O que está em evidência no Salão do Móvel de Milão 2024?
Presente no Salão do Móvel de Milão, a designer e consultora de marketing Andrea Krause, pontua o que está em evidência na feira
Publicado em 19 de abril de 2024 | 10:15 |Por: Thiago Rodrigo
Nesta semana ocorre a maior feira de design de móveis do mundo, o Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile Milano), popularmente conhecido como iSaloni. Realizado entre 16 e 21 de abril, nos pavilhões do Fieramilano-Rho, na Itália, o evento apresenta as tendências do mobiliário e traça os rumos do design de móveis para os próximos anos.
Na feira, a designer, especialista em comportamento de consumo e consultora de marketing e inovação, articulista da Revista Móbile e gerente de marketing e inovação da Eucatex, Andrea Krause, observou que as cores são protagonistas dos ambientes.
Ela percebe uma paleta de cores em tons entre azul, verde, rosados e terrosos, despontando tonalidades como mostarda, com o amarelo nos estofados. O marrom, uma cor forte e clássica, também está forte na feira.
Junto à essas cores, as pedras também estão em alta, em várias estruturas e cores, bem como os ripados. “Os ripados ainda estão muito fortes, principalmente ripados estreitos na frente dos móveis, isso se concretiza com uma tendência forte”, declara Andrea.
Nos acabamentos em laca, o acetinado e o fosco se fazem presente nas cozinhas, enquanto nas salas foi visto por ela bastante uso da laca alto brilho e acetinado. “Em termos de tecnologia integrada e acabamentos, os móveis italianos são muito bons em acabamento em laca, pois o mercado italiano de móveis detém a tecnologia de produção dos equipamentos de laca”, afirma.
As madeiras escuras lineares também estão em evidência, junto ao preto com poros mais profundos, visto também em lâminas de madeira ebanizada ou tingida, além de madeiras na cor mel e claras em carvalho.
Outro destaque é o vidro. “Saímos daquela época que tinha muito metal e vamos para o vidro como protagonista de mesas de centro e laterais, mesas de jantar e tudo mais”, diz Andrea.
Segundo ela, o conceito da feira está mais comercial do ponto de vista de design, mas traz toda funcionalidade e inovação nas tecnologias de ferragens e acessórios, com gavetas em iluminação LED. “Tem-se esse aparato tecnológico por traz do mobiliário assim como as portas em vidro, com metal, pedras slim na frente dos móveis”, assinala.
Mercado brasileiro
No Brasil, Andrea enxerga que o mercado moveleiro brasileiro fará uma absorção das cores vistas no iSaloni. “Se a gente olha para a cartela de cores brasileiras, ela supre bem as cores que vimos. Temos uma cartela boa de verdes que são os biofílicos, terrosos e rosados, o Brasil hoje, está bem competitivo em termos de cores”, enxerga.
Para ela, o olhar da tecnologia dos acabamentos das madeiras e dos poros, tem é uma renovação constante, com as tecnologias trazendo a inovação dos acabamentos. Sobre o mobiliário brasileiro presente em Milão, Andrea averiguou que as peças estão competitivas em um design moderno e contemporâneo, traduzindo a valorização da cultura e regionalismo brasileiro. Abaixo, foto dos produtos brasileiros exibidos no Fuorisalone.