Ligna 2023 começa hoje na Alemanha
Maior feira de tecnologias em máquinas para a indústria moveleira e da madeira é realizada em Hannover, na Alemanha, após quatro anos
Publicado em 15 de maio de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Mais de 105 mil m² de espaço de exposição e mais de 1,1 mil expositores estão na Ligna 2023. A maior feira de tecnologias em máquinas para indústria moveleira do mundo, começa neste dia 15 e segue até o dia 19 de maio. O evento celebra seu retorno com uma visão abrangente da indústria de processamento e processamento de madeira.
Players globais e empresas renomadas de todo o mundo se reúnem para mostrar ferramentas, máquinas e equipamentos, bem como soluções inteligentes e novas tecnologias.
Além das empresas da Alemanha, empresas da Itália, Áustria, Turquia, Espanha, China, Suécia, Eslovênia, Dinamarca e Holanda representam a maior proporção de expositores por área. Nesse processo, a maior feira do mundo conseguiu até ampliar seu portfólio de expositores: este ano, mais de 180 expositores estreantes pretendem aproveitar as oportunidades de iniciação de negócios e networking.
“A Ligna oferece uma visão única de toda a cadeia de valor da indústria madeireira e de processamento de madeira. É a vitrine internacional para inovações e o palco para estreias mundiais. Temos recebido uma onda de euforia da comunidade desde o início do planejamento. A indústria está ansiosa pela experiência presencial em Hannover”, diz Jochen Köckler, CEO da Deutsche Messe AG, destacando a importância do evento.
“Na Ligna 2023, os visitantes encontrarão expositores de 44 países. É aqui que são definidas e discutidas as tendências que moldam a indústria e apontam o caminho para o futuro”, destaca.
Tópicos de foco da Ligna 2023
A Ligna 2023 também cumprirá seu papel de criadora de tendências na escolha de temas de foco. O tema da digitalização está moldando o desenvolvimento da indústria e é um pré-requisito para uma produção tão eficiente em termos de recursos quanto flexível. Sob o título “Transformação da Marcenaria”, também está recebendo muita atenção na Ligna.
Os expositores mostrarão até onde já foi a rede de máquinas, ferramentas, componentes e materiais e apresentarão inovações nas áreas de robótica, automação e software. As palavras-chave Smart ou Connected Factory, Industry 4.0 ou Internet of Things e plataformas IoT continuarão a se tornar tangíveis na Ligna com exemplos concretos.
No caminho para uma economia baseada em recursos renováveis, a madeira como matéria-prima renovável mais importante constitui um alicerce central. A bioeconomia madeireira é considerada um impulsionador tecnológico inovador. As condições estruturais para expandir o uso eficiente de recursos da madeira fazem parte do European Green Deal e são pilares de uma bioeconomia circular.
Este é um desenvolvimento que merecerá destaque na Ligna 2023. Serão apresentadas linhas de desenvolvimento da bioeconomia madeireira e inovações tecnológicas para o uso responsável dos recursos naturais, bem como tecnologias de processo para conformação de fibras de madeira digeridas quimicamente.
A madeira também está ganhando importância como material de construção reciclável na indústria da construção. A parcela do volume total de construção representada por edifícios puramente de madeira e estruturas mistas de madeira está crescendo continuamente, tanto nacional quanto globalmente.
A Ligna reflete essa tendência da indústria no tópico de foco “Processos de construção pré-fabricada”: porque a crescente importância da construção em madeira também resulta em novos requisitos de tecnologia e equipamentos. Em um dos “Ligna Preview”, a conclusão é que a indústria da construção precisa de um impulso tecnológico para produzir de forma contemporânea e eficiente – tanto na pré-fabricação quanto no canteiro de obras. Na Ligna, os interessados podem descobrir soluções e abordagens adequadas que determinarão o futuro da construção em madeira.
Os visitantes também podem voltar a contar com as Visitas Guiadas – este ano em formato híbrido. Os passeios oferecem uma visão geral personalizada de vários tópicos. Em grupos de até 25 participantes, os interessados serão encaminhados aos expositores selecionados e receberão apresentações exclusivas e demonstrações ao vivo diretamente em seus estandes.
Tendo em vista a escassez de mão de obra qualificada e as preocupações com jovens talentos, a Ligna também oferece uma visão geral de pesquisa, educação e oportunidades de carreira na indústria madeireira e de processamento de madeira. O Ligna Campus disponibiliza informações sobre cursos de educação e treinamento oferecidos por universidades, escolas técnicas e escolas técnicas. O ensino também apresenta projetos de pesquisa em andamento.
Ligna 2023
A Ligna abrange toda a cadeia de valor da indústria madeireira e de processamento de madeira e se apresenta em um total de sete segmentos de produtos:
– Ferramentas e máquinas para produção personalizada e em massa (Salões 11–15, 27)
– Tecnologia de Superfície (Salões 16, 17)
– Produção de Painéis Derivados de Madeira (Sala 26)
– Tecnologia de Serraria (Hall 25)
– Energia da Madeira (Salões 25, 26, local ao ar livre)
– Componentes de Máquinas e Tecnologia de Automação (Hall 16)
– Maquinário para produção florestal, de madeira roliça e serrada (local ao ar livre, P32–35)