Projeto Comprador no Congresso Nacional Moveleiro 2024
Projeto Comprador promove o encontro entre cerca de 50 indústrias brasileiras e 15 importadores no Congresso Nacional Moveleiro 2024
Publicado em 30 de setembro de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
O Congresso Nacional Moveleiro 2024 está chegando e o Projeto Setorial Brazilian Furniture prepara mais uma importante ação, atraindo importadores qualificados de diversas regiões para conhecer o que há de mais inovador no mercado brasileiro. Um dos destaques na programação do evento, que ocorre nos dias 01 e 02 de outubro em Curitiba (PR), o Projeto Comprador chega para movimentar os negócios durante o congresso, promovendo encontros diretos entre cerca de 50 indústrias brasileiras e 15 compradores internacionais.
Realizadas pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), as rodadas de negócios são projetadas para oferecer um espaço de integração num ambiente totalmente direcionado para o networking e a consolidação de parcerias.
– Todas as notícias do Congresso Nacional Moveleiro
Dessa forma, proporcionando às empresas brasileiras a chance de expandir sua presença no mercado internacional; enquanto os compradores estrangeiros podem conhecer de perto a diversidade, qualidade, design integrado e gestão sustentável da indústria de móveis do Brasil, formando alianças estratégicas com parceiros verdadeiramente comprometidos com a excelência no setor. Para esta edição, estão confirmados importadores da Colômbia, Estados Unidos, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai.
“O Projeto Comprador vai além de um encontro comercial. A ação reflete a evolução do setor moveleiro nacional e sua capacidade de se adaptar às novas exigências de mercado, onde inovação, sustentabilidade e eficiência são mais valorizadas do que nunca. Com foco na geração de negócios internacionais, o evento reforça a posição do Brasil como um importante player global na produção de móveis, promovendo a competitividade das empresas nacionais e integrando-as a uma cadeia produtiva mundial. E o Congresso, claro, é um excelente palco para essa dinâmica”, fala o presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz.
Gestão sustentável para um viver sustentado
Sob o tema “O olhar da movelaria brasileira na reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes”, o 11º Congresso Nacional Moveleiro visa responder às recentes tragédias climáticas, como as enchentes enfrentadas no Rio Grande do Sul, destacando a necessidade de se discutir princípios ESG (Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança), gestão sustentável e parcerias estratégicas na indústria nacional.
As discussões abordarão desde a restauração de habitações até normativas e tecnologias de construção, sempre com foco na responsabilidade social e na ambiental. A programação ainda contará com painéis sobre o potencial humano, industrial e o poder do networking, conectando o setor moveleiro a um futuro mais inclusivo e sustentável.
Uma casa-conceito será montada pela Abimóvel no evento para ilustrar soluções inovadoras em mobiliário para situações de crise, evidenciando o compromisso socioambiental do setor. A Casa também é fruto da parceria entre a entidade nacional moveleira com a Fiep, a ApexBrasil e o Sebrae Nacional.
Exposições no Congresso Nacional Moveleiro
Outras ações de destaque são as exposições promovidas pela Abimóvel em parceria com a ApexBrasil e com o Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), levando ao evento peças de mobiliário desenvolvidas por marcas e designers brasileiros que ganharam o mundo. Enfatizando, assim, a inovação, qualidade, design integrado e gestão sustentável que fazem da indústria de móveis do Brasil a maior da América Latina e a sexta maior globalmente.
O primeiro segmento da mostra trará peças de mobiliário que estiveram expostas no prestigiado Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália, e na feira americana ICFF, que ocorre em Nova York, ambas as ações por meio do Projeto Brazilian Furniture.
Já a segunda parte da exposição apresentará criações desenvolvidas por micro e pequenas empresas brasileiras que se destacaram em premiações internacionais. Esse segmento é realizado em colaboração com o Sebrae Nacional, por meio do PDCIMob (Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração do Mobiliário).
Força moveleira
Contando com aproximadamente 21,7 mil empresas, o setor de móveis nacional emprega cerca de 270,6 mil trabalhadores diretos, investe em tecnologia e leva a marca do Brasil para 180 mercados internacionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social no país. Com essa força e representatividade, espera-se que centenas de participantes marquem presença na 11ª edição do Congresso Nacional Moveleiro, entre profissionais e empresários da indústria e do varejo, fornecedores do setor, arquitetos, designers, influenciadores, estudantes, figuras públicas, entre outros interessados.
Impulsionando ainda mais esse clima de diversidade, integração, conhecimento e negócios, representantes dos mais diversos polos moveleiros do país estarão presentes na ocasião. Além de aproveitar a oportunidade para realizar sua tradicional Reunião da Direção na capital paranaense, a Abimóvel organiza também no dia 30 de setembro (véspera de abertura do Congresso), encontro com a presença de representantes de 17 sindicatos regionais do setor, que compartilham dos desafios, estratégias e oportunidades para a indústria de móveis em todas as regiões do Brasil. As inscrições para o 11º Congresso Nacional Moveleiro são gratuitas em: www.congressomoveleiro.com.br/evento/congressomoveleiro