Móveis brasileiros na ICFF e Semana de Design de NY
Brazilian Furniture promove ações com marcas e designers brasileiros durante a Semana de Design de Nova York 2025
Publicado em 18 de maio de 2025 | 09:00 |Por: Thiago Rodrigo

A partir de hoje, 18 de maio, até o dia 20 de maio, 33 empresas e mais de dez designers brasileiros estarão em Nova York para participar da ICFF (International Contemporary Furniture Fair), o mais relevante evento de mobiliário contemporâneo da América do Norte.
A participação do Brasil, sob a liderança do Projeto Setorial Brazilian Furniture — iniciativa da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) — reforça o compromisso do país com a promoção de um design que une identidade cultural, sustentabilidade, inovação e competitividade industrial.
A presença brasileira na feira vem crescendo a cada edição. Em 2024, o pavilhão nacional se destacou entre 450 expositores, gerando mais de 2 mil contatos comerciais e movimentando negócios superiores a US$ 76,1 milhões. O alto índice de novas conexões (mais de 90%) demonstrou o interesse crescente do mercado internacional pelo design brasileiro, que combina originalidade estética, funcionalidade e um forte compromisso com a produção sustentável.
– Leia a nova edição da Móbile Fornecedores
Neste ano, o Brasil volta com ímpeto renovado à ICFF, apresentando ao mercado norte-americano uma delegação diversa, que inclui desde grandes nomes da indústria até marcas autorais e colaborações entre designers e fabricantes.
Além dos espaços expositivos exclusivos das marcas, o Brasil apresenta novamente a mostra “Design + Indústria”, uma vitrine das conexões criativas entre profissionais do design e empresas do setor moveleiro de diversas regiões do país. A curadoria da ação, por Liana Tessler, destaca peças desenvolvidas em parceria por intermédio de programa homônimo, também liderado pelo Projeto Brazilian Furniture, com soluções que exploram a brasilidade de forma sofisticada e consciente — seja no uso de materiais locais e ambientalmente adequados, no domínio técnico da marcenaria ou na leitura contemporânea de tradições culturais. Ambos os espaços têm cenografia assinada pela Estojo.
Missão Comercial ICFF 2025
A Missão Comercial, por sua vez, reforça a dimensão estratégica da participação brasileira, promovendo rodadas de negócios entre as marcas nacionais e 20 compradores internacionais convidados, oriundos não apenas dos Estados Unidos, mas também de países como o Canadá, México, Reino Unido, Porto Rico e República Dominicana.
A programação se inicia com as rodadas de negócios no Consulado-Geral do Brasil em Nova York, nos dias 15 e 16 de maio, e seguem no decorrer da semana durante a feira, criando um ambiente propício para o intercâmbio de experiências, geração de negócios e fortalecimento de relações comerciais.
Para Cândida Cervieri, diretora-executiva da Abimóvel, “a ICFF representa mais do que uma vitrine internacional, colocando-se como um espaço de afirmação do design brasileiro do mobiliário com identidade nacional e linguagem global, onde mostramos nossa capacidade de unir inovação e sensibilidade estética com viabilidade produtiva e responsabilidade socioambiental”.
A diretora-executiva também reforça a importância de levar tantas empresas aos Estados Unidos e estreitar as relações na região em meio ao momento sensível na geopolítica mundial: “Apresentar uma delegação tão relevante na ICFF 2025 reafirma o papel da indústria e do design também como pontes diplomáticas e econômicas. Ainda que o cenário internacional traga desafios, acreditamos na força da aproximação, da cooperação e no valor que o Brasil tem a oferecer por meio de uma indústria moderna, sustentável e criativa. O design brasileiro tem autenticidade, tem alma — e isso desperta interesse genuíno em mercados maduros como o norte-americano”.