Pavilhão brasileiro é destaque na ICFF 2024
Participação brasileira foi organizada por intermédio do Projeto Brazilian Furniture e ganhou a atenção da comunidade internacional de design
Publicado em 4 de junho de 2024 | 10:00 |Por: Thiago Rodrigo
Andando pelos pavilhões da ICFF 2024 (International Contemporary Furniture Fair), que ocorreu de 19 a 21 de maio como parte da programação do Festival de Design de Nova York (NYCxDESIGN), nos Estados Unidos, uma tendência ficou muito clara: a união entre tradição e tecnologia em peças ao mesmo tempo inovadoras e atemporais, que trazem elegância em meio a um mix de conforto e praticidade tanto físico quanto visual.
Características, estas, que definem muito bem o DNA do design brasileiro, conhecido por aplicar técnicas tradicionais na concepção do mobiliário contemporâneo, combinando matérias-primas naturais, processos industriais e gestão sustentável que contam histórias e trazem um acolhimento luxuoso com um toque da espontaneidade tão peculiar à cultura do Brasil.
A presença do Projeto Setorial Brazilian Furniture na feira não passou despercebida ao responder tão bem a alguns dos principais movimentos em ascensão no design de mobiliário. Celebrando sua 35ª edição, a ICFF 2024 recebeu a maior delegação brasileira de sua história.
Esforço colaborativo da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Brazilian Furniture levou 28 empresas brasileiras para a Missão Comercial ICFF, com o “pavilhão brasileiro” sendo apontado por visitantes e pela imprensa internacional como um dos destaques do evento neste ano.
Dentre o número total de participantes, 13 empresas expuseram em estandes exclusivos na feira — pensados pela Estojo, responsável pela cenografia, para exaltar a identidade cultural e material brasileira — e todas participaram de rodadas de negócios com compradores internacionais, apoiadas pelo Consulado Geral do Brasil em Nova York.
– Xylexpo registra 11 mil visitas
Esforços que culminaram em negócios significativos e parcerias promissoras: foram estabelecidos 2132 contatos comerciais, sendo 90,5% novos contatos, resultando em um montante significativo de US$ 76,120 milhões em negociações fechadas e expectativas de vendas para os próximos 12 meses.
Dentre o número total de participantes, 13 empresas expuseram em estandes exclusivos na feira — pensados pela Estojo, responsável pela cenografia, para exaltar a identidade cultural e material brasileira — e todas participaram de rodadas de negócios com compradores internacionais, apoiadas pelo Consulado Geral do Brasil em Nova York. Esforços que culminaram em negócios significativos e parcerias promissoras: foram estabelecidos 2132 contatos comerciais, sendo 90,5% novos contatos, resultando em um montante significativo de US$ 76,120 milhões em negociações fechadas e expectativas de vendas para os próximos 12 meses.
Isso, apenas na feira e na missão, considerando que o projeto ainda foi responsável pela mostra “Design + Indústria”, que reuniu o trabalho de nove empresas e 11 designers nacionais, conectados por meio do programa de design integrado à indústria, que faz parte do escopo do Brazilian Furniture.
Mostra Design + Indústria
Com curadoria de Liana Tessler na seleção das peças e cenografia também da Estojo, a mostra “Design + Indústria” refletiu como a colaboração entre designers e fabricantes pode elevar ainda mais o padrão de qualidade, sustentabilidade e qualidade na indústria do mobiliário, com o Brasil tornando-se uma referência neste aspecto.
Cândida Cervieri, diretora-executiva da Abimóvel e gerente do projeto, reforça que o programa Design + Indústria tem se mostrado uma estratégia excelente no desenvolvimento de novos produtos “que não só atendem às exigências atuais em questões estéticas, mas que também respondem às novas exigências internacionais, atuando no melhoramento da eficiência produtiva, da gestão sustentável e da viabilidade econômica, bem como do posicionamento e da promoção comercial de indústrias de todos os portes”.
Conectados por meio do programa, aliás, a parceria entre a marca by Kamy e o designer Sergio Matos resultou numa coleção campeã. A linha de tapetes “Tambaki” foi premiada como “Best in Show” na categoria “Flooring” no ICFF Awards, que reconhece os melhores lançamentos em 12 categorias apresentadas na feira entre cerca de 450 expositores.
O nome faz alusão a uma espécie de peixe comum às águas dos rios do Amazonas, o Tambaqui, unindo o ancestral, por meio das técnicas utilizadas, e o moderno, através do uso da corda náutica de polipropileno. Celebrando, portanto, justamente a integração da tradição e da inovação, pontos altos do que foi visto em Nova York neste ano.
Design brasileiro em foco no mercado global
Nesse cenário, os Estados Unidos reafirmaram sua posição como o principal mercado importador de móveis brasileiros, refletindo a sólida parceria comercial entre os dois países. Contudo, a abrangência dos negócios não se limitou ao mercado norte-americano.
“Empresas de diversos países, tanto do continente americano quanto de outras regiões, estiveram presentes nas ações brasileiras e firmaram acordos com nossas indústrias na ICFF, demonstrando a crescente demanda internacional pelo design brasileiro”, reforça a gestora do Brazilian Furniture na ApexBrasil, Clarissa Franco.
Design que é revestido de brasilidade, explorando padrões diversos com uma perceptível influência da tecnologia digital na reprodução de acabamentos, revestimentos e texturas, destacando-se por cores, formas e materiais orgânicos, como madeiras quentes, fibras naturais, tecidos, couros e pedras, que resultam em móveis com ritmo e movimento, além de um design humanizado e intuitivo.
Dessa forma, o móvel fabricado no Brasil chama a atenção por desafiar o previsível, trazendo a cada ano técnicas novas ou revisitadas de maneira atual, sempre com um enfoque na sustentabilidade, na responsabilidade social e no design afetivo, fundindo nostalgia e contemporaneidade ao refletir uma filosofia que valoriza os recursos naturais, do design e arquitetura, a criatividade e a habilidade artesanal brasileira.
– Top Móbile 2024: finalistas em Fornecedores da Indústria
Uma das mais respeitadas publicações americanas no ramo do design e arquitetura, a Revista Archi Expo resumiu a presença do Brasil na ICFF como uma celebração do requinte, da elegância e do feito à mão, que inspiram tanto a produção de alto luxo quanto à seriada:
“O artesanato brasileiro assumiu o protagonismo na ICFF deste ano, onde a madeira polida e o couro rico infundiram um luxo sensual nas peças expostas. A corda intricadamente tecida, especialmente perceptível nos móveis para áreas externas, adiciona um toque tátil e artesanal à coleção. Entre os expositores brasileiros estão empresas renomadas como a Bell’Arte, conhecida por seus estofados que combinam tradição e inovação, e a Doimo, que prioriza simplicidade, criatividade e tecnologia inteligente em seus designs”.
Os jornalistas especializados da revista ainda ressaltam o trabalho da Folio + Domum Interiores, que impressionou com móveis de luxo inovadores que mesclam madeiras nativas brasileiras com diversos materiais como mármore, granito e metal.
A Feeling Estofados levou à feira sofás contemporâneos e esteticamente agradáveis; enquanto os móveis e iluminação meticulosamente elaborados pela Sollos Jader Almeida combinaram tecnologias de produção avançadas com acabamento manual para detalhes requintados. Os móveis de luxo da Modalle, feitos à mão e assinados para garantir longevidade, e a tradição de artesanato e personalização da Ornare em móveis de luxo destacaram ainda mais a diversidade e a qualidade do design brasileiro.
A CGS Móveis também apresentou peças que equilibram funcionalidade e design elegante, enquanto a Florense levou sua expertise em unir tecnologia e o artesanal, sempre com foco em sustentabilidade e design humanizado. A House Garden, com raízes profundas no coração do Pará, levou um tributo contemporâneo e inovador à rica herança cultural e natural da região amazônica.
– Sucessão familiar com a DJ Móveis
A Sier Móveis encantou com móveis que aliam sofisticação e conforto com alta tecnologia; já a Tidelli se destacou com sua linha de móveis para áreas externas, que preserva a identidade brasileira ao mesmo tempo em que abraça parcerias criativas ao redor do mundo. Por fim, a Uultis impressionou com móveis que combinam a delicadeza do acabamento artesanal e texturas naturais com a alta tecnologia e capacidade produtiva do Grupo Herval, reforçando a presença robusta e diversificada do design brasileiro na ICFF.
Empresas expositoras e na Missão Comercial: Bella’Arte, CGS Móveis, Doimo Brasil, Folio + Domum Interiores, Florense, Feeling, House Garden, Modalle, Ornare, Sier, Sollos Jader Almeida, Tidelli e Uultis.
Empresas exclusivamente na Missão Comercial: Artesano, Barreto, Brazil Contemporâneo, Bortolini, by Kamy, Cabanna, Carraro, Decibal, Decoralle, Móveis Lopas, Multimóveis, Perfini, Robel Móveis, St. James e Valdemóveis.
Empresas que participam da mostra Design + Indústria: by Kamy, Delinear, House Garden, J. Marcon, Multimóveis, Ornare, Perfini, Sollos e Uultis.
Designers / estúdios de design que assinam as peças expostas na mostra: André Marcolino, Sergio Matos, Ibanez Razzera, Studio Alfaia, Rafael Oliva, Dimitri Lociks, Vivian Coser, João Demele, Jader Almeida e Pedro Mendes.
No espaço da mostra, ainda, os visitantes puderam conhecer a rede Floresta Tropical, cedida pela Akra Collection para levar ainda mais conforto e brasilidade à ICFF 2024.