Ligna 2019 exibe tecnologias de última geração para a indústria de madeira e móveis
De 27 a 31 de maio, expositores apresentam soluções de processamento, aplicações, conceitos e tecnologias de última geração para a indústria de móveis e madeira
Publicado em 16 de maio de 2019 | 08:30 |Por: Thiago Rodrigo
A Ligna é a maior feira de tecnologias de última geração para a indústria moveleira. Assim, exibe máquinas, instalações e ferramentas para a indústria de processamento de madeira e móveis. O Centro de Exposições em Hannover, na Alemanha, recebe mais de 1,5 mil empresas para mostrar o futuro, primordialmente sobre digitalização, automação, plataformas de IoT ou sistemas colaborativos. Na Ligna 2019, de 27 a 31 de maio, as inovações são mostradas pela primeira vez em 130 mil metros quadrados, muitas com fábricas completas para a produção de móveis.
“A presença de todas as empresas do mundo dos principais provedores de tecnologias de última geração para a indústria moveleira, farão de Hannover o foco global para as indústrias de madeira durante esses cinco dias. Não há outra justa comparação em termos de apelo internacional”, afirma o membro do Conselho Administrativo da Deutsche Messe, Dr. Andreas Gruchow. “Mais uma vez em 2019, a Ligna servirá como a vitrine da indústria para revelar suas inovações”, acrescenta.
– Bolsonaro anuncia intenção de modernizar NR-12
Os visitantes podem esperar ver inovações em todos os segmentos, desde a tecnologia florestal, fabricação de móveis e janelas até sistemas de ferramentas e tecnologia de superfície. Também terá demonstrações ao vivo de fábricas de produção de móveis totalmente funcionais, aulas de plataformas de IoT para fábricas da Indústria 4.0 e os mais recentes projetos de P&D, e poderão participar de eventos de networking.
“Um dos grandes desafios é a tendência cada vez maior para a individualização de produtos – uma tendência que pressiona os fabricantes a entregar produtos personalizados com a mesma rapidez, lucratividade e eficiência que com a produção em série. São esses tipos de desafios para os quais os expositores da Ligna apresentarão soluções”, salienta Gruchow.
Temas da Ligna 2019
A Ligna 2019 tem três temas principais: “Indústria moveleira integrada – Soluções Customizadas”, “Tecnologias de superfícies inteligentes” e “Acesso a recursos e tecnologia”. Esse último também é o tema principal do Wood Industry Summit.
Na indústria de madeira, há grande interesse em cenários de aplicação de IoT como um meio de aumentar ainda mais a eficiência da fábrica. Em síntese, é o que abordará a área Indústria moveleira integrada – Soluções Customizadas. Os seres humanos continuam sendo parte integrante do processo de produção de móveis, mas são apoiados por sistemas de assistência cibernética, como robôs colaborativos, veículos guiados automatizados e tecnologias inteligentes de suporte ao trabalhador. A tendência da produção de móveis é, portanto, para sistemas híbridos de produção homem-máquina nos quais o produto está inextricavelmente ligado à planta de produção e aos humanos que a operam.
Com o tema “Smart Surface Technology”, as exibições de acabamento de superfície na Ligna 2019 vão abranger todas as soluções inteligentes de processamento necessárias para atender à atual demanda crescente por superfícies táteis, mate e reflexivas. Isto é, impressão digital e sistemas decorativos de impressão de rotogravura, sistemas de inspeção, última geração de máquinas de revestimento por pulverização, sistemas robóticos e muito mais. Nesse segmento, a digitalização e a automação são a chave para alcançar uma maior flexibilidade e, ao mesmo tempo, manter os custos ao mínimo.
Por conseguinte, os provedores de tecnologia para a indústria florestal e/ou de processamento primário de madeira, em particular, terão uma oportunidade inigualável de explorar novos mercados em crescimento na Wood Industry Summit cujo tema é “Acesso a Recursos e Tecnologia”. Entre muitas outras coisas, o foco será em maneiras de otimizar toda a cadeia de valor da floresta, madeira, logística – desde árvores em pé até o processamento final na fábrica – bem como na proteção das florestas contra danos bióticos e abióticos e processos amigáveis para o clima e o meio ambiente, além do futuro da indústria florestal e madeireira.
As tecnologias digitais como sistemas de captura de dados baseados em drones, aplicações móveis, scanners a laser e programas de TI altamente sofisticados, abrangem toda a cadeia de valor florestal, desde informações florestais e sistemas integrados de colheita até sistemas modernos de manejo florestal. E em cada caso, o foco está diretamente na eficiência e produtividade. A digitalização será, portanto, um tema proeminente nas formas de discussão e ao longo das exposições no Ligna 2019.
Tecnologias de última geração para a indústria moveleira
As tecnologias de última geração para a indústria moveleira estarão divididas, além desses três temas, em sete categorias de exibição, seguindo o layout que foi reestruturado na edição passada.
– Máquinas e ferramentas para produção personalizada e de massa nos salões 11 a 15 e 27
– Tecnologia de superfície nos salões 16 e 17
– Produção de painéis baseados em madeira no pavilhão 26
– Tecnologia de serraria no salão 25
– Energia da madeira nos salões 25 e 26 e nos pavilhões 32, 33 e 35 no local ao ar livre
– Componentes de máquinas e tecnologia de automação nas salas 15 e 16
– Tecnologia florestal no espaço ao ar livre e nos pavilhões 32, 33 e 35