Movelsul é adiada devido ao surto de Covid-19

Adiamento foi feito em coletiva de imprensa em Bento Gonçalves e tem como objetivo contribuir com o controle da doença

Publicado em 13 de março de 2020 | 12:55 |Por: Everton Lima

A organização da Movelsul anunciou há pouco que a feira será adiada. O comunicado foi feito em uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (13). Participaram da coletiva representantes da prefeitura de Bento Gonçalves e do Sindmóveis. Ainda não foi divulgada uma nova data para o evento.

De acordo com presidente do Sindmóveis, Vinícius Benini, o adiamento foi uma necessidade devido à reclassificação do Covid-19 ao status de “pandemia”, feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta semana. Durante a coletiva, representantes da prefeitura de Bento Gonçalves afirmaram que a prefeitura aguardava uma orientação do governo do Rio Grande do Sul e do Governo Federal sobre a realização de grandes eventos.

Ontem à noite, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez um pronunciamento em cadeia nacional, mas não falou sobre a manutenção de grandes eventos, como feiras de negócios — algo que era aguardado pelos organizadores.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin (PRO), reconheceu que a cidade depende do turismo em sua economia, mas reafirmou que eventos, como a Movelsul, estão adiados e não cancelados. “A gente sairá mais forte”, afirmou. Ele ainda disse que os impactos do Covid-19 foram analisados pela óptica social e não do ponto de vista financeiro.

A opinião foi compartilhada por Vinícius Benini que disse que a principal preocupação do Sindmóveis é com a comunidade e que não adiantaria abrir a Movelsul correndo o risco do evento não receber público qualificado.

Guilherme Pasin pediu aos empregadores bom senso, orientando os funcionários com sintomas da doença a ficarem em casa. Ele argumentou que as pessoas de Bento Gonçalves se preservem e evitem ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. Ele pediu para que os cidadãos sejam responsáveis ao compartilharem notícias, evitando a disseminação de boatos.

Assinatura de decreto

Na coletiva, o prefeito assinou um decreto municipal (10.464/2020) que cria novos protocolos municipais para lidar com a emergência de saúde. No artigo 8.º do decreto, a prefeitura recomenda o adiamento de todos os eventos realizados em locais fechados.

Diz o comunicado oficial:

“O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) comunica que a feira Movelsul Brasil 2020 está oficialmente adiada em virtude do avanço global do Coronavírus.

Essa decisão parte da organização da feira em conjunto com os órgãos públicos de saúde, com objetivo de preservar a saúde dos próprios expositores da feira, visitantes, importadores, prestadores de serviço e comunidade em geral.
É preciso salientar que os interesses econômicos jamais foram colocados como prioritários diante da preservação da saúde pública. No momento, entretanto, a realização do evento torna-se inviável.

O Sindmóveis Bento Gonçalves tem uma trajetória sólida de 43 anos defendendo e promovendo nosso polo moveleiro para o mundo. Ao defender os interesses do setor moveleiro, a entidade está atuando em favor de nosso município, já que a indústria de móveis responde por quase metade do PIB local.

O Sindmóveis representa mais de 300 empresas moveleiras dos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. Em mais de quatro décadas, a entidade vem conduzindo com brilhantismo a feira Movelsul Brasil, considerada a maior feira profissional de móveis da América Latina. Em outros momentos de crise, a entidade buscou sempre tomar a melhor decisão em benefício do setor e de nossa cidade.

O adiamento da Movelsul Brasil 2020 está em acordo com as recomendações da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves em Decreto publicado na data de hoje, 13 de março de 2020. Uma nova data para a Movelsul Brasil 2020 está sendo avaliada e será informada assim que oficial.

Vinicius Benini

Presidente | Movelsul Brasil 2020”

 

Foto: Reprodução Twitter


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646