Mobiliário brasileiro marca presença na Itália no Fuorisalone

Tradicional participante tanto do famoso iSaloni quanto do Fuorisalone, mobiliário brasileiro marca presença na Semana de Design de Milão

Publicado em 7 de setembro de 2021 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

O mobiliário brasileiro está mais uma vez presente na capital mundial do design: Milão. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lidera a participação do Brasil na Semana de Design de Milão (Itália), com ações nos dois maiores eventos do calendário moveleiro internacional: o Supersalone 2021, edição especial do grandioso Salone del Mobile (o iSaloni), que começou domingo, dia 5 e vai até o próximo dia 10 de setembro; e o Fuorisalone, circuito de design, mobiliário, arquitetura e decoração com mais de mil mostras em sua programação, que ocorre desde o dia 4 até 19 de setembro.

A presença brasileira na Itália é marcada pelo Projeto Setorial Brazilian Furniture, desenvolvido pela Apex-Brasil em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) que proporcionam, pela nona vez, que dez empresas brasileiras exponham suas peças e conceitos na mais importante feira do setor de móveis e decoração, posicionando-as junto às maiores marcas do planeta. Entre as marcas brasileiras no Supersalone 2021 estão: ByKamy, Cristais São Marcos, estudiobola by Rizzon, Florense, Lovato, Modalle, Ornare, Sier, Tidelli e Uultis.

Thiago Rodrigo

Cadeiras da Uultis

As empresas brasileiras estarão no Pavilhão 03 do espaço Rho Fiera Milano, tradicionalmente um dos mais visados espaços do Salone del Mobile. Assinada pelo escritório brasileiro Moreira do Valle, sediado em São Paulo (SP), a cenografia é baseada em tons de verde que remetem às cores do Brasil, e busca mostrar o potencial da diversidade do design nacional.

Além do Supersalone, a programação da Semana de Design de Milão, que neste ano se estende até o dia 19 de setembro, conta ainda com múltiplos projetos de cultura e abre as portas de alguns de seus locais históricos para numerosas mostras e exposições que ocorrem paralelamente à feira: o chamado Fuorisalone.

Brasil – Design em Movimento

É no Fuorisalone que a Apex-Brasil organiza a mostra Brasil – Design em Movimento, que reunirá cerca de 50 empresas e designers brasileiros de diversos segmentos, 20 dos quais também são empresas de móveis integrantes do Brazilian Furniture. É a sexta participação oficial do Brasil no circuito.

A edição deste ano celebra o 30º aniversário do Fuorisalone, criado em 1990 e que rapidamente se tornou internacionalmente reconhecido como evento de referência nos segmentos de design e arquitetura. Esta edição tem o objetivo de ativar as conexões criativas, ligando designers, empresas, redes de distribuição, imprensa e outros protagonistas da criatividade.

Para aproveitar a proposta criativa do evento, a mostra Brasil – Design em Movimento ressalta os conceitos de criatividade, sustentabilidade, inovação e diversidade aplicados à indústria moveleira nacional e considerando as dimensões continentais de nosso País. O visitante fará uma verdadeira imersão no que há de mais atual em termos de materiais, sustentabilidade e design integrado à indústria, com o Brasil ocupando uma área de 300 m² no célebre espaço do Portico Richini, na Università Degli Studi di Milano.

Mobiliário brasileiro

“Apresentaremos o design nacional em suas diferentes formas, regiões e características, destacando aspectos de inovação, criatividade, materiais usados, praticidade de montagem e transporte”, detalha o interior designer José Roberto Moreira do Valle, que também é curador da mostra brasileira. Para promover essa imersão, as peças que compõem a Brasil – Design em Movimento serão separadas por famílias e categorias de cadeiras, poltronas, bancos, mesas, birôs, gaveteiros, luminárias, tapetes, objetos decorativos, utilitários para cozinha e banheiros, entre outros objetos.

Aproveitando o espaço da mostra, ainda, a convite da Apex-Brasil, a Abimóvel criou o lounge de design brasileiro em Milão, como parte do Programa de Design Integrado à Indústria e do Projeto Setorial Brazilian Furniture. O lounge será a casa do Brasil durante o Fuorisalone, sendo um espaço totalmente direcionado para o relacionamento das indústrias de móveis e designers brasileiros com o mercado internacional, para divulgação de seus produtos aos compradores e jornalistas visitantes de todas as partes do mundo.

Confira todas as notícias sobre o Supersalone

O espaço conta também com a exposição de produtos criados pelos designers nacionais que integram o Projeto de Design Integrado à Indústria do Mobiliário. São eles: Aciole Félix, Bruno Faucz, Daniel Simonini, Diogo Giácomo Tomazzi, Emerson Borges, estudiobola, Fabrício Roncca, Henrique Steyer, Lattoog, Marcelo Bilac, Mula Preta, entre outros.Milano Design Week

José Roberto Moreira do Valle atua como decorador há mais de 20 anos à frente do escritório Moreira do Valle Decorações e Eventos, em São Paulo. Seu trabalho tem como inspiração a satisfação do cliente, buscando aliar bom gosto, sofisticação e criatividade. Na área de decoração, tanto residencial quanto comercial, desenvolve estudos e pesquisas específicas para cada projeto de acordo com as solicitações e necessidades de cada cliente. Entre outros destaques, criou o evento Brazil S/A, que acontece durante a Semana de Design de Milão desde 2010 e tem como objetivo principal promover o design brasileiro.

A Abimóvel trabalha há mais de trinta anos com o compromisso de desenvolvimento e fortalecimento do setor moveleiro e da indústria nacional. Em parceria com a Apex-Brasil, por intermédio do Projeto Brazilian Furniture, a entidade vem promovendo a competitividade da indústria brasileira de móveis no mercado internacional por meio de ações estratégicas, destacando em Milão a importante iniciativa do Programa de Design Integrado à Indústria, que tem como base o design como uma ferramenta transdisciplinar e estruturante. Disseminando e atuando junto à indústria para o surgimento de novos conceitos e formas de entendimento da produção, do consumo, dos processos, da inovação, da criatividade, interação e sustentabilidade.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646