Mostra de Móveis de Ubá tem recorde de resultados
Organizadores e expositores da 4ª Mostra de Móveis de Ubá comemoram intensa movimentação, público qualificado e negócios realizados no evento
Publicado em 23 de janeiro de 2025 | 21:41 |Por: Júlia Magalhães

A 4ª Mostra de Móveis de Ubá, primeira feira moveleira do ano, destacou-se como um evento estratégico para impulsionar os negócios em 2025. Realizada de 20 a 23 de janeiro, no Pavilhão de Exposições Irineu Gomes Filho, a feira registrou recorde de público já no terceiro dos quatro dias.
Organizada pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind), a edição de 2025 superou todas as expectativas ao ocupar pela primeira vez os 12 mil m² completos do pavilhão. O aumento de três para quatro dias permitiu maior adesão dos lojistas ao longo do evento, reforçando seu papel como vitrine de tendências e negócios.
A produtora executiva do evento e assessora de comunicação do Intersind, Ludmila Oliveira, comemora os resultados: “Os quatro dias de evento foram marcados por um intenso movimento de lojistas de todo o país, no total, 12.613 pessoas puderam conferir as últimas novidades do setor, realizar negócios e fortalecer parcerias. A feira foi um sucesso absoluto”.
De acordo com ela, esses números consolidam a Mostra como um evento aguardado pelos lojistas, que já consideram janeiro uma data marcada para estar no polo moveleiro de Ubá, seja para a Mostra ou para a Femur.
A executiva também destacou a importância de inaugurar o calendário de feiras do setor. “Começar o ano com a Mostra de Móveis de Ubá é estratégico, pois permite que os lojistas conheçam as novidades que serão destaque ao longo do ano. Apesar do calor e dos desafios da data, essa é uma vantagem crucial, já que inaugura o calendário nacional de feiras e prepara o mercado para os meses seguintes.”
Conexão e negócios
Com o tema “Conectar para Transformar”, a edição deste ano apresentou tendências em cores, design e inovação, sendo reconhecida pelos expositores como um grande sucesso em público qualificado e negócios realizados.
O presidente do Intersind e diretor da Sallêto Móveis, Gilberto Teixeira Coelho, ressaltou que muitos expositores destacaram o sucesso da feira. “Ser a primeira feira do ano trouxe o diferencial de apresentar as tendências e novidades que serão destaque durante todo o ano.”
Ele também pontuou o aumento significativo da visitação em seu stand: “Percebi um aumento em visitantes no meu stand em relação à Mostra anterior, acredito que cerca de 20% a mais. Conversei com outros expositores e todos ficaram muito satisfeitos com seus resultados”.
Da mesma forma, o vice-presidente do Intersind e diretor da Cel Móveis, Leonardo Anacleto, reforçou a importância da feira para fortalecer a marca e gerar negócios: “Vale a pena o investimento no estande, tanto para fortalecer a marca, quanto para parceria e fechamento de negócios”.
Sustentabilidade em foco: alinhada com as demandas
Além das inovações apresentadas na Mostra de Móveis, a sustentabilidade foi um dos destaques do evento. “Este ano, introduzimos crachás sustentáveis feitos com sementes, reforçando o compromisso da feira com a redução de resíduos. Foi uma alternativa que agradou muito os participantes e trouxe um diferencial marcante para o evento”, explica Heliane Martins, gerente do Intersind.
Outro ponto inovador foi a ampliação da duração do evento, passando de três para quatro dias. “A feira cresceu significativamente, com o pavilhão totalmente ocupado nesta edição. Sentimos a necessidade de oferecer mais tempo para que os visitantes pudessem aproveitar melhor o evento, ampliando as oportunidades de negócios e o contato com as novidades do setor”, destacou Heliane.
Visão dos expositores da 4ª Mostra de Móveis de Ubá
O diretor da Carolina Baby, Áureo Calçado Barbosa, ressaltou que o evento veio para consolidar a força do polo moveleiro da cidade, que já atrai visitantes de todo o Brasil e até do exterior.
“Ela deixou de ser apenas uma ‘mostra’ e se tornou uma verdadeira feira. Nosso próximo sonho é transformá-la em um evento internacional, já que, mesmo sem marketing direcionado ao exterior, ela desperta atenção global de forma orgânica.”
Para ele, o mais impressionante é a qualidade dos produtos apresentados, que vão desde linhas econômicas até peças sofisticadas com materiais nobres. “Isso demonstra que o polo moveleiro de Ubá está preparado para atender a todos os públicos.”
O diretor comercial da Mavaular, Rangel Rufino, destacou os resultados excepcionais da edição. “O ano passado já havia sido excelente, mas esta edição reforçou ainda mais a força do polo. Muitos clientes vieram com foco em negócios, e o evento superou todas as expectativas.”
O evento também foi um sucesso para a Móveis Lopas, que este ano comemora seu quadragésimo aniversário. “Estamos no melhor momento da empresa, com revitalizações importantes, como novos escritórios, centro de distribuição e produtos. A Mostra veio consagrar esse momento, superando expectativas com uma alta visitação e muitos clientes. Além disso, estamos abrindo as portas da fábrica, recebendo centenas de clientes, o que fortalece ainda mais os negócios”, revelou o gerente comercial da Lopas, Wellington Bernardes.
A Mostra também se alinhou perfeitamente ao momento da Itatiaia, conforme revelou o gerente de marketing da empresa, Victor Balbi. “Estamos começando 2025 com o pé direito, após um 2024 histórico para a empresa. Este evento tem sido uma oportunidade incrível para conectar com nossos clientes e validar todo o planejamento, tanto em estratégia de números quanto em lançamentos de novos produtos. Antecipar nossos lançamentos para o início do ano nos permite desdobrar estratégias ao longo dos meses de forma mais tranquila.”
A visão do lojista
O lojista da Rei dos Colchões, de Aracaju, José Laelson Fraga, destacou a relevância do polo moveleiro de Ubá durante a Mostra de Móveis de Ubá. Para ele, o evento reflete o crescimento acelerado do setor moveleiro na região.
“A cada ano que tem a Mostra de Móveis de Ubá, está mostrando a realidade do setor moveleiro de Ubá. Minas hoje é sinônimo de qualidade, é um estado que está subindo como um foguete. Para quem conhece Minas há 40 anos, como eu, é impressionante ver a realidade das empresas, que estão cada dia se aprimorando, com todo mundo investindo muito e confiando no setor moveleiro de Ubá.”
Sobre as vantagens logísticas de Ubá em relação a outros polos, ele complementou: “A diferença do polo de Ubá é a logística. Ubá está numa localização simplesmente sensacional. Ele está próximo a três polos principais do País: Belo Horizonte a cerca de 300 km, Rio de Janeiro a 300 km e São Paulo a 600 km. Além disso, está perto de Goiânia, Brasília e do Espírito Santo. Está no meio do caminho dos concorrentes principais, como o Rio Grande do Sul. No passado, a qualidade era destaque do Rio Grande do Sul, mas hoje todos têm qualidade. A logística de Minas Gerais é o diferencial, pois está no centro de toda a cadeia compradora, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, além de Brasília e Goiânia.”
Para Fraga, o potencial de crescimento de Ubá é evidente: “A tendência de Ubá é crescer cada vez mais, porque a facilidade que tem em relação aos concorrentes de outros estados é muito grande. Minas Gerais é muito grande e só tem a crescer.”
Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade do setor moveleiro!