Plataforma digital da Ligna conecta indústria moveleira e madeireira

Ligna Innovation Network foi realizada durante três dias de forma digital, inovativa e interativa para conectar indústria que trabalham com madeira

Publicado em 1 de outubro de 2021 | 12:00 |Por: Thiago Rodrigo

A Ligna Innovation Network fez uma estreia convincente de 27 a 29 de setembro de 2021. O novo evento digital para a indústria internacional de processamento de madeira demonstrou de forma impressionante a importância de tal formato nestes tempos desafiadores. Foram 120 empresas expositoras e mais de 80 palestrantes renomados da indústria, política e pesquisa estabeleceram novos impulsos e mostraram perspectivas para a indústria.

Mais de 5 mil participantes registrados aprenderam sobre as inovações e tendências do setor de madeira e móveis. O evento foi organizado pela Deutsche Messe Hannover em conjunto com a VDMA Woodworking Machinery Association ao longo dos temas de foco da Ligna.

“Estamos muito satisfeitos que o formato digital da Expo, Conferência e Networking tenha recebido uma resposta tão ampla, e que muitas empresas conhecidas, especialistas e representantes da indústria tenham trocado suas ideias na Ligna Innovation Network”, diz Jochen Köckler, CEO da Deutsche Messe AG.

Leia sobre a última edição da Ligna e da Interzum

O evento destacou oportunidades para a indústria e encorajou o diálogo em torno dos três tópicos principais: processamento ecológico de materiais, transformação da madeira e processos de construção pré-fabricados. “Isso provou de forma impressionante que a indústria está pronta para abrir novos caminhos onde as condições estão mudando”, acrescenta.

“As inovações apresentadas aqui pelas empresas, bem como os tópicos discutidos no programa da conferência interativa, deixaram claro como o intercâmbio continua a ser importante para enfrentar os desafios atuais nos negócios e na sociedade”, diz Bernhard Dirr, diretor administrativo da VDMA Woodworking Machinery Association. “Mesmo que tenhamos perdido o contato pessoal que temos em uma feira de negócios, a Ligna Innovation Network mostrou claramente como os eventos digitais podem ser informativos e inspiradores”.

Visão geral abrangente do produto

As 120 empresas expositoras, alemãs e internacionais, mostraram visões gerais de produtos abrangentes e aplicações, fornecendo informações sobre soluções concretas por meio de livestream e chats de vídeo.

As novidades em produtos dos expositores da Ligna

Raphaël Prati, Chief Marketing & Communications Officer da Biesse Group, destaca a importância do formato digital: “É importante divulgar as inovações aos nossos clientes para que possam melhorar o seu próprio negócio. A Ligna Innovation Network tem sido excelente oportunidade para nós, pois nos dá a possibilidade de atingir o nosso público de uma forma diferente, divulgando as nossas novidades e apresentando as nossas soluções a um vasto público ligado à LIGNA”, garantiu.

Robert Falch, sócio-gerente da Minda Industrieanlagen GmbH, acrescentou: “Um evento como a Ligna Innovation Network é muito importante em tempos como estes. Não podemos atender os clientes pessoalmente no momento, pelo menos temos a oportunidade de nos apresentar, mas também para comunicar. Nossas expectativas foram totalmente atendidas. Podemos imaginar que a Ligna Innovation Network fornecerá um bom impulso para eventos Ligna futuros, de modo que teremos eventos híbridos genuínos”, afirmou.

Conferências da Ligna Innovation Network

A fim de promover o diálogo para uma bioeconomia voltada para o futuro, o Wood Industry Summit foi lançado como um evento digital pela primeira vez. A conferência online reuniu mais de 30 especialistas internacionais da indústria e da política que examinaram a bioeconomia baseada na madeira a partir de uma variedade de perspectivas.

Você pode conferir as conferências aqui

“A sustentabilidade só pode ser alcançada de forma prática com bioeconomia. Isso requer um fornecimento confiável de matérias-primas pela indústria florestal”, explicou Alexander Kaulen, Chefe do Departamento de Logística de Madeira e Gerenciamento de Dados, Kuratorium für Waldarbeit und Forstwirtschaft e.V. (KWF). “Recebi muitas informações sobre a bioeconomia pós-abastecimento de madeira na indústria de processamento através do Wood Industry Summit. Acho que a conexão profissional das indústrias é uma grande conquista do congresso”.

No Ligna Fórum digital, palestrantes renomados apresentaram ideias e visões sobre o assunto da transformação da madeira por meio de digitalização e networking. Aqui, os desenvolvimentos atuais e futuros na digitalização foram destacados e suas oportunidades para a indústria – de empresas de artesanato para grupos industriais – discutido.

Tópicos da Ligna Innovation Network

No tópico em foco “Processos construtivos pré-fabricados na construção em madeira”, foi debatido o uso da madeira como material de construção e as respectivas etapas de planejamento, pré-fabricação e montagem de estruturas de madeira.

O artesanato em madeira também não foi esquecido. No Spotlight Handwerk, especialistas deram impulsos e sugestões sobre diversos temas como amianto e saúde e segurança ocupacional, medição digital ou digitalização em treinamentos.

Veja como foi o Supersalone com cobertura in loco da Móbile

Além disso, a Holzbau Deutschland apresentou o Prêmio Alemão de Construção de Madeira 2021 (German Timber Construction Award 2021). Os projetos premiados incluem a nova construção do Bauhofstraße Hotel em Ludwigsburg, a reconstrução da Igreja de Santa Marta em Nürnberg, a extensão da Escola Metropolitana de Berlim e o conceito para o assentamento modelo ecológico em Prinz-Eugen-Park em München, o maior assentamento contíguo de construção de madeira na Alemanha.

Sob o lema “Projetando sua própria superfície”, especialistas e usuários destacaram as tendências atuais para o design de superfícies individuais e de alta qualidade e relataram suas experiências na segunda conferência do Simpósio DIPA (Digital Printing Association).

Feira Ligna 2023

A próxima Ligna será realizada de 15 a 19 de maio de 2023. Antes disso, a primeira Rosenheim Ligna Conference será realizada de 1 a 2 de junho de 2022. Ela será organizada pela Deutsche Messe juntamente com o TH Rosenheim, a instituição educacional de renome mundial para jovens profissionais altamente qualificados na área de tecnologia da madeira.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646