos da McMillan Doolittle, Amanda Lai, destacou que as regras do varejo estão mudando e, para se diferenciar, o varejista deve focar em três pilares: valor extremo, conveniência extrema e experiência extrema.

“O valor extremo é definido por preços mais baixos com um ambiente que possa captar a atenção do cliente”, diz. Para ilustrar, Amanda citou a rede de clube de vendas Costco, que usa marcas private label associadas à qualidade para oferecer bons preços.

Além disso, o varejista pode trabalhar com programas que fidelidade que oferecem valor e experiência ao cliente. Tendência que cresceu com a pandemia, a conveniência ao extremo é definida por Amanda como tudo facilita a jornada do consumidor. Como, por exemplo, a possibilidade de comprar on-line e retirar na loja ou receber em casa, totens de autoatendimento e tecnologias como self-checkout.

Conveniência resulta na boa experiência

A especialista citou que outro modelo geram valor ao cliente é o store in store. Em resumo, o formato significa, literalmente, loja dentro da loja. A ideia principal é um estabelecimento complementar o outro, um se beneficiar do fluxo do outro.

Ademais, a experiência extrema, citada por Amanda, é a possibilidade de interação com o cliente, seja on-line ou off-line, com customização de produtos e interação com a marca. Por fim, ela frisa que, em vez de tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, os varejistas podem focar em um desses três pilares para se destacar. ”Quando ele tenta fazer demais, acaba ficando razoável em tudo. Ele deve pensar qual é o seu cliente para saber o pode fazer para se diferenciar”, pontua.

O Latam Retail Show 2022

Considerado o evento B2B mais importante do varejo e consumo da América Latina, este ano, o evento adotou o modelo figital. Isto é, a junção do físico e do digital. Com início em 13 de setembro, segue até amanhã (15). De acordo com a organização, são mais de 100 expositores e 200 líderes reunidos para mostrar inovações do setor através de troca de conhecimentos.

Para participar do último dia, é possível se cadastrar na área expo gratuita on-line ou, ainda, comprar o ingresso de congressista presencial.

 

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